3R PETROLEUM

    Ações > Óleo e Gás > 3R PETROLEUM > Relatório > 3R Petroleum (RRRP3) | Dados de Produção Agosto/23: Decepcionante!

    Publicado em 12 de Setembro às 22:22:45

    3R Petroleum (RRRP3) | Dados de Produção Agosto/23: Decepcionante!

    Produção Decepcionante!

    Sobre a Produção da 3R de agosto/2023. Achamos os dados divulgados como negativa para a tese da 3R Petroleum. Mais uma vez a produção decepcionou, com queda na produção em relação ao mês passado – isso em um case cujo a produção já está bem abaixo do esperado em sua certificação de reservas. Em nossa leitura, os grandes detratores da produção vieram do Polo Papa-Terra e, infelizmente, do Polo Macau. Enquanto o primeiro nome segue uma vez mais enfrentando paradas técnicas e manutenções preventivas, o Polo Macau (que estava com a produção se recuperando gradualmente desde o seu pico de produção, no 1T22) e o recém adquirido Potiguar apresentaram desaceleração na sua produção. A produção total referente as participações da 3R alcançou 39,9k boed (vs. 43,8k boed em jul/23).

    Seguimos com a recomendação de MANTER para as ações da 3R Petroleum. Com a produção uma vez mais vindo em níveis decepcionante, temos muita dificuldade em deixar o nosso ceticismo em relação ao case. Chamou a nossa atenção no último resultado trimestral da empresa o fluxo de caixa “magro” mesmo com o preço do petróleo em patamares interessantes ao longo do trimestre (para maiores informações sobre a nossa opinião em relação ao 2T23, clique aqui). De acordo com a última certificação de reservas da empresa, a produção média de 2023 deveria ser de c. 51k boed – ou seja, c. 30% a mais do que o realizado no último mês. É importante mencionar que se por um lado a produção não está evoluindo como esperado, os investimentos no redesenvolvimento dos polos seguem em uma crescente, o que deve seguir pressionando o fluxo de caixa da empresa. Sendo assim, novos dados de produção decepcionantes faz com que não tenhamos motivação para alterar a recomendação na RRRP3.

    Produção: Tá faltando!  Nossa leitura dos dados de produção é negativa, tendo em vista mais um mês negativamente afetado pela performance de Papa Terra, Macau e Potiguar – sendo esses dois últimos ativos menos preocupantes por enquanto, ao menos em nossa leitura. Nos tópicos abaixo, vamos destrinchar as performances mais interessantes, ativo a ativo.

    Papa-Terra. Polo Papa Terra apresentou uma produção diária média de 4,7k boed vs 7,7k boed no mês anterior. De acordo com a nota, tal performance foi devido a “manutenções corretivas no ativo nas plantas de processamento, estocagem, offloading do FPSO e no sistema de geração de energia”. Ainda de acordo com a empresa, “até o início do segundo semestre de 2024, a Companhia permanecerá priorizando a intensa campanha de manutenção e recuperação de integridade das unidades 3R-2 (TLWP) e 3R-3, o que reduzirá progressivamente os riscos de interrupção não-programada das unidades, com aumento da eficiência operacional do ativo”. Ou seja, em nossa impressão, teremos um grande caminho pela frente até observamos produção com menos volatilidade.

    Polo Macau & Potiguar. No Polo Macau, a produção alcançou 6,3k boed vs (6,5k boed em jul/23), uma pequena queda em relação ao mês anterior. A produção reportada interrompe a série de dados positivos reportados pelo Polo Macau, que chegou a alcançar 8k boed no 1T22. De acordo com a nota, tal queda na produção foi devido ao blecaute nacional que impactou a região e atividades de comissionamento de um dos tanques que compõe uma das plantas de separação óleo-água do Polo Macau. Polo Potiguar apresentou uma pequena queda na produção (16,7k boed vs 17,2k boed em jul/23), algo que interpretamos com normalidade tendo em vista o momento operacional do ativo, cujo a transferência do antigo operador acabou de ocorrer.

    Polo Recôncavo. Ativo segue apresentando evolução em sua produção e nesse mês fechou em 4,0k boed (vs. 3,9k boed no mês passado).

    Polo Peroá. O volume de gás produzido atingiu 3.0k boed, (vs. 3.5 boed em jul/23) devido a diminuição na demanda dos contratos take or pay do ativo naquele mês.

    Acesse o disclaimer.

    Leitura Dinâmica

    Recomendações

      Vale a pena conferir