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    Publicado em 13 de Novembro às 22:35:52

    Assaí (ASAI3) | Investor Day 2024: Mais do mesmo!

    Hoje (13/nov), o Assaí realizou seu Investor Day 2024, detalhando os pilares que suportam sua estratégia de curto prazo com foco em desalavancagem, alocação disciplinada de capital e maximização do potencial dos ativos existentes – além de detalhar sobre potenciais alavancas para geração de valor no médio e longo prazo.

    Vale a pena ressaltar que em outubro a companhia já havia revisado seu guidance para 2025 e 2026, adotando uma postura mais conservadora, reduzindo o ritmo de expansão e nível de capex, mantendo foco na saúde financeira e na aceleração da desalavancagem. Confira mais detalhes aqui.

    Reforçamos nossa visão de que o Assaí deve seguir focado na desalavancagem financeira e no crescimento sustentável, com controle de despesas e uma postura cautelosa em relação à expansão para enfrentar os desafios do cenário macroeconômico atual. Negociando a 9,5x P/E 2025 (Est. Genial), reiteramos a recomendação de COMPRAR e preço-alvo 12m de R$ 10,00.

    Destaques do evento

    Desalavancagem e disciplina de capital. Frente ao cenário de volatilidade e pressão de juros, o Assaí reforçou novamente seu compromisso em reduzir a alavancagem a partir de uma estratégia focada em geração de caixa e redução do endividamento – reiterando o guidance de DL/EBITDA abaixo de 3,2x ao final de 2024 e de 2,6x para 2025. Entendemos que o processo deve continuar sendo suportado por 3 principais pilares: (i) crescimento do EBITDA, sustentado pela maturação das conversões e controle de despesas, (ii) redução do nível de Capex, com uma previsão de R$1,0-1,2 bilhões para 2025 (conforme havia sido anunciado na revisão do guidance), e (iii) melhoria no perfil da dívida, que passa a ter prazo médio de 41 meses e custo médio de CDI + 1,40% (vs. 32 meses e CDI + 1,49% em 2022).

    Maximização dos ativos existentes e expansão de portfólio. Após um período intenso de expansão, o Assaí agora direciona esforços para rentabilizar seus ativos, com foco em novas categorias de produtos e na ampliação de serviços dentro das lojas. A companhia ressalta que a integração de serviços nas lojas tem o potencial de elevar a frequência e recorrência dos clientes. Já a expansão do sortimento aumenta a atratividade para perfis diversificados de consumidores, incluindo o público AB – tendo o potencial de aumentar o share of wallet capturado pelo Assaí. A companhia reforçou que a expansão de serviços está sendo conduzida com rigoroso controle de despesas, assegurando que cada adição ao portfólio contribua para a rentabilidade sem pressionar a estrutura de custos.

    Entendemos que, com um sortimento e comunicação adaptados regionalmente, o Assaí pretende explorar oportunidades que maximizam o potencial de cada ponto de venda, diluindo custos e reforçando o engajamento local. Adicionalmente, a companhia reforçou o plano de monetização de espaços internos via oportunidades em retail media e publicidade para aumentar a rentabilidade dos ativos.

    In & Out: Uma nova abordagem para produtos sazonais e de oportunidade. O Assaí está implementando um projeto de vendas ‘In & Out’, que traz produtos não alimentares em segmentos como eletrônicos, têxteis e bazar para oferecer itens de alta demanda por tempo limitado e com ofertas específicas. Entendemos que esse modelo gera vendas incrementais, mas também reforça a recorrência ao criar uma expectativa constante no cliente em torno de novas ofertas. A ideia é que o cliente associe o Assaí a um espaço dinâmico, que integra itens de oportunidade sem comprometer a rentabilidade dos produtos regulares.

    Modernização de processos e digitalização. Após alguns anos focado no seu projeto de conversões, entendemos que o Assaí acabou ficando defasado em alguns processos operacionais. Nesse contexto, a companhia reforçou sua atual transformação dos processos core na busca por aumentar a eficiência da operação, com a introdução de novos sistemas que otimizam compra, abastecimento e precificação. Com a modernização em andamento, apoiada por inteligência de dados e IA, o Assaí visa maior agilidade e precisão nas decisões. Esse movimento de digitalização também impacta a jornada do cliente, com o app Meu Assaí – que já conta com 14 milhões de clientes cadastrados – sendo usado para ofertas direcionadas que aumentam o ticket médio e a frequência de compras. Com 51% do faturamento identificado passando pelo app, o Assaí está desenvolvendo campanhas personalizadas que maximizam a eficiência das comunicações e ofertas.

    Expansão dos serviços financeiros para o público PJ.  Entendemos que o Assaí pretende explorar os serviços financeiros como uma oportunidade estratégica para fortalecer o relacionamento com o público PJ. A companhia mencionou os planos de passar a ofertar soluções de subadquirência que permitiriam fidelizar esses clientes e gerar insights para aprimorar a proposta de valor para esse público, além de também permitir que a companhia atenda às demandas dos fornecedores, que enxergam valor estratégico nos dados para desenhar novos produtos e serviços.

    Avenidas de criação de valor. A estratégia do Assaí é sustentada por cinco pilares interligados que suportam o crescimento e a geração de valor: (i) maximização do potencial dos ativos existentes, com foco na adição de novas categorias e serviços, (ii) inovação e digitalização, integrando a experiência do cliente e aprimorando a eficiência operacional, (iii) ganhos de produtividade, com rigor no controle de despesas para sustentar a trajetória positiva das margens, (iv) expansão orgânica seletiva de lojas em regiões estratégicas, e (v) potenciais aquisições que podem ser exploradas no futuro, após terem sido endereçadas as questões relacionadas ao endividamento.

    Vale ressaltar que os pontos (i), (ii) e (iii) contemplam o curto prazo, enquanto o ponto (iv) poderia ganhar mais foco do médio prazo e, por fim, o ponto (v) estaria no longo prazo.

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