ELETROBRAS

    Ações > Energia > ELETROBRAS > Relatório > Eletrobras (ELET3) | Substituição do VP de Finanças: o que esperar?

    Publicado em 26 de Setembro às 14:48:17

    Eletrobras (ELET3) | Substituição do VP de Finanças: o que esperar?

    Conclusão

    Achamos a nomeação do sr. Haiama como VP Financeiro da Eletrobras como positiva. O Executivo tem um grande e bem sucedido track-record no setor de energia elétrica como CFO da Equatorial (EQTL3). E, sem sombra de dúvidas, podemos colocar a Equatorial na prateleira de uma das empresas de maior qualidade não apenas do setor elétrico, mas também da bolsa de valores como um todo. De acordo com notas publicadas pela imprensa, a renúncia do antigo CEO esteve relacionada a conflitos com acionistas minoritários devido a questões na celeridade da implementação do turnaround a empresa. Em nossa leitura, a vinda de um executivo com grande experiência e que trabalhou em uma empresa conhecida por sua agressividade em M&As e com forte cultura corporativa deve trazer um endereçamento apropriado a essa questão.

    O fato

    Via fato relevante, a empresa comunicou o pedido da renúncia da sra. Elvira Cavalcanti Presta ao conselho de administração da empresa ao cargo de Vice-Presidente Financeira e de Relação com Investidores da companhia. A executiva foi uma peça-chave na transformação que a empresa atravessou desde quando era estatal até a sua transformação em corporation. Com toda certeza deixa para trás um legado muito positivo para a instituição e para tese da empresa. Apesar dos pesares, encaramos o evento com alguma naturalidade a medida que o Sr. Wilson Ferreira Júnior deixou o cargo de CEO algumas semanas atrás. Em nossa interpretação, faz sentido que outros executivos de sua confiança acabem por deixar o cargo ou sejam remanejados na instituição.

    O nome escolhido para o cargo de foi o sr. Eduardo Haiama. Sr. Haiama tem um longo e bem sucedido histórico como analista de investimentos sell-side do setor de energia elétrica (Banco Pactual, entre Março/2004 e Novembro/2008) e depois como executivo do setor no cargo de CFO da Equatorial (EQTL3, sem cobertura) entre Novembro/2008 e Novembro/2019. Equatorial é um dos cases mais brilhantes do setor de energia elétrica em termos de execução, alocação de capital, gestão, cultura corporativa, governança e em praticamente todos os quesitos desejáveis de uma empresa de capital aberto em bolsa. A performance da EQTL3 ao longo do tempo fala por si só. Se por um lado as notas de bastidores publicadas na mídia desde a saída do antigo CEO da Eletrobras mencionavam conflitos com acionistas minoritários relacionada a celeridade do turnaround da empresa, achamos que a nomeação do sr. Haiama deve trazer um bom endereçamento sobre esse ponto.

    Acesse o disclaimer.

    Leitura Dinâmica

    Recomendações

      Vale a pena conferir