Iniciando cobertura de Petz
Se você tem um pet, você entende quando falamos que custa caro para cuidar do seu amado companheiro. Se você não tem, garantimos que isso é unânime para qualquer dono. A ração, banho, tosa, brinquedos, coleiras, gaiolas, veterinários, remédios etc, todos tem preço, e existe uma enorme indústria no Brasil (e no mundo) que providencia e vende milhares de produtos para todos os tipos animais de estimação.
O mercado de pets no Brasil é o quarto maior do mundo em faturamento e é bastante atrativo em termos de retorno e rentabilidade. Acreditamos em uma tendência de alto crescimento contínuo para o setor, e a Petz como uma ótima opção para investir e capturar esse crescimento. O mercado ainda é bastante fragmentado, a empresa é a primeira e única do setor a ser listada na bolsa de valores brasileira e vem se provando capaz de executar planos de expansão com eficiência. Iniciamos cobertura da Petz com recomendação de COMPRAR, com preço alvo de R$ 29,00.
Se preferir, assista ao vídeo deste relatório.
Visão geral do setor
O setor de Pet Care (produtos para animais de estimação) engloba qualquer atividade ou produto para a criação, produção e comercialização de animais de estimação.
Os pets são criados para conviver com o ser humano, e têm como destinação o lazer, companheirismo, terapia, auxílio para pessoas com necessidades especiais e/ou participação em torneios e exposições.
Mesmo ainda sendo um setor pouco maduro no Brasil, o país tem a terceira maior população de animais de estimação do mundo. Quando analisamos alguns dados do mercado como evolução do faturamento e Market Share (proporção de participação de uma empresa no mercado em termos de faturamento) e comparamos com os de outros países cujos mercados de pets estão mais desenvolvidos, enxergamos algumas tendências positivas para o desenvolvimento do setor e para as empresas mais relevantes nele:
Uma grande avenida de crescimento para o setor é o e-commerce. As vendas digitais vem ganhando cada vez mais relevância para o setor de varejo como um todo e no mercado de produtos para animais de estimação temos esse mesmo comportamento. (no nosso relatório de início de cobertura do setor de e-commerce temos uma sessão nomeada “Explosão digital na quarentena” que explica em mais detalhes sobre os impactos da pandemia nas vendas digitais).
Enxergamos com bons olhos que vendas por e-commerce ganharão cada vez mais espaço. As empresas maiores e mais robustas são mais avançadas e possuem a capacidade necessária para desenvolver suas tecnologias e capturar Market Share nesse âmbito.
Está ficando cada vez mais clara a tendência de humanização dos pets. A resiliência do setor em épocas mais difíceis para o Brasil (como a crise de 2015-16 e a pandemia do coronavírus) nos mostra que, os donos tratam seus animais de estimação como filhos, e que, o consumidor vai continuar comprando o que for necessário para manter o seu pet feliz e saudável, mesmo em situações econômicas adversas.
A comparação de crescimento da população de pets com o de crianças menores de 14 anos indica a mudança de perfil das famílias brasileiras, além das taxas de natalidade no Brasil diminuindo e idosos procurando companhia de animais de estimação quando os filhos se mudam para fora de casa. Isso agrega para a tese de humanização já que teoricamente as pessoas estão trocando filhos por pets, até porque acaba sendo mais barato e mais acessível adotar um animal do que ter filhos.
A pandemia acelerou essas tendências, dado que o home office deixou muitas pessoas em casa se sentindo sozinhas e para reprimir essa solidão e ter companhia, adotaram animais de estimação. Isso foi confirmado por diversas fontes confiáveis como a CNN, Folha de SP, Nielsen e Uol.
Nossa Visão
Quando analisamos os dados do segmento como um todo e olhamos para tendências futuras, enxergamos um cenário bastante promissor para o desenvolvimento desse setor no Brasil. Acreditamos que as empresas que conseguirem se posicionar como líderes nesse mercado, conquistando os clientes através do serviço diferenciado, construção de marcas fortes, forte estratégia digital e conveniência e agilidade em todos os canais de atendimento serão capazes de entregar bons resultados e gerar valor aos seus acionistas.
Análise Inicial PETZ
Recomendação: COMPRAR
Preço alvo: R$ 29,00
Tese de investimento
Como comentamos na análise do setor, o mercado de pets no Brasil tem alto potencial, já apresenta forte crescimento, ainda tem muito para amadurecer, é fragmentado, resiliente e deve passar por algumas mudanças estruturais ao se transformar em um mercado maduro. Os principais pontos para ficar atento são a consolidação setorial e a maior penetração do e-commerce.
Enxergamos a Petz muito bem posicionada para se consolidar como uma das principais do setor. A empresa vem executando seu plano de expansão agressivo com êxito, abrindo 30 lojas novas por ano e recentemente, conquistou presença em todas as regiões geográficas do Brasil. Seu modelo de negócio de One Stop Shop e foco no modelo omnichannel (integração de lojas físicas com vendas digitais) vem se provando ter muito sucesso, conquistando a fidelização de seus clientes e aumentando a participação de vendas digitais exponencialmente. Gostamos da tese de longo prazo, pois acreditamos que a Petz ainda vai desenvolver muito nos próximos anos e vai se sobresair como a principal empresa do setor no Brasil.
