O Grupo Fleury, no terceiro trimestre de 2023, entregou resultados que demonstram sua trajetória de sucesso após a fusão com o Grupo Pardini. A divulgação do resultado marca a primeira apresentação contábil do trimestre completo, em comparação com o 2T23, no qual apenas dois meses foram consolidados contabilmente. A estratégia de longo prazo para a Fleury, que se manteve firme após a fusão, continua a render frutos. A criação de um ecossistema de saúde completo, que abrange toda a jornada do paciente, está impulsionando o crescimento da receita líquida e a expansão da margem EBITDA na comparação anual.
A receita líquida cresceu de forma notável, com um crescimento orgânico de aproximadamente 12,3% a/a, atingindo R$ 1,88b. O crescimento orgânico das marcas da empresa continua a impressionar, com destaque para a expansão de Novos Elos, especialmente em oftalmologia. A margem EBITDA, impulsionada pelos esforços de coleta de sinergias, se expandiu para 27,1%, resultando em um EBITDA de R$ 506m. O lucro líquido superou as expectativas, atingindo R$ 174m.
A Fusão com o Grupo Pardini continua a consolidar a Fleury como uma das principais empresas do setor de saúde, com forte desempenho operacional e um alto nível de governança. Diante desse cenário promissor, reiteramos nossa recomendação de “COMPRAR” para a Top Pick do setor de saúde, com um preço-alvo de R$ 21,00 para os próximos 12 meses.
Receita líquida: crescimento orgânico impressiona
A receita líquida da companhia alcançou R$ 1,88b nesse trimestre. O Grupo apresentou um desempenho notável em sua divisão de Medicina Diagnóstica. A Receita Bruta das Unidades de Atendimento cresceu 9,2%, atingindo R$ 1.36b, impulsionada principalmente pelo crescimento nas marcas Fleury e Demais São Paulo. Na marca Fleury o crescimento orgânico continua impressionando, sendo sustentado por ganho de market-share e crescimento do atendimento móvel.
O volume de exames aumentou 12,2%, refletindo uma menor participação de exames de Covid e a expansão do atendimento móvel, embora a Receita Bruta por exame tenha registrado uma contração de 2,7% devido a mudanças no mix de serviços. Além disso, a divisão B2B apresentou um crescimento de 3,1%, o que demonstra a retomada de volume após a descontinuação de contratos em hospitais e a redução dos exames de Covid.
Custos e despesas: sinergias aparecem
No terceiro trimestre de 2023, a Fleury registrou um Lucro Bruto de R$ 527,6 milhões na visão pro forma, representando um aumento de 12,3% a/a, com uma Margem Bruta de 28,2%, um aumento de 1,3 p.p.. Esse desempenho positivo foi impulsionado pela diluição dos custos fixos na linha de Serviços com Ocupação e Utilidades, graças ao crescimento da empresa e à redução dos custos de captação de exames de Covid. O aumento do lucro operacional aconteceu apesar do aumento de nos custos de Material Direto e Intermediação de Exames. Esse crescimento já era esperado e foi resultado da mudança no mix de exames, especialmente no que diz respeito às Infusões com medicações de alto custo.
Quanto às Despesas Operacionais na visão pro forma, apesar de acelerar na comparação anual, demonstrou estabilidade em participação na receita líquida. Isso se deveu principalmente ao decréscimo nas Despesas Gerais e Administrativas (-3,7% a/a), que refletiu a redução de pessoal em comparação com o mesmo período do ano anterior, fruto da coleta de sinergias após a fusão.
Endividamento e fluxo de caixa: operacional impulsiona
Um ponto importante nesse trimestre foi o endividamento, com o índice dívida líquida/EBITDA alcançando 1,2x no trimestre (vs. 1,3x no 2T23). Isso se deu por uma redução da dívida bruta e expansão do EBITDA nos últimos trimestres.
Vale destacar também o fluxo de caixa operacional do trimestre, que apresentou geração de caixa operacional de R$ 480m. O caixa ficou estável devido a pagamento de JCP no trimestre e pagamento de aquisições, mesmo assim, estamos positivos com o desempenho operacional da companhia, que já gerou mais de R$ 1b de caixa nos 9M23.