RANDON

    Ações > Indústria > RANDON > Relatório > FENABRAVE atualiza projeções do Setor Automotivo!

    Publicado em 06 de Julho às 14:35:05

    FENABRAVE atualiza projeções do Setor Automotivo!

    A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE) divulgou os dados de emplacamentos relativos ao mês de junho. Além disso, a entidade também atualizou algumas de suas projeções para o ano de 2022.

    Destaques

    Diferente do mês passado, os dados de emplacamentos de junho mostraram forte diminuição no comparativo mensal. Com exceção de caminhões, todos os outros segmentos de automóveis apresentaram uma retração. O destaque negativo ficou para o segmento de comerciais leves, que totalizou um número 10% menor na comparação mensal e 17% menor quando comparado ao mês de junho de 2021. Segundo a FENABRAVE, este segmento segue sendo impactado pelo desabastecimento de componentes, altas taxas de juros, aumento no custo do crédito e constantes reajustes nos preços dos combustíveis.

    Mais especificamente, os caminhões apresentaram uma leve queda de 1,22% com relação ao mesmo mês de 2021 e uma alta no comparativo mensal de 5,27%. Essa alta reflete, segundo a federação, o começo de uma operação equilibrada por parte de oferta e demanda. Apesar no contínuo problema relativo à falta de peças para alguns modelos, o que fez com que algumas entregas chegassem a um tempo de espera de 180 dias, parte do segmento conseguiu contornar o empecilho, o que estabilizou parte das entregas.

    De acordo com a FENABRAVE, o emplacamento de implementos rodoviários apresentou queda devido a uma normalização, visto que o ano de 2021 foi marcado pelo pico histórico de emplacamentos do segmento e que este teria dificuldades de manter o nível estabelecido.

    Já os emplacamentos de máquinas agrícolas apresentaram queda de 9,6% m/m, mas continuaram com resultados positivos no ano, chegando a superar pouco mais de 11% os registros no mês de maio do ano passado (lembrando que os dados de máquinas agrícolas possuem defasagem). Foi destacado o plano safra 2022 – 2023, que trouxe um aumento de 36% no volume de crédito em relação ao ano anterior e deve influenciar positivamente os números do segmento.

    Projeções

    Após os resultados do último trimestre, a FENABRAVE revisou suas projeções de emplacamentos de veículos para o ano de 2022.

    Os destaques ficam principalmente com os segmentos de autos, comerciais leves e caminhões. Anteriormente a projeção para estes 3 segmentos era de um aumento de emplacamentos para o ano de 2022, porém, com o contínuo desabastecimento de peças e componentes a federação estima que os registros para este ano ficarão estáveis. O destaque negativo fica com o segmento de implementos rodoviários, no qual era esperado um crescimento de 9,4% nas projeções iniciais, mas que foram revisadas para uma queda de 9,6%. Segundo a FENABRAVE, a dificuldade na obtenção de crédito deve colaborar para a queda no número de emplacamentos do segmento. No lado verde das projeções, temos as máquinas agrícolas, que, conforme mencionamos, devem ser positivamente impactadas pelo plano safra recentemente divulgado pelo governo e pelo bom momento vivido pelo agronegócio.

    Acesse o disclaimer.

    Leitura Dinâmica

    Recomendações

      Vale a pena conferir