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    Publicado em 12 de Maio às 18:20:44

    Fim da turbulência? | Prévias de Tráfego Aéreo – Abril de 2023

    Azul e Gol divulgaram seus dados de tráfego referentes ao mês de abril. Essencialmente, abril é o primeiro mês em que a sazonalidade fraca ocupa o mês por completo. Historicamente, além de volumes de passageiros menores, também é normal observarmos uma queda substancial na taxa de ocupação. Se por um lado, nossas expectativas em torno dos volumes se concretizaram, isto é, observamos queda na comparação mensal, por outro lado, tivemos surpresa positiva da manutenção da taxa de ocupação em níveis ótimos, próximos dos 80%.

    Diferente do que imaginávamos, os dados reportados pelas companhias aéreas seguem nos surpreendendo positivamente. Mesmo com os preços das passagens ainda em patamares muito elevados em relação ao histórico, a demanda por viagens segue resiliente, superando os níveis de 2022, e em alguns casos, até mesmo se mantendo acima dos níveis pré-pandemia.

    O que aconteceu em abril?

    O IPCA de passagens aéreas de abril registrou uma alta expressiva em relação ao mês anterior de 11,97% mesmo em um mês sazonalmente mais fraco. Desde 2000, não é comum observarmos altas expressivas nos níveis de tarifa em abril. Dessa vez, o efeito de alta nas passagens vem casado a uma redução no preço do QAV e isenção de PIS/COFINS, o que potencializa não apenas os Yields, como também as margens da Companhias aéreas.

    O dólar por sua vez apresentou uma média de aproximadamente R$ 5,01 em abril, enquanto seu preço de fechamento foi de R$ 4,99. Ambos os valores, se comparados com todos os trimestres a partir de 2022, foram os menores até então (ressaltamos que estamos comparando um único mês com a média/fechamento trimestral).

    Além disso, tivemos a aprovação da MP 1147/2022 na câmara dos deputados, que por sua vez segue para votação no senado, podendo ou não ser retornado à câmara novamente antes de ser convertida em lei. Acreditamos que a medida deva ser aprovada, algo que seria extremamente benéfico para o setor aéreo, visto que isentaria as companhias do pagamento de PIS/COFINS até o final de 2026, elevando seus Yields e impulsionando seus resultados operacionais.

    Tendência deve continuar?

    Em relação às empresas do setor, seguimos céticos em relação à demanda por passagens aéreas ao longo do ano e ainda acreditamos que elas estão relativamente otimistas com os cenários projetado. No entanto, a provável aprovação da Medida Provisória mencionada anteriormente poderá compensar uma possível perda de receita em termos de volume de passageiros.

    Além disso, esperamos que o preço médio do combustível adquirido pelas companhias aéreas siga em queda, dado os reajustes recém-anunciados pela Petrobras no que diz respeito ao Querosene de Aviação e a constante queda no preço do barril de petróleo.

    Em suma, esperamos que a demanda ainda continue relativamente alta, mas aquém da esperada pelas companhias. Porém, os ganhos de margem que poderão ser obtidos com a MP e a redução no preço do QAV poderão, até certo ponto, auxiliar as companhias durante o decorrer do ano. Sendo assim, podemos esperar que Azul e Gol reportem dados positivos em relação aos que foram reportados no ano passado.

    Azul (AZUL4)

    Em abril, a demanda (RPK) da Azul foi de 2,7 bilhões, +6,6% a/a e -2,2% m/m. A oferta total de assentos (ASK) foi de 3,4 bilhões, +8% a/a e -3,4% m/m. Tivemos uma taxa de ocupação menor, finalizando o mês em 78,8% contra 79,8% no mesmo mês do ano passado. Destacamos que mesmo em um mês sazonalmente mais fraco, a queda da demanda em relação ao mês anterior não foi muito expressiva devido à adição dos novos slots em Congonhas. No entanto, ressaltamos que mesmo com a sazonalidade a taxa de ocupação também apresentou leve melhora no comparativo mensal.

    Seguimos com nossa recomendação de MANTER para Azul, com preço alvo de R$ 15,00.

    Gol (GOLL4)

    A Gol reportou números positivos e acima das nossas expectativas. A demanda atingiu (RPK) 2,6 bilhões, +13,6% a/a e -10,2% m/m. A oferta total de assento (ASK) foi de 3,3 bilhões (+12,5% a/a e -6,4% m/m). Olhando para a taxa de ocupação, ela foi relativamente maior, finalizando o mês em 79% contra 78,2% no mesmo mês do ano passado. Por fim, o volume de carga se manteve estável em relação a março, finalizando o mês de abril em 8,1 mil toneladas transportadas. No entanto, apesar de positivos, a Gol ainda segue abaixo do seu operacional pré-pandemia.

    Devido aos eventos previamente mencionados, estamos alterando nossa recomendação de Gol de VENDER para MANTER, atualizando nosso preço alvo de R$ 6,20 para R$ 6,50.

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