Abrindo a temporada de resultados, o Carrefour reportou a prévia operacional referente ao 3º trimestre. Apesar de uma composição marginalmente diferente em relação à nossa expectativa, em termos absolutos foi um trimestre de zero surpresas para o top line da companhia.
Vimos uma desaceleração de vendas do Atacadão, principal vertical do grupo, que já era esperada, dado a ressaca de compras do público B2B durante os meses de julho e agosto, dado a deflação da categoria alimentar nas gôndolas.
Menos fraco do que o esperado. Apesar da receita bruta da vertical de Cash-and-Carry se consolidar exatamente em linha ao esperado (+0,4% vs. Est. Genial), nos surpreendeu positivamente a composição de crescimento do Atacadão que, apesar de ainda vir 70bps abaixo da inflação alimentar no período (o que deve trazer uma eventual pressão em margem operacional), apresentou um Same Store Sales +160bps acima de nossa estimativa.
O maior holofote do trimestre deve ficar em cima da operação de Varejo do Carrefour. Apesar de, em termos absolutos, ainda desacelerar a/a dado o fechamento de lojas, vemos boas tendências em estancar a sangria da vertical, com o Same Store Sales crescendo +80bps acima da inflação alimentar. Provavelmente, este deve ser o maior SSS do setor neste trimestre.
Com esse resultado (números ainda não auditados), Carrefour consolidou uma receita bruta de R$ 29,54 bilhões (+4,8% a/a), em linha ao estimado em nossa prévia de resultados (+0,6% vs. Est. Genial).
Considerando que a companhia (i) negocia a 9,0x P/E 2025 (Est. Genial), um desconto de 48% em relação à sua média histórica, (ii) possui opcionalidades de desalavancar financeiramente, com vendas de ativos regionais (como Nacional e Bom Preço) e (iii) tem um gatilho que pode destravar valor a qualquer momento, que é o carve-out da vertical imobiliária do grupo, mantemos a confiança em reiterar a recomendação de COMPRA, com preço-alvo 12m de R$ 10,50.
Atacadão
O Atacadão atingiu um faturamento bruto de R$21,4b (+8,3% a/a), em linha com nossas expectativas (+0,4% vs. Est. Genial). O desempenho foi impulsionado pela combinação entre o crescimento na visão ‘Mesmas Lojas’ (+5,6% a/a) e a expansão da área de vendas (+2,4% a/a), com abertura de +13 lojas ‘Atacadão’ nos últimos 12M.
Como antecipamos em nossa prévia de resultados, o início do trimestre foi marcado por uma desaceleração sequencial no consumo, principalmente do público B2B, em função do cenário de deflação mensal e a maior estocagem ao final do 2T24. Entendemos que isso gerou uma desaceleração sequencial do crescimento na visão ‘Mesmas Lojas’ (SSS de 5,6% a/a vs. 7,1% a/a no 2T24).
Ainda assim, com a retomada da inflação em setembro, a companhia observou um volume forte de vendas que permitiu a consolidação de um Same Store Sales (SSS) acima de nossas expectativas (+160bps vs. Est. Genial).
Tabela 1: Estimativas Genial para Atacadão vs. Consolidado 3T24 (IFRS 16; R$ milhões).
Varejo
As vendas do segmento de Varejo seguem impactadas pela revisão do portfólio de lojas, com 18 lojas de Varejo convertidas a Atacadão ou Sam’s Club e 126 lojas fechadas nos últimos 12M.
Frente a uma redução de -22% a/a da área de área de vendas da vertical, o faturamento (exc. gasolina) apresentou uma redução de -9,6% a/a, totalizando R$ 5,5b – em linha com nossas estimativas (+0,6% vs. Est. Genial).
Conforme nossas expectativas, apesar das vendas totais retraírem, o Same Store Sales se manteve positivo. Com a maturação das iniciativas que vem sendo implementadas na vertical (ajustes de precificação e revisão do parque de lojas) e o consequente aumento da competitividade do Varejo, o Same Store Sales foi consolidado em 7,1% a/a (+60bps vs. Est. Genial).
Tabela 2: Estimativas Genial para Carrefour Varejo vs. Consolidado 3T24 (IFRS 16; R$ milhões).
Sam’s Club
A vertical de clube do Carrefour apresentou um crescimento de vendas de 16,9% a/a – impulsionado por um crescimento de membros ativos de 35,1% a/a. O faturamento totalizou R$ 1,8b (+1,8% vs. Est. Genial), com um Same Store Sales de 3,2% a/a.
Tabela 3: Estimativas Genial para Sam’s Club vs. Consolidado 3T24 (IFRS 16; R$ milhões).
Banco Carrefour
O Banco Carrefour reportou um faturamento de R$ 17,1b (+13,2% a/a), impulsionado pelo crescimento do faturamento do cartão Atacadão (+17,0% a/a), do cartão Carrefour (+7,7% a/a) e pela maturação da operação do cartão Sam’s Club (+79,9% a/a). A carteira de crédito segue em trajetória de crescimento, atingindo a marca de R$ 26,4b (+17,6% a/a) – a medida em que a companhia segue captando novos clientes nas lojas convertidas.
Tabela 4: Novas estimativas Genial para Carrefour no 3T24 (IFRS 16; R$ milhões).