A maior cervejaria do país reporta seus resultados do 4T21 e do ano de 2021 consolidado na semana que vem, e preparamos esse relatório com alguns números que esperamos ver no resultado e comentários sobre o cenário atual para a empresa.
A situação macroeconômica no Brasil deve seguir pressionando os resultados da Ambev. O real ainda bastante desvalorizado em relação ao dólar e os preços das commodities seguindo em níveis elevados devem seguir impactando negativamente os resultados da empresa, principalmente em termos de rentabilidade. Todavia, ainda enxergamos alguns aspectos positivos, pois esperamos ver um aumento tanto na comparação anual quanto na trimestral em termos de vendas e volume, dado que a empresa conseguiu manter boas vendas durante os períodos mais desafiadores de tempos recentes e seguiu expandindo suas iniciativas de bom crescimento digital: a plataforma BEES e o Zé Delivery. O cenário internacional deve continuar estável. Nossas estimativas estão parecidas com as que vimos do consenso, pois não acreditamos ver nenhuma surpresa positiva nem negativa para estes resultados.
Esperamos um EBITDA de R$ 7,1 bilhões para a companhia, estável na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior (variação de -0,4% a/a), porém com uma redução de margem EBITDA significativa de 7,0 p.p. chegando a 31,3%. Apesar de a rentabilidade ser comprometida, Projetamos uma receita de R$ 22,6 bilhões para o 4T21, o que implica uma melhor sequencial (comparando o 3T21 com o 4T21) de 22,6%, devido principalmente por conta da melhora sazonal de vendas, pois no quarto trimestre contamos com o período de réveillon, férias e festas, onde se consome mais bebidas alcoólicas. Na comparação com o 4T20 também esperamos um aumento relevante de receita, de 22,2%, o que se deve a ganhos de market share em relação aos seus concorrentes e um cenário mais livre em termos de movimento e encontros sociais, que deve refletir em uma melhora nas vendas no canal on-trade (vendas em bares, restaurantes, baladas, etc.), enquanto o off-trade (vendas em supermercados, shoppinga, online, etc.) deve se manter estável.
Olhando para o cenário internacional, enxergamos resultados estáveis para a AmBev, com recuperação mais forte vindo da América Latina (LAS), uma gradual piora dos resultados no Canadá e performance estável na América Central e Caribe (CAC). Os países emergentes da América Latina vem se recuperando de um período de pandemia em que eles sofreram mais do que outros países, então a melhora relativa terá maior impacto. Contudo, as commodities permanecem em níveis elevados e a desvalorização de moedas em relação ao dólar também impactar negativamente os resultados destes segmento da cervejeira. Vale ressaltar o avanço da vacinação tanto no Brasil quanto em outros países e a circulação social voltando ao “normal”, o que deve ser positivo no curto/médio para as margens da empresa.