3R PETROLEUM

    Ações > Óleo e Gás > 3R PETROLEUM > Relatório > 3R Petroleum(RRRP3) | Possivel Exercício do Direito de Cessão Compulsória em Papa Terra – qual o impacto na empresa?

    Publicado em 03 de Maio às 18:01:44

    3R Petroleum(RRRP3) | Possivel Exercício do Direito de Cessão Compulsória em Papa Terra – qual o impacto na empresa?

    Conclusão

    No geral, achamos o evento positivo – ainda que não exista um prazo muito claro para sua materialização. Caso a 3R seja bem sucedida em seu processo de arbitragem, a empresa deve incrementar suas reservas 2P em até 19% em relação aquela que foi publicado com data-base referente a dezembro de 2023 (para maiores informações em relação a última certificação de reservas, clique aqui). Vale mencionar que esse processo de arbitragem tende a ser longo. Realisticamente, deve tomar algo em torno de 2-3 anos se tormarmos como base o processo recente vencido pela Prio. Sendo assim, preferimos julgar esse evento como uma opcionalidade à tese da empresa e não necessariamente apropriar maiores volumes as nossas estimativas.

    De acordo com as nossas estimativas baseadas nos dados publicados certificação de reservas, ao considerarmos 100% dos volumes/investimentos de Papa-Terra em nossas estimativas, vemos o potencial de geração de valor adicionais de R$5,0 bilhões (+R$21/ação). Na tabela abaixo, mostramos a evolução das estimativas para a empresa considerando 100% das reservas de Papa Terra à partir de 2025 vs nossas estimativas atuais. Não estamos considerando a conclusão da fusão com Enauta + Sinergias.

    Os fatos

    Via fato relevante a 3R anunciou as medidas necessárias perante a Superintendência de Promoção de Licitações da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis para que seja realizada a cessão compulsória da Participação de 37,5% detida pela Nova Técnica Energy no ativo de Papa Terra (a 3R Offshore detém 62,5% de Papa Terra). Tal medida seria suportada por inadimplementos de obrigações financeiras do parceiro relacionados ao desenvolvimento do polo Papa-Terra.

    Tal medida iria em linha com o evento recente relacionado a Prio e a fatia remanescente de Wahoo, pertencente a uma petroleira indiana chamada IBV. Prio alegou que IBV não estava cumprindo com os investimentos relacionados ao desenvolvimento do ativo e a ANP acabou por decidir favoravelmente a demanda do Prio. Sendo assim, a participação da Prio no campo de Wahoo foi para 100% de 64,3%. Com a decisão, Prio adicionou 48 milhões de barris as suas reservas (correspondente a c. 8% das suas reservas totais até aquele momento).

    Quais os impactos?

    Reservas quase 20% maiores! Em dezembro/23, as reservas 2P da 3R Petroleum alcançaram 530 milhões de barris de óleo equivalente. Deste total, a fatia de 53% referente a Papa-Terra foi de 120 milhões de barris. Sendo assim, caso a 3R venha a ser bem sucedida em sua demanda, os barris equivalentes a 100% da sua participação em Papa-Terra devem acrescentar c. 102 milhões de barris as reservas totais da empresa (c. 19% de incremento das reservas).

    Curva de Produção mais agressiva! A atual curva de produção esperada 2025-2030 é de 68k-97k bpde. Se considerarmos a total participação da empresa no Polo Papa Terra faria com que essa produção esperada saltasse para 81-121k bpde (isso claro, partindo do princípio que essa possibilidade venha a se materializar até o início de 2025, o que não é o nosso cenário-base).

    + Óleo vs Gás. Por se tratar de um ativo com a produção esperada majoritariamente composta por óleo, a tendência é que o valor econômico a ser recuperado pela empresa ao longo do tempo tende a ser mais agressiva em relação aos ativos de gás em dentrimento de uma ligera deterioração nas relação 1P/3P totais das reservas.

    Acesse o disclaimer.

    Leitura Dinâmica

    Recomendações

      Vale a pena conferir