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    Publicado em 17 de Novembro às 10:29:08

    COGNA (COGN3) | 3T21: Margem melhora, mas ainda registra prejuízo de R$122 milhões

    Resultado veio fraco, mas poderia vir bem pior

    A Cogna reportou seus resultados do 3T21 com receita acima da expectativa do mercado, mas com um lucro abaixo do esperado. A receita líquida veio em R$1.169 milhões, 7,0% abaixo do mesmo período do ano anterior apesar do aumento de 8,5% da base de alunos, muito devido à pressão da concorrência sobre o ticket médio e aumento da base de alunos EAD. A provisão para créditos de liquidação duvidosa (PCLD) diminuiu significativamente, com queda de 35,7% t/t e 43,7% a/a, como efeito de reestruturação da carteira de recebíveis após a contratação de uma consultoria externa e mais rigor na admissão de novos alunos. Aliado à expansão do segmento EAD e à melhoria da carteira de recebíveis da companhia, a margem EBITDA apresentou um aumento de 1.9 p.p a/a, ainda assim, abaixo do esperado pelo mercado. A alta da taxa de juros levou a um resultado financeiro 18,7% a/a mais alto, impactando negativamente o lucro líquido que terminou o trimestre em um prejuízo de R$122 milhões.

    Do ponto de vista operacional, percebemos um foco maior da companhia no segmento EAD, cuja margem é superior ao presencial porém com ticket médio inferior. Tal efeito foi percebido pelo aumento de 40,3% a/a na captação de alunos EAD, impulsionando o número total de alunos do segmento em +19,1% em um ano. Por outro lado, o segmento presencial teve uma queda de 18,6% no número total de alunos, apesar de uma captação 24,5% maior do que no ano anterior devido à fraca base de comparação. O ticket médio sofreu uma redução significativa de 24,2% a/a no agregado (EAD + Presencial) atingindo o valor de R$321 por aluno, no segmento EAD a queda foi menos significativa de 10,7% atingindo R$199 por aluno, enquanto no presencial a queda foi de 14,9% a R$794 por aluno. A queda já era esperada devido à alta competição e aumento da oferta de cursos, mas em magnitude menor do que a ocorrida.

    Pontos Positivos 

    • Crescimento Digital: Aumento da representatividade do segmento EAD para 77,4% (+7,3p.p a/a), com margem superior ao segmento Presencial
    • Estrutura de Capital: Sólida estrutura de capital com baixa alavancagem financeira (2x Dívida Líquida/EBITDA) para futuros M&A’s
    • Crescimento de outras receitas: Aumento de 14,3% a/a na receita relativa às vendas do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático)
    • Carteira de recebíveis: queda no prazo médio dos recebíveis da Vasta (-7 dias a/a e -34 dias t/t)

    Pontos Negativos  

    • Ticket médio: Valor do ticket médio pressionado pela competição nos segmentos Presencial (-7,2% a/a) e EAD (10,7% a/a)
    • Evasão: Evasão segue em patamares elevados
    • Captação: Captação presencial (graduação) segue inferior à níveis pré-pandêmicos. (-51,3% vs. 3T19)
    • Macro: Cenário macroeconômico adverso impactando crescimento futuro

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