Sobre a companhia
Fundada em 2002, a Petz é a maior rede de pet shop do Brasil e é especializada em serviços e na venda de produtos para animais de estimação. Os produtos são para todos os tipos de animais e são divididos entre alimentos, itens de higiene, brinquedos, acessórios, entre outros. Já os serviços, incluem atendimento de clínicas e veterinárias (Centro de Veterinário Seres), serviços de estética (como banho e tosa) e eventos organizados (para donos, adoção de pets, etc). A maioria de suas unidades seguem o modelo de megalojas que são One Stop Shops, significando que os clientes podem realizar todas as compras/serviços necessários para seu pets em apenas um lugar. O restante das unidades são lojas de conveniência, que são menores em tamanho e oferecem apenas alguns produtos essenciais para pets como alimentos e coleiras. A empresa também tem presença relevante no e-commerce e foca em ter forte integração entre seus canais de venda no mundo físico e no digital (omnichannel). Atualmente, a Petz possui 138 lojas em 16 estados brasileiros.
O Omnichannel consiste de 2 tipos de vendas:
- Store Pick-up: cliente realiza a compra online e busca o produto na loja
- Ship-from-store: cliente realiza a compra online e a própria loja envia o produto ao cliente, agindo como centro de distribuição
O omnichannel faz parte do DNA da Petz. O principal foco da empresa é expandir suas lojas físicas, porém, como possuem forte integração entre o mundo físico e o digital, o investimento em lojas físicas também significa investimento em vendas digitais. Com mais lojas espalhadas pelo Brasil em locais estratégicos e convenientes para o consumidor, maior será a capilaridade da Petz, e esse alcance impulsiona vendas digitais.
Vendas por e-commerce são vendas digitais entregues através dos centros de distribuição da Petz.
Pontos positivos e oportunidades
- Ganho de Escala: o foco da empresa está na expansão de lojas. Quanto maior a empresa se torna, mais escala ela ganha, e melhores serão os preços que ela paga para seus fornecedores (por ter acesso a mais fornecedores e por comprar em quantias maiores).
- Mercado fragmentado: ainda dominado por players de pequeno porte, a maturação desse mercado deve mudar a sua dinâmica, com alguns grandes players obtendo maior porção do market share.
- Vendas digitais aumentando: empresas mais desenvolvidas possuem a capacidade necessária para desenvolver tecnologias e capturar market share. Como a maioria das empresas do setor são de pequeno porte, a Petz leva vantagem nesse quesito.
- Canal especializado: apesar de reconhecermos o risco de concorrentes maiores entrando no mercado, o setor é nichado e tem um aspecto emocional por se tratar de pets (humanização). Isso é evidente quando olhamos para mercados mais maduros, como o dos EUA, onde a líder do setor de produtos para pets é a Chewy, empresa especializada no setor.
- Fidelidade: a plataforma da Petz contém um amplo portfólio com produtos e serviços necessários para alta retenção de clientes. Atualmente, 80% das vendas digitais são feitas para clientes existentes.
- M&A: alavancagem baixa (0,2x dívida líquida/EBITDA) e alto potencial de geração de caixa dá espaço para expandir através de aquisições. Recentemente, a Petz fez a sua primeira aquisição, comprando a empresa Cansei de Ser Gato.
Desafios e riscos
- Concorrência: mercado altamente rentável, resiliente, com clientes fiéis e poucas barreiras de entrada, atrai cada vez mais concorrentes. Além disso, grandes players como a Amazon podem aumentar investimentos nesse mercado, introduzindo um concorrente com muita potência no setor.
- Preços de grãos elevados: o principal produto vendido é a ração para pets (mais de 50% da receita) e os principais ingredientes são milho e farelo de soja. Essas commodities agrícolas estão em máximas históricas e se esse cenário se prolongar a rentabilidade da empresa pode ser comprometida.
- Câmbio elevado: 30% de exposição direta ao câmbio. Além disso, 95% dos contratos de aluguel são indexados ao IGP-M, indicador que é bastante impactado pelo câmbio.
Valuation
O valuation por múltiplo P/L (preço/lucro) da Petz nos mostra que a companhia está com o preço elevado, sendo negociada a 109x P/L 2021 e 71x P/L 2022, por conta de uma agressiva estratégia de expansão de lojas. Porém, chegamos no preço alvo de R$ 29,00 utilizando o método FCLA (fluxo de caixa livre para o acionista), com um Ke (custo de capital) de 11,7% e com a taxa de crescimento de longo prazo (g) de 8%. Apesar de um valuation exigente por múltiplo, nossa visão positiva se prevalece, pois acreditamos que a empresa esta bem posicionada para capturar o crescimento de longo prazo do mercado. Como a primeira empresa do setor listada na bolsa, acreditamos que a Petz deve consolidar o setor de Pet Care no Brasil.
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Confira nosso relatório sobre o setor de proteínas: