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    Publicado em 12 de Novembro às 23:04:37

    Enjoei (ENJU3) | 3T21 – Inicia-se um maior combate aos produtos falsificados

    Visão Geral do Resultado

    Não é surpresa os números de GMV, Compradores e Vendedores. Isso tudo já tinha sido divulgado na prévia operacional. Para recapitular, houve um aumento de 46% no GMV a/a (de R$136m para R$199m) porém uma queda de 3% comparado ao trimestre passado. Em termos de número de compradores, esse número decaiu para 166 mil (uma queda de 9% comparado ao 3T20 e queda de 22% t/t). Novos vendedores atingiram 180 mil, aumento de 20% a/a e uma estabilidade comparado ao trimestre passado.

    Como visto na nossa tabela acima, nossas projeções vieram bastante em linha com o reportado pela empresa. Nosso take-rate ainda era projetado ligeiramente acima do reportado, por isso a receita líquida vindo igual, mesmo com um GMV estimado menor. A Enjoei reportou receita líquida de R$25,9mi, um queda de 2% t/t e aumento de 16% a/a. Em termos de EBITDA Ajustado, a empresa reportou -R$17,3mi (versus -R$4,7mi no 3T20).

    Nós esperamos um movimento de crescimento de GMV um pouco mais lento para os próximos trimestres, podendo apresentar até uma ligeira queda como visto nesse tri. Isso é reflexo, na nossa visão, da movimentação da companhia em retirar e combater produtos falsos da plataforma.

    No entanto, não nos foi divulgado uma porcentagem estimada de GMV referente a produtos com procedência duvidosa. Esse dado seria excelente para comprovar a verdadeira existência de produtos falsificados na plataforma e se estes são relevantes na geração de receita da companhia.

    Temos de ser justos quando a empresa caminha para fazer o certo

    No release de resultados divulgado, a empresa reservou boa parte do documento para informar sobre satisfação de clientes, denúncias de produtos com característica duvidosa e índice de cancelamento. A nota no reclame-aqui tem melhorado, fruto de um melhor atendimento às demandas dos clientes (especialmente em relação aos produtos falsificados recebidos pelos clientes) e as denúncias de marcas parceiras tem caído (o que mostra, aparentemente, que estão encontrando menos produtos falsos dentro do marketplace).

    Já é um bom começo! Ainda há muito mais para se fazer, mas a Enjoei está de parabéns.

    Recapitulando a nossa tese de investimentos

    Quando iniciamos a cobertura em Enjoei, apontamos o maior risco que enxergávamos para o marketplace: crescer uma plataforma com muitos produtos falsificados, sendo conveniente com a existência desses produtos pois geravam GMV, comissões e, portanto, receita.

    Isso seria caminhar para o abismo, pois os usuários começariam a ter uma péssima experiência, as reclamações aumentariam e a plataforma estaria lotada de produtos falsificados. Isso de fato estava acontecendo. Mostramos imagens de quão fácil era achar produtos falsos na Enjoei, apontamos as reclamações no Reclame-Aqui e alertamos quanto ao risco da perenidade do negócio.

    Aparentemente, a companhia entendeu o risco. Estão trabalhando, visto o que foi divulgado, para sanar com esses problemas e mostrar ao mercado que a Enjoei não deve ser enxergada dessa forma que descrevi. Porém, o risco ainda existe. Esse processo é ainda embrionário na nossa visão e nos sentiríamos mais confortáveis com mais dados a respeito dessa iniciativa de combate.

    Quantas devoluções são feitas por conta de produtos falsificados? Quantos bloqueios de lojas foram realizados? Qual % do GMV afetado por essas devoluções? Quantos % do GMV representavam as lojas bloqueadas? Qual recorrência de vendedores que já foram bloqueados, voltarem a criar perfis para vender os produtos? Essas questões nos dão mais margem de segurança para entender o futuro da companhia que, infelizmente, sofre desse problema como todo marketplace.

    Recomendação e preço-alvo

    Ajustamos novamente nosso preço-alvo, incorporando também uma nova taxa de desconto dado o aumento das taxas de juros e risco país, e chegamos em R$5,20. Nossa recomendação é de MANTER, mesmo com um upside estimado de 32%. É uma questão de ponderar risco e retorno, o que entendemos que exista melhor em outras empresas de tecnologia que possuímos cobertura.

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