PAGUE MENOS

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    Publicado em 21 de Outubro às 20:08:59

    Pague Menos (PGMN3) | A nossa visão sobre o Pague Menos Day

    Nessa sexta-feira (21) tivemos o Pague Menos Day, evento no qual a Companhia comentou mais sobre seu planejamento estratégico para 2022 até 2025.

    Tivemos alguns tópicos relevantes comentados na apresentação de hoje, sendo esses os principais: i) expansão da rede de lojas; ii) Hub de Saúde; iii) integração, sinergias e lojas Extrafarma; iv) nova diretoria de M&A; v) e, update do canal omnichannel da cia.

    Vem com a gente entender um pouco mais da visão geral desse Investor Day da Pague Menos!

    Apresentação do José Vasquez – VP de Operações e Real Estate (COO)

    I) Expansão da Rede de Lojas e Novo Guidance

    O grande foco do Investor Day ficou para esse tópico. A estratégia da Companhia em focar na classe média expandida (B2, C e D) advém do tamanho do mercado endereçável, contando com cerca de R$ 125b em potencial de consumo, de acordo com a IPC Maps, sendo 4x maior que o segmento A e B1 (R$ 28b).

    Atualmente, a Pague Menos é a rede de farmácias mais bem posicionada para lidar com esse mercado, visto que 68% do seu parque de lojas se concentra nessas classes (vs. 21% da RADL3).

    A rede também se beneficia desse seu foco, diante de seus produtos de marca própria, no qual possuem melhor margem e, com isso, eleva o potencial de crescimento da margem bruta da Pague Menos.

    Na quinta-feira (20), também foi divulgado um fato relevante com um novo guidance de abertura de lojas e este foi comentado durante o Investor Day. A empresa contará com 60 novas aberturas em 2023 e 120 lojas em 2024. Essa diferença entre as aberturas é explicada por conta do foco de curto prazo da companhia estar relacionado a integração das 491 lojas da Extrafarma.

    Ainda sobre expansão, não é de hoje que vivenciamos produtos mais caros, como nosso time vêm comentando em nossos relatórios, por conta do cenário inflacionário em todas as cestas. Diante de um IPCA e um IGP-M nesses últimos dois anos maior, também tivemos expansão do INCC (Índice Nacional de Custo da Construção), acarretando maiores custos com aberturas e construções de novas lojas.

    Não seja por isso, a Pague Menos está com uma estratégia de expansão de lojas em cidades menores com cerca de 30 a 100 mil habitantes. A loja Pague Menos Discount, além de se adequar ao adensamento dessas regiões menores pelo seu perfil que conversa com o público destinado, ela também requer um menor investimento de capex e possui uma taxa interna de retorno (TIR) mais atrativa que uma loja regular.

    Trazendo isso em números, apesar desse tipo de loja possuir um ticket médio menor (R$ 56 vs R$ 63), eles ganham na participação de genéricos e marca própria (que possuem melhores margens), correspondendo a um diferencial de margem bruta de 80 bps e uma maior adesão ao Clinic Farma.

    O que é a loja Pague Menos Discount? Principais pontos desse modelo de loja

    É uma loja com sua comunicação visual interna mais colorida e focada em preços, contando com um mix particular de produtos e cerca de 350 produtos exclusivos, trazendo um maior fit do portfólio para com o público alvo do modelo.

    A estrutura da loja é diferenciada de uma loja regular e conta com uma marquise adaptada e a frente de loja pintada, que reduz custos. No interior da loja, também é possível verificar as prateleiras sem vidro e o teto com uma estrutura otimizada. O foco desse modelo de loja está distribuído nas regiões foco Norte e Nordeste correspondendo por 80% da rede de lojas e o objetivo é fazer frente as farmácias independentes concentradas nessas cidades menores.

    Fonte: Pague Menos.

    No tema de reformas e conversões de bandeira, podemos esperar: +120 reformas mapeadas de lojas Pague Menos (além das 120 lojas que foram reformadas em 2020 e trouxeram tráfego positivo); reformas na bandeira Extrafarma correspondendo a +80 lojas mapeadas contando com a inclusão do Clinic Farma em ~70% das lojas.

    Haverá também, 10 conversões de bandeiras Extrafarma para a bandeira Pague Menos. Aqui, cabe pontuar uma certa cautela positiva da Companhia em efetuar movimentos de conversão.

    II) Integração e Sinergias Extrafarma

    Os tópicos citados quando falamos da aquisição da Extrafarma foram elencados em: a) ganho de market share nas regiões Norte/Nordeste; b) melhor adensamento geográfico; c) melhor dados de bricks; d) redesenho da malha logística; e) ganhos de sinergias.

    Vimos a Companhia com um viés positivo no que tange as sinergias, com capacidades, ainda não confirmadas, de ano primeiro semestre de 2023, rever as estimativas dadas na aquisição.

