Em geral os resultados tiveram um viés positivo ao reportado pelo mercado. A companhia encerrou o trimestre com uma Receita Líquida de R$ 893,8 milhões, um crescimento de 11,2% vs. 4T20 e um SSS de 8,4%. O grande destaque do resultado foi (i) a retomada da margem bruta do atacado aos níveis anteriores de 11%, (ii) o aumento da participação dos produtos de marca Panvel, que atingiu 20,5% no mix de Higiene e Beleza, e (iii) a expansão da categoria OTC impulsionada pela demanda de gripes e resfriados (+74,4%) e pela categoria de serviços com o Panvel Clinic.
A margem bruta atingiu 28,4% uma expansão de 0,8 p.p. vs. 4T20 e contribuiu para a expansão de 0,1 p.p. da margem EBITDA que fechou em 5,1%. Cabe destacar que se não fosse uma margem bruta robusta, a margem EBITDA poderia ter apresentado queda frente ao trimestre anterior por conta das distorções dos custos relativos às novas aberturas em lojas e à pressão inflacionária que impacta negativamente o reajuste de aluguéis e contratos trabalhistas. O EBITDA não ajustado foi de R$ 33 milhões (+10,5% vs. 4T20), mas considerando os ajustes o crescimento foi ainda maior de 14%, atingindo um patamar de R$ 48 milhões, bem acima das expectativas do mercado. O lucro líquido ajustado foi de R$ 28 milhões, uma alta de 5,6% (vs. 4T20) e de 7,6% frente às estimativas de mercado.
- Estratégia digital: os canais digitais ainda continuam com uma alta representatividade no total de vendas atingindo 15,3% de participação no 4T21, com plataformas bem avaliadas e entregas rápidas em até 1 horas. Dentro da estratégia digital, a companhia ainda evoluiu na expansão de clientes omnichannel, que atingiu 10,1% da base em 2021. Vale destacar que a evolução do cliente omnichannel é importante porque eles possuem maior ticket e frequência de compra do que um cliente monocanal.
- Panvel Clinic: tornaram líderes de prestação de serviços na região Sul, com 39% de marketshare. A tendência é que o Panvel Clinic se torne cada vez mais forte com o programa Panvel Saúde Empresarial, que oferece beneficio aos funcionários das redes conveniadas.
Diante de tais resultados estamos recomendando a COMPRA das ações, estipulando um preço alvo de R$ 19, frente à eficiência operacional, e aos benefícios advindos dos produtos Panvel, do Panvel Clinic e de uma estratégia digital robusta.
Abertura de lojas: 60 no ano, 22 no tri.
Com intuito de dar sustentabilidade às suas operações digitais e contribuir para o reconhecimento da marca nas cidades do interior do Sul, em especial nos estados de Santa Catarina e Paraná, a Panvel irá aumentar o número de lojas abertas por ano. Até então o número de aberturas oscilava em torno de 40, e agora passará a ser entre 60 a 65. Para este ano, a companhia tinha como objetivo abrir 65 novas lojas, mas não conseguiu atingir o guidance em 5 lojas, fechando o ano com 60 aberturas e atingindo um total 517 unidades.
A maior parte das aberturas (~60%) deste ano ainda se concentraram no Rio Grande do Sul, mas a expectativa é que neste ano de 2022 e nos próximos anos, a maior parte das novas abertura esteja divida entre Paraná e Santa Catarina, ainda mais com a abertura do CD em São José dos Pinhais que dará fôlego ao abastecimento dessas novas regiões. Cabe destacar ainda, que a companhia teve continua tendo incremento de market share,
Atacado ainda é um problema?
Por conta do fim da operação do CD em Passo Fundo/RS e subsequente alocação das demandas para o CD de São José dos Pinhais/PR, as operações de atacado foram afetadas no 3T21, com prejuízos em margem e receita. As nossas estimativas era que no 4T21, as operações do atacado ainda continuem sendo impactadas negativamente, mas os resultados surpreenderam e tanto a receita quando a margem bruta ficaram acima das nossas expectativas, atingindo respectivamente R$ 76 mil e 11,3%, ante uma projeção de R$ 73 mil e 9,8%.