ELETROBRAS

    Ações > Energia > ELETROBRAS > Relatório > Geração e Saneamento | Prévia de Resultados 4T23

    Publicado em 06 de Fevereiro às 16:27:06

    Geração e Saneamento | Prévia de Resultados 4T23

    Geração de Energia Elétrica

    O último trimestre do ano de 2023 foi marcado por chuvas aquém do esperado nas regiões Sudeste/Centro-Oeste e por uma demanda de energia elétrica acima da média em função das altas temperaturas. Como consequência, os preços de energia para contratos de longo prazo, que se mantinham em níveis pouco atrativos desde o final de 2022, conseguiram se recuperar parcialmente e atingir níveis mais interessantes para as empresas de geração.

    Apesar de não ser algo que irá impactar o balanço das empresas no curto prazo, é essencial para a sua saúde no longo prazo e para melhorar a percepção de risco que o mercado possui em relação ao portfólio delas. Como exemplo de empresa que pode se beneficiar, temos a Eletrobras que possui uma grande quantidade de energia descontratada e que estava sendo negociada com desconto por causa, mas não exclusivamente, do temor da empresa em não conseguir recontratar seu portfólio de energia à níveis de preços mais atraentes.

    Em termos de curto prazo, vemos o preço spot apresentando leve aumento, em função dos mesmo fatores anteriormente citados, impactando positivamente o resultado das geradoras. Ademais, no trimestre passado tivemos uma boa temporada para as plantas eólicas, especialmente no nordeste do país, o que deve afetar positivamente o resultado das empresas expostas a geração eólica, como é o caso da Auren. Com isso, esperamos que os resultados reportados venham em linha com as expectativas do mercado.

    Data de Divulgação 4T23

    Auren | 07/02

    AES Brasil | 26/02

    Engie | 27/02

    Eletrobras | 13/03

    Saneamento

    Em termos de saneamento, podemos esperar maior consumo de água no período, em função da onda de calor que afetou o país no último trimestre, que por consequência, implica em um aumento do volume de esgoto. Aliado aos últimos reajustes tarifários que ocorreram no decorrer do ano, podemos esperar resultados em linha com as expectativas, com crescimento em relação ao mesmo período do ano passado.

    Data de Divulgação 4T23

    Sanepar | 08/02

    Sabesp | 21/03

    Copasa | 26/03

    Acesse o disclaimer.

    Leitura Dinâmica

    Recomendações

      Vale a pena conferir