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    Publicado em 20 de Maio às 12:46:53

    Porto (PSSA3) | CEO Reforça Vantagens Competitivas, Eficiência, Cross-Selling e Expansão Regional

    Realizamos um café da manhã com o CEO da unidade de Seguros da Porto, Rivaldo Leite, acompanhado pela equipe de Relações com Investidores — Aleksandro Borges e Eduardo Froes — e um grupo de investidores institucionais. A conversa trouxe atualizações sobre a estratégia comercial da companhia, disciplina operacional e avanços nas verticais/produtos. O encontro reforçou nossa percepção de que a Porto segue bem-posicionada para sustentar um ROE estruturalmente acima de 20%, com múltiplos pilares de crescimento e diferenciação competitiva.

    Rivaldo destacou que a companhia atravessa um momento favorável, com rentabilidade e crescimento consistente em todas as verticais. Entre os principais temas abordados no encontro, destacam-se:

    • Canal Corretor: foco em produtividade e especialização, com uso intensivo de dados e tecnologia para ampliar o portfólio de produtos conforme o perfil de cada corretor.
    • Cross-sell: pilar estratégico com alto potencial ainda em desenvolvimento, alavancado por CRM e vendas cruzadas entre Auto, Vida e demais verticais.
    • Auto: estratégia comercial conservadora, com a integração da Azul Seguros gerando ganhos operacionais relevantes, além da expansão regional apoiada em corretores locais e parcerias com montadoras.
    • Auto | Projeto de Lei das APVs (proteção veicular): nova regulação tende a reordenar o setor; a Porto já reage com soluções acessíveis, como Azul por Assinatura e produtos voltados para motos.
    • Vantagens Competitivas: além da liderança no canal corretor, a empresa conta com outros diferenciais estruturais, como excelência operacional, qualidade com satisfação alta (NPS) e serviços agregados ao cliente.

    Seguimos com forte convicção na estratégia da Porto, que deve continuar sustentando um ROE acima de 20% no médio e longo prazo. Diante da perspectiva mais favorável, reiteramos nossa recomendação de COMPRA, com a Porto mantida como nossa top pick no setor de Seguros. Aproveitando o forte resultado do 1T25, estamos elevando nosso preço-alvo em R$ 3,00 por ação, para R$ 57,00, o que representa um upside de +15,5%. Apesar da forte performance, acreditamos que as ações (PSSA3) seguem negociando a múltiplos atrativos: 10,2x P/E 2025e8,9x P/E 2026e2,3x P/VP 2024, além de um dividend yield estimado em 5,0% para 2025.

    Canal Corretor: Foco em Vocação e Produtividade

    A Porto segue promovendo uma transformação robusta na gestão e na atuação do canal corretor, que continua sendo o principal motor de distribuição dos produtos da companhia. A estratégia vai além da simples expansão da base: o foco está em aumentar a produtividade e oferta dos corretores existentes, apoiando-se em dados, tecnologia e capacitação.

    O executivo reforçou que não há conflito entre verticais pelo canal corretor, dado o tamanho e capilaridade da base. O foco é entender a vocação de cada parceiro e trabalhar sua especialização com coerência. Nesse sentido, a companhia evita forçar uma atuação generalista, pois acredita que isso pode comprometer a qualidade da venda e o relacionamento com o cliente.

    Os corretores que atuavam exclusivamente com Auto passaram a ofertar outras variedades de produtos, como Vida, Saúde e Residência, que são mais rentáveis. Essa expansão vem sendo feita com apoio em dados, respeitando o perfil do corretor e permitindo uma atuação mais estratégica e segmentada. Como reflexo, grandes parceiros têm replicado o modelo verticalizado da própria Porto, estruturando times comerciais especializados por produto.

