Conclusão
De acordo com o nosso rastreador de preços vs Preços de Paridade de Importação, os preços praticados nas refinarias da Petrobras estão com deságios de -5% na gasolina e -4% no diesel versus a paridade de preços do mercado internacional. Ou seja, o espaço para novas reduções de preço estaria limitado sem que houvesse prejuízo a comercialização. Observando as estimativas publicadas pela Associação Brasileira de Importadores de Combustíveis (ABICOM), esse desalinhamento estaria na casa dos -14% e -12% para a gasolina e diesel, respectivamente. Ou seja, ainda maior do que aquele alcançado em nossas estimativas.
Vale mencionar os últimos dados de preços divulgados pela ANP remete ao dia 27/06. Ou seja, quase duas semanas atrás. Sendo assim, a referência de paridade em relação aos preços divulgados pela agência está defasada em relação ao último corte anunciado pela Petrobras. Ou seja, o prêmio estimado no gráfico abaixo já não reflete mais a realidade na linha referente aos dados divulgados pela ANP.
Qual objetivo desse “rastreador de preços”?
Esse documento vai ser publicado todas as segundas-feiras e terá como objetivo fazer o acompanhamento de venda dos preços dos combustíveis nas refinarias da Petrobrás versus o “preço-justo” estimado pela nossa metodologia. Como já mencionamos anteriormente, não temos a pretensão de sermos exatos e precisos nessa estimativa – à medida que a própria Petrobras não traz a abertura exata por detrás da fórmula e diversas instituições acabam por divulgar seus próprios números, sem que necessariamente cheguem a mesma conclusão, como exemplo as publicações da ABICOM e ANP – mas ao trazer um “termômetro” a percepção de risco de ingerência por detrás da precificação dos combustíveis comercializados pela Petrobras.
Como calculamos o Preço de Paridade de Importação?
O PPI é resultado de um cálculo que visa achar o custo de internalização dos derivados de petróleo no território brasileiro. Em linhas gerais ele leva em conta o custo do barril no exterior, os custos de transporte, taxas portuárias e a flutuação do câmbio. Todos esses fatores são variáveis no tempo e nem sempre as informações são abertas e disponibilizadas para um cálculo preciso. Para facilitar o acesso à informação, a partir de novembro de 2018, a ANP passou a divulgar semanalmente uma referência de formação de preços no país, utilizando como base dados levantados pela empresa de consultoria S&P Global Platts. O mesmo acontece com a ABICOM (Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis), que também divulga diariamente o PPI calculado a partir de suas fontes. Ainda assim, devido a pluralidade de variáveis e fontes de informação, as duas organizações acima apresentam um PPI divergente.
Em razão disso, estamos iniciando nosso acompanhador de preços para a gasolina e o diesel, a partir de nossas estimativas. Nossa metodologia para o cálculo do PPI está detalhada abaixo:
- Para o custo de aquisição do barril, utilizamos o preço de referência de comercialização da Costa do Golfo, em virtude da proximidade geográfica e por ser a principal fonte de derivados para as empresas importadoras brasileiras. Os dados de preço são obtidos através da plataforma Bloomberg.
- Nos Estados Unidos, existe uma política de incentivo ao uso de combustíveis renováveis, o RVO (Renewable Volume Obligations), semelhante ao renovabio brasileiro, que visa a redução das emissões de gases do efeito estufa. A inclusão desses biocombustíveis é de responsabilidade das refinarias americanas, sendo parte do preço de comercialização do barril. Entretanto, o RVO não é obrigatório para a exportação de derivados, assim, o preço obtido em (1) não representa o real custo do barril para as importadoras, fazendo-se necessário ajustar o preço e retirar o custo do RVO. Para isso, a partir das proporções de volumes de biocombustíveis obrigatórios na mistura final, dadas pela Agência de Proteção Ambiental (EPA) americana e, dos preços de negociação desses combustíveis, conseguimos estimar o custo desse programa no preço do barril.
- A gasolina comercializada na Costa do Golfo apresenta melhor qualidade (octanagem) do que a brasileira, desse modo, aplica-se um desconto ao preço do barril para que os produtos se tornem compatíveis.
- Há ainda o custo logístico de importação dos derivados que inclui custo de frete marítimo, impostos, taxas portuárias, custos de transporte rodoviário, entre outros. Devido as proporções continentais do Brasil, esses custos variam entre regiões, sendo possível dizer que no Brasil existem diversos PPI’s. Esses custos não são públicos, então para obter uma estimativa plausível, a partir do PPI divulgado pela ANP, fizemos o caminho oposto, seguindo todos os passos acima, para acharmos a estimativa do custo logístico por barril.
- Por fim, após a compra do derivado, entre o Golfo e os portos brasileiros há uma viagem que varia entre 2 e 3 semanas e, para refletir isso no cálculo, os valores de comparação foram defasados em 3 semanas simulando essa diferença entre obtenção do produto no exterior e comercialização no território nacional.
O que aconteceu recentemente?
No dia 29/06, publicamos um documento que (para maiores informações, clique aqui: “Petrobras | PETR4: Se o petróleo é nosso, qual a importância da paridade de preços?). No dia 30/06, a empresa anunciou a redução dos preços da gasolina e do diesel, levando a uma forte queda nas cotações das ações da empresa. Naquele momento, estimávamos que os preços da gasolina e óleo diesel já estavam sendo comercializados abaixo da paridade. Sendo assim, novos cortes indicariam uma interferência indevida nos preços dos combustíveis – exatamente o que aconteceu assim que o anúncio no corte de preços foi feito. Sendo assim, achamos que o nosso modelo para cálculo de paridade de preços se encontra razoavelmente aderente à realidade, ainda que ele não guarde a pretensão de ser “científico” do ponto de vista da precisão da paridade dos preços.