ELETROBRAS

    Ações > Energia > ELETROBRAS > Relatório > Eletrobras (ELET3) | Venda de Participação na ISA CTEEP! O que achamos disso?

    Publicado em 12 de Julho às 19:02:26

    Eletrobras (ELET3) | Venda de Participação na ISA CTEEP! O que achamos disso?

    Conclusão

    Para Eletrobras (ELET3), achamos o evento positivo para o papel – ainda que longe de trazer impactos transformacionais para a tese. A venda dessa participação acontece em meio a uma grande reformulação do portfólio da empresa que já vem desde antes mesmo de sua privatização. TRPL é um ativo maduro, com liquidez e ampla cobertura de corretoras, fundos, bancos de investimentos e analistas sell/buy side – uma perspectiva muito distinta de um projeto greenfield em termos de perspectivas de geração de valor para a empresa. Sendo assim, achamos que essa venda faz sentido do ponto de vista estratégico para a empresa. Mesmo depois com a queda no dia de hoje (TRPL4 fechou o dia de hoje caindo -4,24%), vemos TRPL4 negociando com pouco upside em relação ao nosso preço-alvo e com uma TIR real implícita de 8,4%. Sendo assim, caso a Eletrobras consiga venda sua participação nos termos atuais, julgamos que terá sido a um preço bem razoável.

    Para ISA CTEEP (TRPL4), achamos o evento neutro – ainda que o evento deva pressionar as cotações dos papeis no curto prazo. Achamos que o evento não altera o case da empresa em termos fundamentais. A empresa sempre teve um controlador bem definido (Grupo ISA, com 89,5% das ações ordinárias, aquelas com direito a voto). Sendo assim, não achamos a saída da Eletrobras da empresa vá alterar de maneira relevante a estratégia da empresa. Seguimos com recomendação de MANTER para TRLP4, mas ressaltando que caso o preço das açoes continuem a cair, podemos alterar a nossa recomendação.

    Os fatos

    Via fato relevante, a Eletrobras registrou a tão esperada oferta pública de distribuição secundária de ações da ISA CTEEP destinada exclusivamente a investidores institucionais. A oferta envolverá pelo menos 60.000.000 de ações preferenciais até 70.000.000 ações preferenciais adicionais. Ou seja, serão ofertadas até 130.000.000 ações preferenciais da ISA CTEEP. Considerando o preço de fechamento do dia de hoje, a venda de tal participação deve levantar de R$1,5-3,4 bilhões a depender da demanda pela oferta. Tais valores representam entre 1,6%-3,7% do valor de mercado da Eletrobras no dia de hoje.

    Atualmente, Eletrobras possui 25,1 milhões de ações ordinárias (TRPL3) e 210,3 milhões de ações ordinárias (TRPL4). Sendo assim, a Eletrobras tem uma fatia de 9,7% dentro das ações ordinárias e 52,5% das ações preferenciais da empresa, representando uma fatia total de 35,7% dentro da empresa. Sendo assim, caso a operação se materialize com sucesso, o stake econômico da Eletrobras na ISA CTEEP deve ser reduzida potencialmente em até 16%.

    Qual o possível destino desses recursos? Em nossa leitura, a empresa deve distribuir esses recursos no formato de dividendos. A empresa fechou o 1T24 com endividamento de R$42 bilhões e uma relação dívida líquida/ebitda de 2,4x – julgamos esse valor mais do que suficiente para sustentar o plano de investimento da empresa, tendo em vista principalmente a natureza do negócio da empresa: geração e transmissão, negócios estáveis, receita garantida e de longo prazo.

    Acesse o disclaimer.

    Leitura Dinâmica

    Recomendações

      Vale a pena conferir