melhor, ainda que na margem…
Sobre a Produção da 3R de Setembro/2023. Achamos os dados divulgados como marginalmente positivas para a tese da 3R Petroleum. A produção alcançou o seu maior patamar histórico, devido principalmente a recuperação da produção dos Polos Macau e Papa-Terra. Se por um lado Papa Terra voltou ao seus patamares históricos antes da parada técnica do mês passado, Macau apresentou um salto na produção devido ao aumento nas atividades de redesenvolvimento (workovers e perfurações) e como resultado das atividades de manutenção e recuperação nas instalações do ativo Guamaré. A produção total referente as participações da 3R alcançou 44,3k boed (vs. 39,9k boed em Ago/23).
Seguimos com a recomendação de MANTER para as ações da 3R Petroleum. A ligeira melhora na produção em relação ao mês anterior não é o suficiente para mudar a nossa opinião em relação ao case. Como mencionamos em nossas notas anteriores, com uma produção muito abaixo daquela estimada em sua curva de produção, a empresa encontra dificuldade para gerar caixa em patamares relevantes mesmo com o brent em níveis muito interessantes. Chamou a nossa atenção no último resultado trimestral da empresa o fluxo de caixa “magro” mesmo com o preço do petróleo em patamares interessantes ao longo do trimestre (para maiores informações sobre a nossa opinião em relação ao 2T23, clique aqui). De acordo com a última certificação de reservas da empresa, a produção média de 2023 deveria ser de c. 51k boed. É importante mencionar que se por um lado a produção não está evoluindo como esperado, os investimentos no redesenvolvimento dos polos seguem em uma crescente, o que deve seguir pressionando o fluxo de caixa da empresa. Sendo assim, novos dados de produção decepcionantes faz com que não tenhamos motivação para alterar a recomendação na RRRP3.
Produção: um pouco melhor! Nossa leitura dos dados de produção referentes a este mês é marginalmente positiva, tendo em vista a normalização da produção de Papa-Terra e o salto na produção do Polo Macau.
Papa-Terra. Polo Papa Terra apresentou uma produção diária média de 8,1k boed vs 4,7k boed no mês anterior. De acordo com a nota, a produção foi normalizada após manutenções preventivas e corretivas realizadas em períodos anteriores. Ainda de acordo com a nota, “A Companhia permanece priorizando a intensa campanha de manutenção e recuperação de integridade das unidades 3R-2 (TLWP) e 3R-3 (FPSO), o que reduzirá progressivamente os riscos de interrupção não-programada das unidades, resultando em uma maior eficiência operacional do ativo”. Ou seja, em nossa interpretação, existe a abertura para novas paradas técnicas ao longo dos meses seguintes até esse ponto ser resolvido de maneira definitiva.
Polo Macau & Potiguar. No Polo Macau, a produção alcançou 7,1k boed vs (6,2k boed em ago/23), um salto expressivo na produção. A produção alcançou o patamar mais alto desde o seu pico produtivo (8k bpde ainda em 2022), o que nos dá confiança em relação a produção dos meses seguintes. Polo Potiguar apresentou um pequeno incremento na produção (17,0k boed vs 16,7k boed em ago/23), devido principalmente a reativação de poços e maior eficiência operacional.
Polo Recôncavo. Ativo segue apresentando evolução em sua produção e nesse mês fechou em 4,1k boed (vs. 4,0k boed no mês passado).
Polo Peroá. O volume de gás produzido atingiu 2.9k boed, (vs. 3.1 boed em ago/23) devido a diminuição na demanda dos contratos take or pay do ativo naquele mês.