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Fundada em 1923, a Disney é uma das empresas que está claramente inserida dentro de um seleto grupo de empresas que podem ser consideradas gigantes, mas que ainda possuem uma grande avenida de crescimento. No livro “O jeito Warren Buffett de investir”, o autor nos traz uma passagem interessante de Buffett que faz todo sentido nesse momento: “Eu gostaria de investir em grandes empresas hoje que continuam grandes pelos próximos 10 anos”.
Disney é isso: uma gigante do entretenimento, com anos de história, que continua surpreendendo o mercado com inovações e crescimento. Tirando da conta o ano de 2020, que impactou todos os setores da economia de forma negativa, a Disney vem apresentando crescimento robusto de lucros nos últimos 10 anos.
O que é a Walt Disney Company?
Muitos acreditam que a Disney são apenas os parques de diversão, justamente por ser o local onde podemos, fisicamente, visitar e viver a experiência proporcionada pela companhia. De fato, os parques possuem uma relevância grande na companhia, mas não são a única fonte de receita.
A Walt Disney pode ser compreendida com a divisão em 3 grandes pilares de negócio:
- Parques, Experiências e Produtos: É nesse pilar que a Disney trabalha todas as suas histórias, personagens e franquias trazendo a experiência “viva”. São as atrações nos parques temáticos, os cruzeiros com personagens, brinquedos, fantasias e video-games.
- Mídia e entretenimento Disney: Serviços digitais DTC (Direct-To-Consumer ou direto-ao-consumidor). Aqui está inserido o Disney+, a aposta lucrativa da Disney para competir com os grandes players do streaming. A diferença? A Disney+ trabalha todos o hall de personagens da Disney (que inclui todo o universo da Marvel, Star Wars e outras grandes metragens), o que os concorrentes não possuem. Vale dizer que o Disney Plus chegou ao Brasil somente em novembro de 2020 e o crescimento nesse curto período foi impressionante. Em abril, o serviço de streaming já havia alcançado 103,6 milhões de clientes em todo o mundo, adicionando 8,7 milhões de assinantes no primeiro trimestre de 2021. Em contrapartida, a rival, Netflix, conseguiu apenas 3,98 milhões de assinantes no mesmo período, apesar de ter mais assinantes no total (208 milhões). O CEO da Disney, McCarthy afirma que o serviço permanece no caminho para atingir a meta da empresa de, no mínimo, 230 milhões de assinantes até o fim de 2024.
- Produção de conteúdo: São os estúdios de criação que produzem para as plataformas de streaming e tv a cabo, bem como a parte teatral.
Vantagens competitivas
- Hall de personagens robusto: os personagens são a verdadeira vantagem competitiva da Disney. É a partir deles que a empresa consegue explorar todos os seus pilares e garantir uma monetização massiva. Séries, atrações temáticas, brinquedos, teatros, cruzeiros e muito mais.
- Aquisições que continuam gerando valor: É o caso da Marvel e LucasFilms (Star Wars). São dois universos antigos, mas que se permanecem presentes até os atuais momentos. Os novos lançamentos têm feito bastante sucesso, com filmes em recorde de bilheteria.
- Diversificação de produtos: diversificar entre o físico e o digital é uma ótima estratégia. Durante a pandemia, mesmo com os parques fechados, Disney conseguiu manter a receita com seu streaming Disney+.
Riscos
- Ainda há incerteza quanto as novas variantes do coronavírus: o lockdown e o distanciamento social é ruim para a Disney. Mesmo com a diversificação de receitas, os parques e as atrações presenciais ainda representam a maior parcela da receita.
- Mercado de entretenimento digital está cada vez mais concorrido: Globo Play, Prime Vídeo e Netflix, por exemplo, são três grandes players que competem diretamente com o Disney+ no Brasil, além de outros novos entrantes como o HBO Max que chegou recentemente no país e a Paramount.
Valuation – Qual o preço-alvo para a BDR de Disney?
Na plataforma Bloomberg, é possível encontrar o consenso entre as casas de análise que fazem cobertura para a Disney. O preço-alvo médio de 12m para a empresa é de US$208,13. O maior preço-alvo calculado é de US$227,00.
De todas as recomendações postadas no BBG, 79% são recomendações de compra e 21% recomendações neutras. Não há recomendação de venda.
Com paridade 1:15 e com cotação do dólar base a R$5,30 estimamos o preço-alvo para BDR de Disney usando o consenso entre as casa de análise fazendo a cobertura da empresa no exterior. Dessa forma, chegamos a um preço para a BDR (DISB34) de R$73,5.
Indicadores de valuation
Não há uma concorrente listada que atue em todos os segmentos que a Disney. Recentemente, uma possível concorrente para o serviço de streaming seria a Netflix e a própria Amazon, mas que também possuem atuação em nichos diferentes de mercado.