GRUPO SOMA

    Ações > Vestuário > GRUPO SOMA > Relatório > Grupo SOMA: Ainda tem espaço para mais valorização?

    Publicado em 28 de Janeiro às 19:46:44

    Grupo SOMA: Ainda tem espaço para mais valorização?

    O Grupo SOMA constitui como uma grande oportunidade de compra em 2022. Não só continuará se beneficiando da volta de clientes inativos durante a pandemia, como também o posicionamento da marca a categoria de luxo e o modelo de negócios resiliente, escalável e rentável se mostram atrativos ao momento de incerteza macroeconômica e de alta de juros.

    Estimamos ao final de 2022 uma receita consolidada em torno de R$ 5 bi, não só por conta da força da marca FARM que continuará expandindo lojas, mas também por conta de importantes drivers de valor como reestruturação da Hering; e expansão da NV, ANIMALE e FARM Global, que constituem também um dos maiores mark ups do grupo. É por isso que estimamos um PA para a companhia de R$ 20,00 em 2022, a empresa se encontra atrativa e recomendamos COMPRA.

    Modelo de negócios escalável, rentável e resiliente

    • Agregador e incubador de marcas de luxo

    O Grupo SOMA possui um negócio altamente escalável e rentável. A companhia adquire marcas ícones e autênticas, com forte desejo de consumo, sempre mantendo a independência dos diretores criativos e preservando o DNA da marca adquirida, ao mesmo tempo em que trabalha na melhoria operacional para ganhar eficiência, economia de escala e crescimento de receita.

    Apesar da companhia trabalhar com a aquisição de marcas, para este ano não enxergamos espaço para M&As significativos. A companhia recentemente adquiriu a Hering por R$ 5,1 bi, e agora tem trabalhado para impulsionar os resultados da companhia.

    • Operação rentável no digital quando muitas estão tendo compressão de margens.

    Por conta do posicionamento da marca a categoria de luxo, o grupo SOMA mantém em seus canais digitais uma experiência única de compra e agilidade na entrega, conseguindo operar com preço cheio e sem precisar fazer dinâmicas promocionais para manter e expandir o fluxo de clientes no e-commerce.

    • Resiliência do público A e B

    As classes A e B são o público-alvo da companhia e estão menos expostos a perda do poder de compra à medida que a taxa de juros aumenta. Além disso, trata-se de um público que consegue arcar mais com o maior repasse de preço em caso de alta de insumos.

    ByNV: uma influencer digital no meio dos holofotes

    O Grupo SOMA adquiriu a NV em março de 2021 com intuito de melhorar as operações tecnológicas e implementar iniciativas omnichannel. Desde a aquisição, a marca que tinha até então 0 lojas, tem um total agora de 10 lojas, que têm tido uma rápida maturação e contribuído no crescimento exponencial de vendas. Acreditamos que as vendas continuarão forte em 2022, não só por conta da força da marca, mas também por conta da expansão do número de lojas que contribui para o brand awareness. Estamos estimando uma abertura de 7 lojas em 2022.

    Farm Global: estampas cariocas deram asas ao plano internacional

    A FARM Global é o segundo mark-up do Grupo SOMA, a quinta maior receita do grupo e uma importante alavanca de crescimento futuro. O crescimento tem se dado com força sobretudo nos EUA, onde está presente com 2 lojas físicas e em mais de 150 lojas de departamento.

    Para os próximos anos estimamos um crescimento robusto da FARM Global não só pela tendência da alta do dólar em relação a 2019 como também pelo (i) atacado nos EUA com o sucesso da coleção Spring e Summer 22 que já tem apresentado resultados superiores às coleções de 2021, e pela (ii) expansão do canal digital na Europa, com melhora da experiência de compra com o novo website e o novo CD que está sendo construído na Holanda.

    Hering de cara nova

    O ano de 2022 vai ser marcado pela implementação mais agressiva do plano estratégico que tem como pilares centrais:

    • Focar o sortimento da loja em produtos heroes (maior concentração de receita), excluindo da base produtos que destorem o valor.
    • Estabelecer uma política comercial para auxiliar franqueados a renovarem seu sortimento para coleções que tenham alto giro e sejam mais atrativas.
    • Melhorar o processo fabril, com redução do desabastecimento e do leadtime de produtos.
    • Remodelagem das lojas, investimentos em mídias, collabs e implementação de algoritmos para gerar eficiência operacional.

    Acreditamos que o plano resgatará a força da marca, gerando desejo ao cliente final (foco no sell-out) e aumentando por consequência a melhora no aspecto financeiro. O grande desafio do Grupo, e também da própria HERING, será a normalização da cadeia produtiva que ainda continuará a impactar negativamente a margem bruta em 2022, colocando-a num patamar em torno de 43%, aquém do potencial.

    Acesse o disclaimer.

    Leitura Dinâmica

    Recomendações

      Vale a pena conferir