A Ânima, assim como esperávamos em nossa prévia, reportou mais um resultado positivo no 2T22, surpreendendo nossas estimativas e as do consenso. Trimestre marcado pelo aumento de ticket médio em todos os três segmentos, já previsto por nós, dada a estratégia da Companhia em readequar seu posicionamento nas unidades adquiridas em jun/21. Destaque ficou também para a Inspirali atingindo 13k alunos e correspondendo por 30% da receita líquida gerada no trimestre.
Desempenho Financeiro: Consolidado Ânima
Os resultados divulgados hoje (15/08/2022) pela Ânima foram positivos, em nossa visão. Observamos a Companhia desempenhando bem em sua readequação na precificação dos tickets dos ativos adquiridos em junho/2021, com destaque ainda maior dado o panorama macroeconômico inflacionário e restritivo em renda para as famílias. Ponto positivo também ficou para o Ensino Digital, com crescimento em sua base de 55,9% a/a que, por conta de sua forte alavancagem operacional, viabiliza cada vez mais diluição em custos e uma melhor rentabilidade.
A receita líquida da Companhia chegou em R$ 911 milhões (+55,4% a/a e +0,9% t/t), ficando acima de nossa expectativa (+2,8%) e do consenso (+4,2%), por conta do bom repasse de ticket (como comentado acima), ganho de eficiência pelo modelo acadêmico E2A e principalmente impulsionado pela aquisição transformacional dos ativos da Laureate.
A Ânima reportou um EBITDA ajustado de R$ 273 milhões (+61,3% a/a e -19,6% t/t), também acima de nossas projeções (+5,7%) e do mercado (+9,5%), com margem de 29,9% (+0,8p.p. vs. Est. Genial e +1,4 p.p vs. Consenso). Os fatores que culminaram tal desempenho e mostrou o 13º ganho de margem anual, são focados, principalmente, em: i) nas sinergias adquiridas (vale mencionar que devemos ver esse efeito ainda mais representativo para o fim de 2022, em termos de Despesas Corporativas e diluição frente a receita líquida); ii) maior representatividade de Medicina (30,8% vs 22% no 2T21); iii) Ensino Digital (6,8% vs 3,3% no 2T21), que possuem maiores margens e os ganhos de rentabilidade provenientes do modelo E2A.
Como mencionado em nossa prévia de resultados, a escalada da taxa de juros traria impacto relevante ao bottom line das empresas em nossa cobertura. Dito isso, a Ânima reportou um prejuízo líquido de -R$ 24 milhões (vs. -R$ 4 milhões Est. Genial), todavia, melhor que o que o mercado projetava -R$36 milhões.
Ainda como nosso principal ponto de atenção na tese, o endividamento da Companhia atingiu 3,4x Dívida Líquida (ex IFRS16)/ EBITDA Ajustado (flat vs. 1T22). Temos observado a Companhia em um processo prioritário na aceleração da desalavancagem, como por exemplo, o closing fechado com a DNA Capital e a nova emissão de R$ 2 bi com redução no custo de dívida para CDI+2,60% vs. CDI+4,75%, desinvestimentos em Real Estate, além de considerarmos possíveis desinvestimentos em Marcas do grupo visando uma simplificação de portfólio.
Desempenho Operacional
Ânima Core: Readequando a Nova Base
Como mencionamos, um dos principais destaques desse resultado, foi a estratégia da Companhia em ajustar os tickets das instituições adquiridas, dado a qualidade de ensino das marcas. Foi um feito realizado com sucesso, fazendo o ticket, nas unidades em integração, subir 29,2% (de R$ 529 para R$ 683). Cabe a ressalta que isso é um processo que demanda alguns ciclos para chegar no patamar adequado, em nossa visão, porém devemos ver esse fenômeno se repetindo ao longo do ano nessas unidades.
No semestre, a unidade Ânima Core, registrou uma base de alunos no 1S22 de 261k alunos vs. 170k alunos e um ticket médio de R$ 735 (+17,2% vs. 1S21), trazendo uma receita líquida para a Companhia de R$ 1.154 milhões no 1S22 (+55,9% vs. 1S21) e R$ 280,9 milhões no 2T22 (+120,8% a/a).
Falando especificamente da dinâmica de ticket do Ensino Acadêmico, vimos um crescimento de 14,5% no total, alavancado, conforme dito acima, pelas unidades em integração (+29,2) e um ligeiro acréscimo nas unidades integradas de 3,7%.
Na linha das mudanças de base, vimos uma evasão de -6,4% vs. -6,0% em nossas estimativas, porém, com direção aos patamares pré-integração, caminhando para algo mais próximo de -5,8%.
Ensino Digital: Crescendo forte, +55,9%!
Quando olhamos para o business de Ensino Digital da Ânima, um negócio incipiente porém que começa a ganhar tração após o M&A com a Laureate, onde fez a Companhia ganhar escala nesse segmento.
Nesse trimestre, a base EAD de ensino acadêmico subiu 55,9%, representando hoje ~28% do total de alunos da Ânima (vs. 18,3% no 2T21). Como é um segmento muito competitivo, a Companhia está usando a estratégia de mercado em níveis de preço, tendo um ticket do semestre caindo -0,9% (de R$ 179 para R$ 177). Agora, após a abertura da mudança de base, passaremos a acompanhar com maior precisão dados dos fluxos de graduação (dado que antes a companhia não reportava), onde, estimamos para Companhia, um ganho ligeiro em números de evasão ante as outras listadas diante de um melhor grau de aceitação.
No semestre, a unidade de negócio trouxe R$ 549,5 milhões em receita líquida e R$ 280,9 milhões no trimestre, impactado, principalmente, pelo aumento de base.
Inspirali: também com crescimento de base
Na unidade de medicina do Grupo, hoje correspondente por 30,8% da receita líquida, também tivemos bons números reportados. Vimos a base de alunos crescer +10,4% em ensino acadêmico, diante do aumento de vagas ocasionado pelo início da operação em Brumado-BA além das escolas médicas que ainda estão em fase de maturação.
O comportamento do ticket, no geral, foi impactado pela entrada da IBCMED, focado no lifelong learning, fazendo com que o ticket médio fosse para R$ 6.979, com queda de -0,2%. Olhando apenas o ensino acadêmico, o repasse foi positivo para nós, fazendo com que o ticket médio cresça +18,2% a/a.
Nessa unidade, se concentra um dos principais pontos positivos da nossa tese em ANIM3, diante de ser o segundo maior player nesse segmento como benefício de estar com as escolas médicas em regiões geográficas de forte adesão (SP, MG, SC etc.). Foi também findada a parceira com o fundo DNA Capital, que hoje detém 25% da Inspirali como um parceiro estratégico para o crescimento nessa linha de negócio.
A Inspirali trouxe ao Grupo, uma receita líquida de R$ 549,5 milhões (+145,8% a/a) no 1S22 e no trimestre, R$ 280,9 milhões, crescendo 120,8% a/a, provando a força dessa unidade dentro da Companhia.
Recomendação:
Mais um resultado positivo da ANIM3. Seu foco no reposicionamento das marcas em integração têm gerado efeitos positivos, mesmo diante de um contexto macroeconômico adverso. Seu modelo acadêmico E2A gerando eficiências e ganhos consecutivos de margens, reforçam nossa preferência pela Ânima. Acompanharemos de perto o processo de desalavancagem da Companhia, que atualmente, possui um grau de endividamento alto, sendo a ressalva em nossa tese. Dessarte, seguimos com nossa recomendação de Compra e preço alvo de R$ 9,48.