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    Publicado em 28 de Outubro às 01:15:40

    Vivo (VIVT3) | 3T21: Resultados fortes, lucro 11,7% acima das expectativas!

    Mantendo crescimentos sólidos!

    Neste 3T21 da Vivo, o resultado foi em linha com o esperado pela Genial e pelo consenso, continuando com performances sólidas com uma surpresa animadora na parte do lucro que foi de R$ 1,31 b, +11,7% frente às nossas estimativas. A empresa reportou uma receita líquida total de R$ 11,03 b (+2,2% a.a e 3,6% t.t) impulsionada pelas partes de serviços móveis que atingiram R$ 7,39 b, uma alta de 3,2% a.a e 5,7% t.t, e de serviços fixos que alcançaram R$ 2,49 b (+14,8% a.a e 1,4% t.t). Além disso, houve um aumento da base total de clientes móveis para 82,25 milhões (7,2% a.a e 1,6% t.t) e dos clientes fibra via FTTH (Fiber-to-the-home) chegando a 4,35 milhões (+39,2% a.a e 7,7% t.t). O EBITDA atingiu os R$ 4,41 b, representando uma expansão de 4,4% t.t (+ 2,1% a.a) atingindo uma margem de 40,0% (+0,32 p.p t.t e -0,05 p.p a.a).

    Com os números apurados, o resultado foi avaliado como positivo por conseguir agregar mais valor à base móvel e consequentemente à receita via expansão do número de clientes pós, mesmo após a pressão inflacionária que fez o crescimento tri a tri do pós reduzir enquanto ocorria a ampliação do pré. Vale salientar que a empresa obteve adições líquidas positivas em ambos os segmentos, sendo +996k usuários no pós (+18,1% a.a e -7,7% t.t) e +292k no pré (+43,7% t.t e -80,1% a.a, pois em 3T20 houve o auxílio do governo aumentando a adesão ao pré, distorcendo a comparação).

    Com o aumento dos preços dos planos pós em junho, houve um aumento da receita média por usuário (ARPU) do pós em 4,8% t.t. Em simultâneo, o ARPU pré também subiu (+2,8% t.t) mesmo com a base de clientes mais ampla, possibilitando agregar mais valor à receita. A parte fixa por sua vez também desempenhou papel importante no bom resultado da Vivo: houve a ampliação do número de clientes do FTTH que proporcionou um aumento de receita neste segmento em 7,0% t.t e foi o principal fator para o aumento de receita fixa.

    A receita total divulgada foi pouco superior à estimada, refletida pela maior geração de valor via adesão de clientes pós que pagam um ticket médio superior aos do pré, visualizado a partir do ARPU. Os custos também foram pouco superiores aos esperados impactados pelo aumento com custo com pessoal (sobretudo devido à inflação que é repassada) e de comercialização relacionado à atividade comercial com maior vigor em um momento que a economia segue um ritmo de retomada em virtude do avanço da vacinação. Mesmo assim, a margem EBITDA continuou a melhorar tri a tri chegando nos 40,0%.

    Pontos Positivos

    • Receita Líquida Total alcançando os R$ 11,03 b auxiliado principalmente pela base pré do móvel e da expansão do FTTH no fixo;
    • EBITDA atingindo R$ 4,41 b, uma alta de 2,1% a.a e 4,4% t.t, garantindo uma margem EBITDA de 40,0% (+0,32 p.p frente ao 2T21 e -0,05 p.p comparado ao 3T20) exibindo melhoras na eficiência operacional tri a tri;
    • Adições líquidas positivas tanto na base de clientes pré quanto pós representando um aumento da base total de +7,2% a.a e +1,6% t.t;
    • ARPU pós e pré continuam a expandir significando uma maior geração de valor por cliente, apresentando crescimentos de 4,8% t.t e 2,8%, respectivamente;
    • Expansão do número de clientes do FTTH em 7,7% t.t gerando uma receita de R$ 1,18 b (+37,2% a.a e +7,0% t.t) auxiliando no desenvolvimento da receita fixa;
    • Crescimento do ARPU em TV por Assinatura em 13,0% a.a e 3,7% t.t, associado também à conectividade fibra juntamente ao FTTH;
    • Forte performance de Dados Corporativos, TIC e Outros da receita fixa, crescendo 17,0% a.a vinculado às plataformas digitais além dos serviços de cloud e cibersegurança.
    • Lucro líquido acima do esperado de R$ 1,31 b (+ 8,5% a.a) explicado principalmente pela maior receita aliado a um melhor controle dos custos da operação;
    • Joint-venture entre Vivo e Ânima Educação criando uma plataforma de negócios educativos visando deslumbrar de novas oportunidades setoriais.

    Pontos Negativos

    • Aumento dos custos das operações, vinculado ao aumento da folha salarial (+11,8% a.a e +4,2% t.t) pela pressão inflacionária e dos gastos comerciais e de infraestrutura pela retomada econômica (+0,8% a.a e +3,0% t.t);
    • A escassez de chips marcada pela falta de silício afetou negativamente a receita de aparelhos observando uma baixa de -19,8% a.a;
    • Redução na base de clientes de TV por Assinatura em -8,8% a.a e -3,3% t.t em contraste com a expansão dos outros serviços fibra;
    • Reduções nos marketshares tanto em banda larga (16,2% para 16,1%) quanto em TV por Assinatura (8,4% para 7,1% no 3T21) marcado pela grande pulverização sobretudo dos serviços de fibra óptica no Brasil.
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