Seguimos com recomendação de COMPRA para as ações da CESP6. Conforme mencionamos no nosso último documento sobre a reestruturação societária da empresa, a recente melhora nos termos das relações de troca CESP x Ativos da VTRM + Caixa da CPP não refletiu o valor que nós julgávamos justos para o papel. Entretanto, continuamos achando que vale a pena seguir como acionista da empresa e participar da incorporação societária que a empresa está passando à medida que existem algumas alavancas interessantes a serem exploradas com a conclusão de todo esse processo (sinergias operacionais, ações serão negociadas em apenas uma classe de ativos, novo pipeline de projetos e etc). À medida que a empresa negocia próximo ao seu valor patrimonial, não achamos que faça sentido o desinvestimento no papel.
Essa nota não tem o objetivo de explorar o case da CESP e serve apenas para trazer luz ao cronograma que os controladores estão propondo para os atuais acionistas da empresa. Conforme mencionamos abaixo, as datas-chave são o próximos dia 25/03 e 28/03. Nessas datas, as ações da CESP deixarão de ser negociadas para depois passarem a ser negociadas sobre o “guarda-chuva” da Votorantim. Para os que ainda não possuem investimentos nos papéis da empresa, sugerirmos entrar no link no nosso primeiro parágrafo e ler tudo que já escrevemos sobre o processo que a empresa vem passando.
De acordo com o fato relevante, o cronograma da reestruturação societária deve seguir da seguinte forma:
18/03: Fim do prazo do direito de retirada pelos acionistas da CESP. Como mencionamos anteriormente, achamos que o valor patrimonial da CESP não reflete fundamentalmente a qualidade do ativo e os benefícios da incorporação.
23/03: Realização das reuniões dos conselhos de administração da CESP e da VTRM para declarar as condições da incorporação e resgate de ações preferenciais da VTRM e para determinar a data do fechamento.
25/03: Data de Fechamento. Último dia de negociação das ações da CESP – data sujeita a aprovação dos conselhos no dia 23/03.
28/03: Início das negociações das ações da VTRM (CESP + Ativos da Votorantim + Capitalização da CPP na nova empresa).
30/03: pagamento do crédito aos acionistas da CESP não dissidentes (ou seja, aqueles que não aceitaram os termos do direito de retirada).