LOCALIZA

    Ações > Transporte > LOCALIZA > Relatório > Dados Fenabrave – março de 2024: Setor dando sinais positivos

    Publicado em 04 de Abril às 19:47:09

    Dados Fenabrave – março de 2024: Setor dando sinais positivos

    Apesar de registrar um recuo na comparação anual em março, o primeiro trimestre de 2024 encerrou com um aumento significativo no emplacamento de veículos leves, sugerindo uma melhora no mercado de veículos novos, o que consideramos positivo para as locadoras. Recentemente, tanto a Localiza quanto a Movida enfrentaram desafios decorrentes da alta depreciação de seus ativos. No entanto, com essa melhora, vislumbramos uma possível estabilização no preço dos veículos usados, uma vez que historicamente seguem uma tendência similar.

    Já no segmento de pesados, observamos um aumento expressivo na comparação mensal do número de emplacamentos, sugerindo uma melhora para a divisão de concessionárias da Vamos. Em 2023, a empresa enfrentou um cenário desafiador nos segmentos ligados a venda de caminhões e máquinas. Embora fevereiro e março tenham apresentado crescimento na comparação anual, o 1T24 apresenta volumes inferiores aos apresentados no 1T23. Lembramos que em janeiro do ano passado observamos um volume atipicamente forte devido a entrega dos modelos Euro 5, fabricados ainda em 2022 (antes da mudança da norma de controle de poluentes).

    O segmento de implementos rodoviários segue apresentando bons níveis de volumes. No 1T24, registraram um crescimento robusto em comparação ao ano anterior. Esse desempenho positivo deve se refletir em bons volumes no mercado local para Randon. Apesar de um começo de ano positivo (+6,3% a/a), o mês de março foi marcado por uma desaceleração, tanto na base mensal quanto na comparação anual. Após um 2023 surpreendente, esperamos um desempenho mais modesto nas vendas de implementos no mercado local, baixo das 90 mil unidades vendidas em 2023.

    Mercado de veículos leves: Sinal positivo para as locadoras

    Em março de 2024 a Fenabrave reportou 137,9 mil veículos leves emplacados (+14,62% m/m -5,65% a/a). Com esses dados, o 1T24 fechou em 345,8 mil emplacamentos (+8,9% a/a). Os aumentos reportados seguem um pouco acima da previsão da ANFAVEA apresentada em fevereiro, que foi de 6,6% a/a para 2024.

    Em nossa opinião, esse cenário acima das projeções é benéfico para o mercado de carros novos. Uma vez que a demanda por zero km aumenta no varejo, a pressão nos preços dos veículos novos diminui e consequentemente os seminovos tendem a uma maior de estabilização de preço. Historicamente, o preço dos usados tendem a acompanhar a dinâmica de crescimento ou decrescimento dos novos.

    O cenário de normalização da curva de preços dos veículos é importante para as locadoras, Movida e Localiza, acelerando a tendência de normalização dos níveis depreciação dos veículos. Um maior volume de vendas de usados também ajuda a estabilizar as margens dos segmentos.

    Pesados: Base de comparação forte, mas sinais de melhora

    Ao todo foram emplacados 9,7 mil caminhões em março (+18,28% m/m e +3,32% a/a), fechando o 1T24 com 27,4 mil unidades (-5,6% a/a). No acumulado do ano, embora os números sejam piores que as projeções da ANFAVEA para 2024 (+15% a/a), fevereiro e março apresentaram crescimento na comparação anual. Lembramos que em janeiro de 2023 observamos um volume atipicamente forte devido a venda de modelos Euro 5 fabricados ainda em 2022, antes da mudança da norma de controle de poluentes, e vendidos em janeiro. Na nossa visão, os números de março indicam uma tendência de melhora, que se mantida, deve gerar um volume de vendas melhor em 2024.

    Nos 2 primeiros meses de 2024, segundo fato relevante divulgado, a receita líquida de concessionárias foi de R$ 444 milhões, um ritmo médio mensal 38% maior que 4T23, sugerindo uma possível recuperação. Esse cenário pode nos indicar uma mudança de trajetória nos resultados da divisão de concessionárias da Vamos em 2024, mas ainda é cedo para acreditas em uma recuperação completa das vendas em 2024. No segmento de máquinas e equipamentos, ainda esperamos resultados prejudicado pela margem apertada do produtor agrícola e altas taxas de juros

    Implementos: Também com sinais de melhora

    Em implementos, no mês de março foram reportados 7,6 mil emplacamentos (+1,07% m/m e -9,85% a/a), fechando o 1T24 com 22,1 mil unidades (+6,3% a/a). Após um forte ano de 2023, seguimos observando bons níveis de volume no mercado interno em 2024. No entanto, a desaceleração em março na comparação anual nos faz mais conservadores com relação as projeções para 2024. Ano passado houve uma preferência, especialmente no segundo semestre, pela renovação da frota de implementos em detrimento dos caminhões Euro 6 mais caros. Em 2024, uma normalização do mercado de pesados pode se traduzir um volumes menores de implementos vendidos. Para 2024, projetamos um número total de emplacamentos próximo aos 85 mil, o que apesar de ainda estar em um patamar elevado, é menor do que as 90 mil unidades vendidas no forte ano de 2023.

    Acesse o disclaimer.

    Leitura Dinâmica

    Recomendações

      Vale a pena conferir