No Brasil, apesar da falta de semicondutores e dos problemas relacionados aos novos lockdowns na China, a indústria automotiva de pesados se manteve resiliente. Embora sofra, o segmento de pesados é menos impactado pela falta de semicondutores na comparação com a produção de veículos leves. Além de não competirem pelos mesmos tipos de semicondutores, as montadoras acabam priorizando os veículos pesados por possuírem margens mais altas. Assim, embora os volumes de produção apresentem queda, eles caíram menos no período que a média do setor.
Nos segmentos de implementos rodoviários e caminhões, boa parte da demanda já estava endereçada, a produção só não foi maior, por restrições de oferta. Além disso, a queda no primeiro trimestre é explicada pela sazonalidade, devido uma menor atividade industrial no fim do ano, que consequentemente gera um menor número de vendas no começo do ano.
Por outro lado, o agronegócio forte puxou as vendas de máquinas agrícolas, que somaram 14,1 mil unidades, alta de 29,9% em relação aos três primeiros meses do ano passado.
No mercado externo, tanto na Europa, quanto nos Estados Unidos, o segmento de veículos leves segue sofrendo, em níveis abaixo do pré-pandemia e os menores dos últimos 4 anos para um primeiro trimestre. Por outro lado, as vendas de veículos comerciais, meio-pesados e pesados, em ambas as regiões, manteve os patamares do 4T21. Além disso, o menores preços médio de commodities no trimestre passado devem ajudar a aliviar as pressões de custos, já que a compra de matéria-prima é defasada em cerca de 3 meses.
Nesse trimestre, devemos observar margens mais altas tanto para Tupy quanto para Randon. De modo geral, nossa visão é positiva para ambas as empresas.
Randon (RAPT4)
A Randon deve reportar resultados sólidos no 1T22. No segmento de implementos esperamos volumes menores, porém com margens mais altas em decorrência de repasses de preços mais agressivos no fim do ano. A empresa adotou uma estratégia diferente de suas concorrentes Facchini e Librelato, optando pela preservação de margens fortes e foco na venda de produtos para o mercado externo. Dessa forma, mesmo com o aumento dos preços dos insumos as margens devem subir em relação ao 4T21 fraco com efeitos não recorrentes. No segmento de vagões ferroviários, não esperamos um trimestre de destaque como foi o 4T21, esperamos volumes bem menores na comparação trimestral. Em termos de volume, o segmento de autopeças deve ser o grande destaque do trimestre, com crescimento de volume e aumento de preço, puxado pela divisão de autopeças para montadoras. Esperamos um aumento de mais de 10% de receita de autopeças frente ao 4T21.
Hoje a Randon negocia a um múltiplo EV/EBITDA 2022 de 4,6x, que consideramos atrativo de 4,6x. Reiteramos nossa recomendação de COMPRAR para RAPT4.
Tupy (TUPY3)
Mesmo com um cenário de vendas de carros pior na Europa e nos Estados Unidos, esperamos resultados fortes no 1T22, com receitas crescendo. Os principais motivadores são a combinação favorável de preço e volume, e as sinergias capturadas de maneira mais intensa da aquisição da Teksid comecem a aflorar. Mesmo num cenário de escassez de semicondutores e cadeia de suprimentos conturbada, devido às restrições relacionadas aos novos casos de Covid na China, os volumes de meio-pesados e pesados na Europa se mostraram resilientes ao longo do trimestre. Além disso, à medida que os problemas da cadeia de suprimentos suavizam, às vendas deve voltar a atingir os patamares do começo de 2019. Nos EUA, também continuamos a observar resiliência no segmento. Com o estoque de veículos nas mínimas, acreditamos que o repasse de custos de matérias-primas deve se refletir em preços dos produtos mais elevados. Essa combinação deve gerar resultados positivos para a Tupy, que possui mais de 70% das receitas no mercado externo.
A empresa está sendo negociada a múltiplos que consideramos atrativos, cerca de 4,7x EV/EBITDA considerando seu valor de mercado atual, sobre o EBITDA projetado para 2022.
Continuamos com uma visão positiva para Tupy, reiteramos nossa recomendação de COMPRAR.