    Número de Corretores em Expansão: Porto Investe na Capacitação para Ampliar Oferta de Produtos

    Fonte: Porto e Genial

    Quanto mais, melhor. O grande diferencial da capacitação dos corretores é o impacto direto na produção de prêmios e comissões. Corretores que atuam em duas ou mais verticais (por exemplo, auto e saúde) apresentam um desempenho 5,6 vezes maior do que aqueles focados em apenas um segmento. Esse efeito reforça a estratégia da Porto de ampliar o portfólio dos corretores, maximizando a penetração de produtos e impulsionando o crescimento da receita.

     Cross-sell: Motor de Crescimento com Espaço Para Crescer Ainda Mais

    O cross-sell é um dos grandes motores da estratégia da Porto, com um campo ainda amplo para ser explorado. A companhia tem promovido ações para estimular o aumento da penetração de produtos por cliente, tanto via corretor quanto por canais próprios, com uso intensivo de CRM, sistemas e dados para desenhar ofertas relevantes e evitar abordagens genéricas ou excessivas.

    A companhia vê o cross como uma alavanca-chave para alavancar o retorno sobre capital e aumentar o lifetime value dos clientes, com destaque para as vendas cruzadas nos segmentos de auto, vida, residência, cartão de crédito, planos de coparticipação (saúde), consórcio e conta digital.

    Distribuição dos Corretores por Quantidade de Produtos Vendidos: Expansão das Vendas Cruzadas

    Fonte: Porto e Genial

    Índice de Penetração

    Fonte: Porto e Genial

    Auto: Disciplina Comercial, Ganhos Operacionais e Expansão Regional

    Sinergias com unificação de sistemas

    A Porto vem trabalhando na unificação com a Azul Seguros, marca que operava separadamente, com finalização prevista para agosto. A migração total para um único sistema e CNPJ trará ganhos operacionais importantes: (i) agilidade na implementação e ajustes de tarifas, (ii) menor sobrecarga para o corretor (redução da quantidade de sistemas/plataformas), (iii) racionalização de pessoal (redução de headcount) e (iv) maior proteção estratégica (ao reduzir as informações segmentada por marca que são disponíveis ao concorrente).

    unificação dos sistemas deve impulsionar a eficiência operacional e contribuir diretamente para a redução dos índices de despesas administrativas, além de ter potencial para melhorar o NPS. A empresa projeta que a simplificação dos processos e a eliminação de redundâncias deve fortalecer a estrutura de custos e beneficiar a margem operacional nos próximos trimestres.

    Durante a Porto Day, a integração de sistemas e plataformas tem já tem gerado melhoras como redução de -17% o índice de contato de seguros em 2024 e aumento de +33pp na percepção dos corretores sobre a usabilidade do Cotador Seguro Auto da Porto.

    Integração de Sistemas e Plataformas da Porto: Término em Agosto de 2024

    Fonte: Porto e Genial

    Despesas Administrativas: Porto Mira Índice de um Dígito

    Com a unificação dos sistemas e plataformas. A gestão acredita que a unidade de seguros deve fechar o ano com índice de despesas administrativas (DA) em torno de 10%-11%, com expectativa de convergir para um dígito nos próximos anos. Esse movimento vem sendo sustentado por automação de processos, uso de AI e racionalização de estruturas, especialmente após a unificação dos sistemas.

    Competição e Precificação no Auto

    O uso massivo de ferramentas de multicálculo transformou a dinâmica do setor. Os corretores, clientes e o concorrentes têm acesso às tarifas em tempo real, tornando o ambiente altamente competitivo. A Porto, como líder, tem sido firme em sua estratégia de não entrar em guerras de preço, já que a concorrência apenas replicaria a redução, resultando em perda de margem, sem impulso de volume.

    A unidade de Auto deve seguir com crescimento modesto, especialmente diante da pressão competitiva e do posicionamento já forte da empresa no mercado. A estratégia é manter o preço mesmo em contextos de menor crescimento, protegendo margens e valorizando a qualidade percebida da marca, que costuma ser fator decisivo quando os preços estão nivelados.

    Frota e Perfil de Veículos

    A frota brasileira vem envelhecendo, mas a Porto enxerga boa rentabilidade mesmo nos veículos mais antigos, que com a melhora de qualidade já não carregam os mesmos riscos operacionais de antigamente.

