A Tenda lançou a prévia operacional para o 4T21, os resultados operacionais se mantiveram semelhantes ao do trimestre anterior, sem muitas surpresas sejam boas ou ruins. A companhia fechou o trimestre com R$ 836m em lançamentos (+31,9% t/t e -5,5% a/a). Já no ano, o VGV lançado fechou com um aumento de 15%, totalizando R$ 3,1b vs R$ 2,7b em 2020. Suas vendas líquidas no trimestre foram de R$ 781m, apresentando uma queda de 1,8% a/a e leve crescimento de 1,4% em relação ao trimestre anterior.
O landbank da incorporadora continua em um nível super saudável, com capacidade de lançamentos potencial de R$ 12,4b, capaz de sustentar os lançamentos por mais quatro anos no ritmo atual. Ainda, houve um aumento do percentual do landbank que será pago via permuta, reduzindo a exposição de caixa da companhia e permitindo maior geração de caixa no futuro.
Por fim, o VSO anual da empresa apresentou um aumento de 4,3p.p. de 2020 para 2021, atingindo 65,1%, o que consideramos bem saudável e acima da média das empresas que atuam no segmento econômico. A VSO trimestral ficou em 31,7% (-1,1% t/t e -0,6 a/a).
Em relação à parte financeira, a incorporadora contou com um aumento no preço médio por unidade no ano de 12,3%, o que é insuficiente para cobrir o aumento médio de 21,3% do preço dos insumos de construção, resultando em uma queda na margem bruta ao longo do ano. Ainda poderemos ver aumento de preços levando em conta a atuação quase isolada da Tenda no grupo 2 (renda familiar de R$ 2-4k/mês) do Programa Casa Verde e Amarela (PCVA). Dessa forma, estamos confiantes na melhoria da margem bruta da companhia nos próximos trimestres, porém esperamos que no quarto trimestre este número venha em linha com o que tivemos no 3T21, de ~23%.
Uma boa perspectiva: Alea
Vale lembrar da Alea, startup da Tenda, que no tri passado lançou um projeto em Santa Bárbara d’Oeste que consistiu na construção de um condomínio de casas térreas, aumentando o senso de comunidade entre os moradores. Esse projeto apresentou grande diferencial, sendo vendidas 35 das 75 unidades em apenas um mês, mostrando a forte demanda do público pelo produto.
Nossas perspectivas para a Alea são positivas. Vemos um negócio inovador no qual a Tenda é pioneira no Brasil. A construção offsite é muito utilizada em certos países estrangeiros, que otimiza os custos e aumenta a produtividade. Vale ressaltar que, com construções de paredes madeira, a Alea vai em linha com aspectos ESG.