A Ânima reportou seus resultados nesta sexta-feira (10/nov), antes da abertura do mercado. Apesar de um menor crescimento de top line em relação aos seus pares (Cogna cons. e Yduqs Est. Genial), a companhia fez um ótimo trabalho na recomposição de margens, melhorando a sua rentabilidade bruta e operacional.
A nossa leitura para o 3º trimestre foi positiva, com um repasse de preços compensando a queda na captação a/a (tanto no core quanto no EAD).
Um tópico que tem ‘maltratado’ as ações de ANIM3 neste ano (-17% YTD de performance até o fechamento da quinta-feira) é a alavancagem financeira. A companhia estava performando com um razão de Dívida Líquida/EBITDA LTM de 3,9x – acima do covenant financeiro de 3,5x esperado até o final de 2023.
Contudo, neste trimestre, com a melhora do resultado operacional combinado a diversas iniciativas para redução da dívida (como por ex. venda da carteira estudantil para a gestora Pravaler), vimos a companhia contrair sua dívida líquida em aproximadamente -8,0%, para R$ 2,8 bilhões – o que leva a uma redução de 3,9x para 3,4x dívida líquida/EBITDA Ajustado.
Apesar da louvável redução de alavancagem financeira neste trimestre, esperaremos e monitoraremos a evolução deste indicador nos próximos trimestres. Ainda é um ponto que nos preocupa, dado o alto patamar que se encontra.
Abaixo, reunimos as nossas expectativas vs. consolidado pela companhia vs. consenso do mercado.
Agora, detalharemos um pouco mais sobre a dinâmica do trimestre.
Captação caiu no core e no ensino digital
O cenário macroeconômico tem refletido de forma negativa sobre a captação da Ânima Core, em meio a um contexto estratégico de reposicionamento de marca e aumento de preços. Olhando para o segmento Core, a captação caiu -2% a/a, enquanto o Ensino Digital caiu -15,8% – vale considerar que a captação do EAD acontece todos os meses, logo, a queda é pelo efeito sazonal de demanda.
Na comparação anual do Ensino Acadêmico, o número de alunos cai apenas na Anima Core – reflexo do maior número de calouros no mix, que afeta a taxa de evasão -, com queda de -3,8%. Já os segmentos digitais e medicina crescem, +16,1% e 5,9%, respectivamente.
Evolução do ticket presencial compensa queda na captação
O aumento de ticket para o presencial ainda acontece de maneira mais branda, com evolução de +1,4% a/a. No Digital, como projetávamos, vimos uma melhor recomposição de preços, com o ticket avançando 20,4% a/a.
Inspirali segue entregando resultados sólidos
A Inspirali, segue entregando seus sólidos resultados, tanto a níveis de captação como de preços, ancorando sua resiliência e robustez que garantem uma segurança maior ao negócio. A base de alunos expandiu +12,5% a/a, enquanto o ticket do Ensino Acadêmico avançou +4,8%.
Receita líquida sobe 3,9% a/a
A receita líquida consolidada da companhia cresceu +3,9% ano contra ano, para R$ 940 milhões (sendo: Anima Core R$ 561 milhões; Ensino Digital R$ 64 milhões; Inspirali R$ 315 milhões), ficando em linha com nossas estimativas e do mercado, -0,7% e -0,5%, respectivamente.
Diluição de despesas
As iniciativas de redução de custos e despesas já são mais evidentes. Enquanto o total de custos caiu -8% a/a, vimos o lucro bruto expandir +10,7%, consolidando R$ 637,2 milhões. A margem ficou em 67,8%, expandindo +416 bps ano contra ano (+416 bps vs. Est. Genial; +362 bps vs. Consenso).
A Ânima conseguiu diluir suas despesas, em temos de GA como em outras despesas. Contudo, os maiores níveis de PDD e Marketing afetaram o nível de despesas com vendas, impactando na margem operacional.
O EBITDA Ajustado foi de R$ 308 milhões, crescendo +9,0% a/a, também em linha conosco e o consenso (-1,2% vs. Est. Genial; +2,6% vs. Consenso). A margem evoluiu +154 bps ano contra ano, saindo de 31,2% no 3T22 para 32,8%, fruto dos ganhos de rentabilidade bruta e diluição de despesas fixas (GA e outras).
Mesmo com um menor patamar de despesas financeiras, com queda de -6% a/a para -R$160 milhões, a última linha é afetada. A Ânima reportou um prejuízo líquido de -R$ 12,5 milhões, reduzindo pela metade o prejuízo do 3T22, de -R$ 29 milhões.