    Ao mesmo tempo, observa-se crescimento relevante dos veículos elétricos, especialmente no 0km. A rentabilidade nos veículos elétricos tem sido boa também. Esse tipo de carro possui menos peças (~70% a menos), mas sofre forte depreciação (cerca de 35% após o primeiro ano), o que já é incorporado à precificação.

    Time Exclusivo para Montadoras

    A Porto criou uma área comercial dedicada às montadoras, algo que não tinha antes por receio de desintermediar o corretor. O modelo atual permite que a montadora pague o seguro, mas mantendo o corretor do cliente no processo — solução que protege o canal e garante conversão. Hoje, a empresa já atua com BYD e VW (em lançamentos).

    Expansão Regional

    A regionalização é outro eixo explorado da estratégia. A empresa tem mostrado evolução em praças como Rio de Janeiro (principalmente no interior), Norte, Nordeste e Sul. O modelo de expansão envolve principalmente ativar corretores locais, mas também garantir estrutura de apoio (oficinas, guincho, peças e posicionamento de marca).

    Projeto de Lei das APVs: Regulação Deve Reorganizar o Mercado

    A nova regulamentação para associações de proteção veicular (APVs) fornece a essas entidades um prazo de um ano (já em andamento) para se adequarem, com exigências como constituição de reservas, pagamento de impostos e maior supervisão.

    A expectativa é de uma consolidação significativa no setor, com parte das APVs encerrando atividades e outras se agrupando em estruturas mais robustas. A nova regulação não coloca as APVs no mesmo patamar de exigência das seguradoras, mas a evolução regulatória é vista como um passo importante na formalização e fiscalização desse mercado. Esse formato inicial as coloca mais próximo de uma administradora de serviços. Embora não existam dados oficiais, estimativas da CNSeg apontam para uma frota de cerca de 7 milhões de veículos nas APVs — um volume considerável frente ao mercado segurado.

    Para competir com esse modelo, a Porto tem ampliado seu portfólio com produtos mais acessíveis e flexíveis, como o Azul por assinatura e produtos voltados para o segmento de motos, e continua estudando outras possíveis soluções. O Azul por assinatura já está integrado a 95% das plataformas de multicálculo — movimento recente, viabilizado após a unificação dos sistemas. Esses produtos têm ticket médio mais baixo e comissões menores, mas atendem a um perfil de corretor e consumidor diferente, ampliando o alcance da companhia.

    Vida: Crescimento Consistente, mas Ainda Subpenetrado

    A vertical de Vida tem mostrado crescimento constante, com avanços de dois dígitos nos últimos anos, mas ainda está longe do seu potencial, segundo o executivo.

    A Porto tem cerca de 4 a 5 produtos ativos na prateleira e estuda ajustar a oferta para otimizar os resultados. Um dos principais desafios comerciais está na baixa taxa de oferta espontânea por parte dos corretores, que tendem a priorizar produtos de maior comissão/ticket ou mais simples de explicar.

    Vantagens Competitivas: Além do Corretor, Excelência Operacional e Valor Agregado

    Além da força de distribuição no canal corretor independente, a Porto destaca como principais diferenciais competitivos:

    • NPS elevado nas principais verticais entre corretores e clientes;
    • Capilaridade e forte relacionamento com corretores;
    • Serviços adicionais que agregam valor ao cliente, como instalação de antifurto ou benefícios em estacionamento, com redução de risco embutida nesses serviços, ajudando a conter sinistralidade;
    • Eficiência na compra de peças no segmento auto, ajudando a baratear a sinistralidade.  
    • Aumento do uso de tecnologia, incluindouso de inteligência artificial tanto na vistoria prévia quanto na auditoria de sinistros.

    Satisfação (NPS) com Corretores: Porto #1 entre Corretores; Nota da Porto 1,87x Acima do Mercado

    Fonte: Porto e Genial. Pesquisa anual de corretores 2024

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