Explicando o que aconteceu…
No dia 3/10, foi anunciado a compra integral de Mosaico pelo Banco Pan. Nesse acordo serão emitidas novas ações pelo PAN que serão utilizadas para incorporação da Mosaico. Ou seja, essa compra acontece via troca de ações.
No final desse relatório traremos detalhes do Deal mas antes gostaríamos de explicar a motivação por trás dessa compra e as consequências para quem investiu em Mosaico.
Banco PAN: Qual caminho estava sendo trilhado?
- Serviços de crédito
- Mais de 10 anos de experiência
- Maior carteira de crédito entre os bancos digitais (R$32,4bi)
- Serviços de banking (conta-corrente e cartão de crédito)
- Uma base de banking clients de mais de 12,4 milhões
- Seguros
- Mais de 1,4 milhões de segurados
- Adquirência
- Investimentos
- Também com um foco em educação financeira
Como próximo passo, o PAN já tinha em seus planos a criação de um marketplace – uma tendência entre os bancos digitais, como fez o Banco Inter – e é aqui que a Mosaico entra na história e facilita esse processo.
Mosaico: A história da plataforma de originação de vendas
A Mosaico começou como uma plataforma de conteúdo e comparação de preços, junto com um marketplace integrado com mais de 400 lojas. Seu atual momento era crescer o cashback dentro da plataforma e, depois, implementar o pilar importante de serviços financeiros. São nesses dois últimos pontos que o Banco PAN entra na história.
As plataformas da Mosaico tiveram mais de 22 milhões de acessos únicos por mês e movimentaram um GMV de R$4,2bi nos últimos 12 meses.
Estávamos preocupados com Mosaico, mas entendemos que a compra pelo PAN apresenta boas sinergias e trazem benefícios aos negócios.
Sim, é verdade. Estávamos muito preocupados com o andamento de Mosaico desde o IPO. Apesar do número relevante de visitas e GMV, começamos a ver esse número diminuir. No 2T21, a companhia havia apresentado uma queda de 17,2% no GMV originado ano contra ano e também uma queda de 39% em visitas únicas por mês nas plataformas. A receita caiu e o EBITDA foi bastante prejudicado, apresentando queda de 80% a/a.
As ações também não tiveram trégua. Desde o IPO, com base na cotação de sexta (01/10), apresentavam queda de 69%.
Na nossa opinião, muita dessas desvalorização e da queda nas visitas e no GMV se deva pela:
1- Quebra de expectativa do mercado, que esperava um movimento mais robusto em termos de M&A de Mosaico (para aumentar base de clientes e, principalmente, adicionar novas features em suas plataformas);
2- Um avanço lento em termos de inovações. O mercado é bastante concorrido e, enquanto outras empresas se moviam de forma mais rápida para a implementação de um ecossistema completo de jornada de compras (com serviços financeiros já rodando), a Mosaico ainda estava trabalhando a implementação do cashback.
Dessa forma, a Mosaico pecava na retenção dos clientes (justificando a queda nas visitas e no GMV) e deixava as projeções de longo prazo mais pessimistas, impactando no LTV do cliente e consequentemente nos fluxos de caixa da empresa.
Antes tarde do que nunca: a compra pelo PAN muda tudo
- A base de clientes aumentará de forma relevante. São 12 milhões de pessoas clientes do PAN que terão acesso, em pouco mais de 6 meses de acordo com a própria diretoria do banco, aos produtos e serviços das plataformas Mosaico dentro do app Pan. Ou seja, teremos uma base potencial de visitas de 22 milhões (visitas únicas dos últimos 12 meses na Mosaico) + 12 milhões de clientes PAN que somarão 34 milhões de pessoas.
- A captação de novos clientes é facilitada, dado um ecossistema mais robusto com marcas conhecidas (PAN como braço financeiro digital, Mosaico como empresa tech trabalhando com marketplace, varejo e originação de vendas). Essa iniciativa pode contribuir para um CAC (Custo de Aquisição de Clientes) menor, aumentando o ROI (Retorno sobre Investimento).
- Ao mesmo tempo que o ecossistema robusto ajuda na captação de novos clientes, ele também é responsável por aumentar o engajamento e a retenção de quem já é de casa. Perceba: uma vez que o usuário possui conta-corrente no PAN, já tem um cartão de crédito e está em busca de comprar algo, ele poderá fazer tudo aquilo dentro de um mesmo app. Como a própria empresa disse, são mais “touch points” com o cliente.
- As sinergias são excelentes: o know-how tech do time Mosaico ajudará a melhorar e agregar no app PAN, enquanto toda a parte de serviços financeiros será suportado pelo conhecimento do PAN.
- Pontuamos também que o PAN terá mais dados dos seus clientes. Relacionando os dados de compra do cliente, como preferência por tipo de produtos, preço e forma de pagamento utilizada, será possível aumentar o cross-sell com produtos financeiros. Crédito, seguros e/ou investimentos. Tudo isso importantíssimo para aumentar o LTV, mantendo o CAC constante (pois o cliente já está dentro de casa).
Resumindo: o acionista de Mosaico deve ficar feliz
Finalmente veremos uma plataforma de originação de vendas mais robusta, com soluções para cada ponto da cadeia. Desde a parte da originação da demanda (com conteúdos e reviews), passando para a escolha do melhor produto com o melhor preço (comparador de preços com mais de 400 integrações) e finalizando o serviço com o pilar financeiro (conta digital, cashback direto na conta, cartão de crédito e o buy now pay later).
O mercado gostou da aquisição e as ações da Mosaico chegaram a se valorizar 20% no início do pregão de hoje (4/10).
Estrutura do Deal e os próximos passos
1- Serão emitadas ações pelo PAN que serão utilizadas na incorporação da Mosaico
2- Para cada ação MOSI3 que o acionista tiver, receberá 0,8 ações de BPAN4.
3- Além disso, os detentores de MOSI3 também receberão um bônus de subscrição, que poderão ser exercidos caso BPAN4 atinja R$24 por 3 pregões consecutivos até 30 meses do closing.
4- Os fundadoras da Mosaico continuarão atuando como executivos do PAN, com lock-up das ações recebidas. Isso é interessante, pois garante que os fundadores continuarão empenhados no PAN da mesma forma que estavam na Mosaico.
O acordo ainda necessita aprovação dos reguladores, como Banco Central e Cade, e a expectativa das companhias é que o closing aconteça no início de 2022, momento em que haverá a troca das ações e MOSI3 deixará de negociar na B3.