Os resultados mais uma vez muito fortes superaram nossas expectativas, principalmente no segmento de implementos rodoviários, com volumes cerca de 6% acima do esperado, impactado positivamente pelo bom número de implementos exportados. Além disso, o EBITDA superou o consenso e veio em linha com nossas projeções otimistas. A receita líquida de R$ 2,5 bilhões foi 17,6% maior que a reportada no trimestre anterior e 64,1% maior que no 3T20. A margem EBITDA Ajustada de 15,6% foi 0,4 p.p maior que no trimestre anterior.
Já vinha se desenhando, e de fato foi mais um trimestre bom para a empresa e a demanda aquecida ajudou no repasse de preços. As receitas do mercado externo atingiram US$ 86,5 milhões, crescimento de 50,1% em relação ao 3T20 e 21,3% em relação ao 2T21.
Assim como aconteceu no 4T20, tivemos impactos tributários que beneficiaram o lucro líquido reportado pela Randon:
- Exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e COFINS impactou positivamente em R$ 19,8 milhões
- Reconhecimento de créditos tributários de R$ 113,9 milhões, sobre a não incidência de IRPJ e CSLL sobre
a correção da Selic, pagos por repetição de indébito tributário
É importante ressaltar que embora o lucro contábil tenha sido surpreendente, efeitos não caixa e o aumento das necessidades de capital de giro refletiram na redução do fluxo de caixa livre (R$ -88 milhões).
Assim como havíamos mencionado no relatório de prévias, não ficaríamos surpresos se a empresa superasse o guidance de R$ 8,5 bilhões de receita líquida em 2021 (crescimento de mais de 55% em relação a 2020).
As perspectivas para 2022 e 2023 seguem boas, porém o aumento do custo de dívida da empresa de 5,8% para 7,8% impacta negativamente devido a sua alta exposição a dívidas indexadas ao CDI, cerca de 77% da dívida da empresa. A alavancagem segue em níveis confortáveis de 1,47x Dívida Líquida/EBITDA 12M.
Os novos investimentos em infraestrutura vêm ganhando tração no país e o agronegócio segue em expansão, não só de capacidade como também de produtividade. Outro fator que começa a se desenhar é a crescente terceirização de veículos de cargas e consolidação das empresas de transporte, uma boa alavanca para a produção de caminhões voltar a crescer de maneira robusta no país.
Hoje a Randon negocia a um múltiplo EV/EBITDA 2022 muito atrativo de 4,1x.
Pontos Positivos
- Novos investimentos em infraestrutura vêm ganhando tração no país e o agronegócio segue em expansão.
- Maior volume de vagões ferroviários. Um vagão representa a receita de aproximadamente quatro implementos.
- Deve surfar a nova onda de investimentos no país por conta da aprovação do marco regulatório das ferrovias.
- Ganhos de eficiência e produtividade mostrando resultados mitigando parte dos efeitos inflacionários nas margens.
- Melhora de margem num cenário tão desafiador reforça a qualidade operacional da empresa.
- Bom desempenho no mercado externo puxado por commodities, câmbio favorável e atratividade dos produtos brasileiros.
Pontos Negativos
- Aumento dos juros pagos sobre financiamentos vinculados ao CDI, devido aos novos níveis da taxa Selic.
- Geração de caixa negativo devido o aumento da necessidade de capital de giro +73,0% em relação ao 2T21.
- As margens seguem longe do ideal, e o aumento das despesas comerciais relacionadas às vendas (comissões e fretes) impactaram negativamente as margens.
- Pressão inflacionária nos custos impactou negativamente a margem bruta em 3,0 p.p no ano contra ano.