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    Publicado em 28 de Novembro às 20:28:40

    Carrefour (CRFB3) | Investor Day 2023: Conversão é o nome do jogo!

    Hoje (28/nov) o Carrefour realizou o seu Investor Day 2023. Neste relatório trazemos os principais pontos explorados ao longo do evento e aproveitamos para atualizar nossas estimativas conforme incorporamos o resultado do 3T23 e ajustamos a expectativa de aberturas e Capex para os próximos anos, para refletir o guidance dado pela companhia.

    Entendemos que as iniciativas implementadas pelo grupo devem impulsionar a operação no médio prazo, ainda havendo um tempo natural de maturação para captura das sinergias do Grupo Big e para ramp-up da rentabilidade de novas lojas. Assim, seguimos com um posicionamento conservador para Carrefour no curto prazo. Reiteramos nossa recomendação de MANTER, com target price 12M de R$ 14,00 (vs. R$13,00 anteriormente).

    Destaques do evento

    Integração do Grupo Big e captura de sinergias. A companhia destacou a complementariedade geográfica alcançada por meio da aquisição do Grupo Big, com as 129 conversões finalizadas em 12M. Além das lojas, a companhia reforçou a integração dos Centros de Distribuição, Sistemas de TI e de equipes, reduzindo custos e permitindo a captura de R$1,5b em sinergias até o momento. Os executivos também afirmaram que devem ultrapassar o guidance de R$2,0b (até final de 2025), dizendo que encontram cada vez mais oportunidades a serem exploradas em termos de eficiência de SG&A, compras diretas e logística. Além disso, a companhia destacou que, ao longo do trabalho de integração do Grupo Big, identificou diversas oportunidades que podem ser exploradas dentro do próprio Carrefour, integrando os diferentes formatos e impulsionando a eficiência operacional.

    Geração de valor via otimização de portfólio. Ao longo do evento, ficou claro que o foco da companhia deve estar voltado à otimização do portfólio de lojas nos próximos anos, identificando qual formato é ideal para cada ponto de venda. Como parte dessa estratégia, o Carrefour irá converter certas lojas de Hipermercado, ativos em localizações privilegiadas com forte fluxo B2C, para os formatos de sucesso do grupo – Atacadão e Sam’s. No total, a companhia pretende realizar ~40 conversões ao longo dos próximos dois anos. Adicionalmente, a companhia deve fechar ou vender certas lojas que não estejam performando conforme o esperado.

    Resultados esperados. Para 2024, o guidance dado foi de uma abertura de 10-12 lojas do Atacadão e 7-9 do Sam’s Club – sendo todas conversões de outros formatos (Hipermercado). Na maturidade, a companhia estima um impactado positivo em R$10m – R$15m no EBITDA anual por loja. Adicionalmente, com o fechamento ou venda de lojas não lucrativas, a companhia prevê um impacto positivo de R$150m – R$200m no EBITDA anual, além de uma potencial entrada de caixa via monetização imobiliária que seria capaz de compensar as despesas de desmobilização. Totalizando os efeitos, o impacto potencial estimado no lucro operacional deve estar entre R$180m e R$ 220m em 2024, aumentando para R$550m – R$ 800m em 2026.

    Foco em eficiência de custos. Além do efeito positivo mapeado do novo projeto de conversões, a companhia reforçou seu foco também na agenda de eficiência operacional, visando maximizar a rentabilidade dos ativos existentes. Como iniciativas de cortes de custos, os executivos citaram (i) a integração de sistemas, (ii) racionalização de despesas e (iii) revisão da estrutura, por meio das quais a companhia estima ganhos anuais de R$300m. Adicionalmente, foi citada a possibilidade de captura de sinergias entre formatos, que resultariam em economias adicionais e possibilitariam o aproveitamento de ganhos de escala.

    Potencial aumento de geração de caixa. Os executivos destacaram alguns pontos que devem impulsionar a geração de caixa ao longo do próximo ano, sendo eles: (i) aumento do EBITDA, via maximização da rentabilidade dos ativos atuais aliada a maturação natural das novas lojas; (ii) redução das despesas de juros, pretendendo reduzir o endividamento bruto e as taxas pagas, junto à gestão de provisões; (iii) redução das despesas fiscais, com o uso dos créditos fiscais dos prejuízos acumulados do Grupo Big; (iv) gestão do capital de giro, com ganhos principalmente na linha de estoques, e (v) menor nível de Capex – entre R$ 2,2b e R$2,5b (um redução de cerca de -40,% a/a) – aproveitando as conversões e combos de lojas para continuar a expandir os formatos de maior crescimento de maneira menos intensiva em capital.

    Update do carve-out da unidade imobiliária. Em relação ao Carrefour Property, a companhia afirmou que já realizou ao longo deste ano a definição do perímetro de ativos próprios que serão parte do carve-out, além de definirem a reorganização da estrutura legal do negócio. Agora, a companhia aguarda um momento melhor em termos macroeconômicos para dar continuidade a estratégia e poder gerar mais valor aos acionistas.

    Sobre a estrutura, a empresa terá dois tipos de carteiras: (i) Rent Co – vertical de aluguel de área de vendas, que buscará 1-3 parceiros para serem sócios minoritários (juntos deterão <50% do capital social), e (ii) Dev Co – vertical de projetos de desenvolvimento, buscando apenas um parceiro desenvolvedor imobiliário por projeto.  

    Highlights Atacadão. Entendemos que o Atacadão deve continuar ganhando relevância na operação do grupo. Ao longo do evento, os executivos destacaram algumas alavancas que devem impulsionar o desempenho do Same Store Sales (SSS) desse formato, sendo eles: (i) aumento do tráfego B2C, por meio da oferta de serviços em loja (aumentando a recorrência dos clientes) e de outras iniciativas que melhorem a experiencia dos clientes (ex. self-checkout); (ii) maturação das lojas novas e conversões, com 30% do parque de lojas em processo de ramp-up ao longo dos próximos três anos, a maturação da área de vendas deve impulsionar o crescimento da operação no curto prazo, e (iii) aumento da penetração de e-commerce. O CEO do Atacadão destacou que ainda existe um potencial para expansão física, com 90 cidades de mais de 100k habitantes sem a presença de um Atacadão, além de existir a oportunidade de entrar em mercados ainda não explorados com lojas menores. O executivo afirmou que existem 110 lojas adicionais mapeadas, ressaltando o potencial de crescimento da rede tanto por meio de conversões, quanto por expansão orgânica.

    Revisando as estimativas

    Aproveitamos para revisar nossas estimativas, a medida em que incorporamos o resultado do 3T23, ajustamos o número de aberturas esperadas para 2024 e 2025 e ajustamos o nível de Capex para os próximos anos para convergir com o guidance dado pela companhia ao longo do Investor Day. Com base nas atualizações, aumentamos nosso target price 12M para R$ 14,00 (vs. R$ 13,00 anteriormente), implicando em upside de +20,8% em relação ao fechamento de hoje (28/nov).

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