    Sintetizando os tópicos acima, os ganhos de market share nas regiões N/NE chegaram a 17,7% e 22%, respectivamente. Junto a isso, eles aumentaram em 22% a quantidade de bricks com share acima de 10%.

    Isso é um dado importante, pois é onde vemos melhores margens para as farmácias do Grupo. Lojas em bricks com share superior a 10%, trazem uma margem de 10,5%, 420 bps acima de uma loja em uma região com share inferior. E como força motriz para esse ganho de share, vimos a Companhia atingir seu maior adensamento dos últimos 15 anos, chegando em 4,33 lojas por município.

    Dado que as lojas Extrafarma, pré-aquisição, tinham problema com abastecimento que provocava ruptura em suas lojas. O redesenho da malha logística está sendo essencial para falarmos dos ganhos de sinergia.

    Além de todo conhecimento do time Pague Menos em termos de melhor gerenciamento de estoque, abastecimento e ruptura, que vão trazer feitos positivos para esse problema, o novo formato logístico, vai trazer o produto mais perto do seu cliente. Antes, a distância média CD/Loja, era de 817 km passando para 143 km, o leadtime médio de abastecimento passou de 5,6 dias para 2,9 dias, entre outras.

    O trabalho de sinergia está sendo feito, seguiremos acompanhando o processo de integração tanto na ótica de maior venda mensal média por loja, como ganhos com despesas SG&A.

    Apresentação do Luiz Novais – VP Financeiro, RI e M&A (CFO & IRO)

    Aqui o principal destaque foi o Hub de Saúde. Sabemos da tendência estrutural no Brasil no que tange ao envelhecimento da população somando ao fator da baixa cobertura de planos de saúde privados no país, trilhando um caminho interessante a ser explorado pelas redes de farmácias.

    Estamos falando de um dos principais diferenciais competitivos da tese de Pague Menos, a Clinic Farma e o Sempre Bem Saúde.

    No Investor Day, pudemos observar vários novos pontos dessa alavanca de negócio. A evolução e representatividade do Clinic Farma traz consigo um alto valor para a companhia, onde a teleinterconsulta faz um match ideal com o público-alvo da Rede se traduzindo em um maior LTV e fidelização do cliente.

    Hoje, temos como exemplo, a CVS Health com seu serviço Minute Clinic (proxy para o Clinic Farma), contando com 10% de sua base de clientes aderindo ao serviço. O Clinic Farma, está com uma adesão de 5% de sua base de clientes subindo 340 bps vs. 4T19, ainda vemos espaço para a Rede seguir expandindo a penetração, fazendo o cliente alvo ficar ainda mais próximo.

    Durante a pandemia, tivemos um papel-chave das farmácias dentro do contexto de saúde nacional, ocasionando em mais de 2,5 milhões de atendimentos no último ano. Isso fez com que o Clinic Farma ficasse presente em 915 lojas e devemos ver esse número aumentando para algo próximo de 1200 lojas, conforme as lojas Extrafarma forem se adequando ao serviço.

    Já o produto Sempre Bem Saúde fez um feat ideal com o modelo de negócios e o público da Pague Menos. Esse é o serviço de teleinterconsulta e que a companhia cobra um valor bem acessível (R$ 9,90 por mês) para que os clientes acessem a sala exclusiva dentro da loja e tenha auxílio do farmacêutico junto da prescrição de um médico. Esse modelo foi relançado em maio/22 e hoje conta com 30 mil vidas ativas e trouxe um avanço de quase 40% no ticket médio do cliente que utiliza o Sempre Bem Saúde vs. o cliente médio da cia.

    Apresentação do Renato Camargo – VP Marketing e Relacionamento com o Cliente (CXO)

    Com mais de 18,5 milhões de clientes ativos, a Pague Menos tem investido forte em seu CRM, mantendo o conhecimento de toda jornada de compra do cliente e classificando-os em quatro tipos de réguas: crônico, omnichannel, novo e abandonador.

    Com uma estratégia de marketing direcionada e personalizada, a companhia já tem visto resultados de alto valor – com crescimento na frequência, taxa de retenção e ticket médio de seus clientes.

    E pra finalizar…

    Também tivemos a apresentação do Mário Queirós (CEO), onde ele comentou sobre a nova diretoria de M&A e mostrou as possíveis verticais que irão focar os possíveis próximos M&As, caminhando para incrementar o Hub de Saúde da Pague Menos.

    Em suma, para nós, o Investor Day foi positivo e trouxe insights relevantes sobre os principais pilares que acompanharemos na tese para os próximos trimestres, no qual também corroboram com nossa visão positiva e recomendação de compra para PGMN3 e preço-alvo de R$ 11,00.

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