Hoje (27/nov) o Assaí realizou o seu Investor Day 2023. Neste relatório trazemos os principais pontos explorados ao longo do evento e aproveitamos para atualizar nossas estimativas conforme incorporamos o resultado do 3T23 e ajustamos a expectativa de aberturas para os próximos anos.
Nossa expectativa segue positiva para Assaí, frente a (i) rápida maturação das conversões, (ii) perspectiva de aceleração da desalavancagem ao longo do próximo ano, (iii) continuidade da expansão orgânica e um bom histórico de execução e (iv) outras avenidas de crescimento. Mantemos nossa recomendação de COMPRA, e revisamos nosso target price 12M para R$18,00 (vs. R$17,00 anteriormente).
Destaques do evento
Continuidade da expansão orgânica. Com 60 conversões concluídas (das 66 lojas adquiridas), a companhia reforçou que a expansão orgânica seguirá como uma prioridade nos próximos anos. Os planos incluem a abertura de 15 lojas em 2024 e 20 lojas em 2025. Para essas lojas “padrão” a companhia planeja um Capex de ~R$70m/loja e estima um faturamento médio mensal de ~R$ 22m, uma margem EBITDA de ~7,2% (pós-IFRS) e um ROIC > 20%. Os executivos reforçam o potencial de crescimento da rede, afirmando que 91 cidades no Brasil com mais de 150k habitantes não tem uma loja Assaí. Ainda assim, a expansão de curto prazo ainda deve seguir focada no estado de São Paulo, com cerca de ~50% da expansão de 2024 voltada ao estado.
Aceleração da desalavancagem. Os executivos destacaram alguns pontos que devem acelerar o processo de desalavancagem da companhia a partir de 2024, sendo eles: (i) crescimento do EBITDA, via maturação acelerada do projeto de expansão, (ii) liberação de caixa por meio da gestão eficiente do capital de giro – principalmente da linha de fornecedores, (iii) menor nível de Capex – entre R$ 1,5b e R$ 2,0b – e (iv) fim dos pagamentos ao Extra – último pagamento relativo à aquisição de pontos comerciais (R$ 900m) deve ocorrer no 1T24. Com isso, a companhia espera fechar o ano de 2024 com uma alavancagem abaixo de 3,5x Dívida Líquida / EBITDA (ajustado pré-IFRS16).
Avenidas de crescimento. Além da continuidade da expansão física, o Assaí destacou outros drivers para o crescimento da rede, tais como:
(i) Maior rentabilização dos ativos. Algumas oportunidades seriam a expansão do portfólio de produtos e serviços, explorando novas categorias para alcançar novos perfis de clientes e oportunidades, a exploração das novas galerias comerciais, trazendo fluxo para as lojas e diluindo custos, e a comercialização de espaço publicitário nas lojas.
(ii) Desenvolvimento da estratégia Phygital (físico + digital). Continuidade da estratégia Phygital, continuando a desenvolver o a integração dos canais para impulsionar o Same Store Sales (SSS).
(iii) Serviços financeiros. Crescimento da oferta de serviços financeiros, com foco no público PJ (B2B), expandindo a oferta e também explorando a venda de produtos financeiros aos não-portadores do cartão Passaí.
M&A pode ser uma estratégia no futuro. Com o nível de alavancagem atual, entendemos que o foco no curto prazo deve seguir na expansão orgânica. Ainda assim, o Assaí se mostrou aberto a oportunidades de M&A futuramente, de modo que a entrada da rede nos estados do RS e SC (únicos estados ainda sem lojas Assaí) pode vir a ocorrer via M&A.
Revisando as estimativas
Aproveitamos para revisar nossas estimativas, a medida em que incorporamos o resultado do 3T23 e ajustamos o número de aberturas esperadas para 2024 e 2025 para convergir com o guidance dado pela companhia ao longo do Investor Day. Com base nas atualizações, aumentamos nosso target price 12M para R$ 18,00 (vs. R$ 17,00 anteriormente), implicando em upside de +33,4% em relação ao fechamento de hoje (27/nov).