Análise mensal
Em jun/23 foram adicionados 107k novos beneficiários de assistência médica e 276k novos beneficiários de assistência odontológica, aumentando 0,21% e 0,89%, respectivamente. Em assistência médica, os planos empresariais continuam sendo o vento a favor do crescimento do mercado. Esse é o único tipo de contratação com adições líquidas positivas em medicina (+112k vidas). Tanto os planos coletivos por adesão, quanto os individuais/familiares tiveram, novamente, adições líquidas negativas. Os planos médicos por adesão já perderam 93k vidas em 2023, enquanto os planos individuais médicos perderam 60k vidas no ano.
Em odontologia, a tendência esperada de crescimento mais acentuado continua, e dada a menor penetração na população geral, acreditamos que essa dinâmica continue. Em junho, todos os tipos de contratação apresentaram adições líquidas positivas. O mercado de planos odontológicos já adicionou mais de 1m de vidas em 2023.
Para junho, continuamos a destacar positivamente o desempenho das Unimeds, com 53k adições líquidas em assistência médica e 27k vidas em assistência odontológica. Vamos destacar a Sul América negativamente em assistência médica e odontológica nesse mês, perdendo 22k e 14k beneficiários, respectivamente. A Sula conseguiu adicionar muitas novas vidas nos primeiros meses do ano, mas agora os reflexos da estratégia de maiores reajustes começam a ser visíveis.
Desde o final de Dez/22 a taxa de desemprego tem crescido lentamente, fechando o ano passado em 7,9% e alcançando 8,0% em junho de 2023. Os efeitos do mercado de trabalho aquecido foram observados ao longo de 2022 (jan/22 – dez/22), quando os planos corporativos de assistência médica cresceram 4,26% e os planos corporativos de assistência odontológica cresceram 6,48%. Agora, começamos a ver a tendência de desaceleração na contratação de planos médicos corporativos, que vem diminuindo seu ritmo de crescimento nos últimos 12 meses (jun/22 – jun/23) para 3,81%.
Em junho, o mercado de trabalho mostrou mais uma vez forte resiliência, novamente figurando uma queda na taxa de desemprego. O período superou expectativas, trazendo alta na taxa de ocupação. Ainda assim, enxergamos que o segundo semestre deve ser marcado por um arrefecimento do mercado de trabalho, em linha com o nosso cenário de perda de dinamismo da economia que deve ser marcado pela manutenção da trajetória de queda do consumo das famílias.
Acreditamos que conforme o mercado de trabalho arrefeça, vamos ver desaceleração mais acentuada do crescimento do mercado de planos de assistência médica, dada a alta participação dos planos corporativos no total do mercado.
Analisando a distribuição dos diferentes tipos de planos de assistência médica e odontológica em dez/14 vs. abr/23, observamos uma expansão dos planos médicos corporativos, pois esse tipo de plano apresenta maior resiliência a diferentes cenários macro do que os outros dois tipos. Em odontologia, a dinâmica é diferente, os planos por adesão estão ganhando espaço enquanto os planos corporativos e individuais estão perdendo. Acreditamos que, embora algumas empresas possam oferecer planos médicos a seus funcionários, nem todas oferecem planos de assistência odontológica também. Isso leva mais beneficiários para outros tipos de planos odontológicos, como os planos por adesão.
Por fim, vemos uma queda total dos planos individuais, em geral esses planos não são tão rentáveis para as operadoras, então sua oferta está diminuindo. Apenas Hapvida e GNDI, operadoras verticalizadas (que possuem rede própria de hospitais e clínicas), ainda vendem esse tipo de plano tanto para assistência médica quanto odontológica e estão crescendo sua participação nesse segmento.
Sobre as operadoras, a dominância da Unimed é clara, com o maior número de beneficiários e maior participação de mercado em todos os tipos de planos médicos. Hapv e GNDI estão consolidadas em segundo em número de beneficiários, dado que a estratégia de M&A dos últimos anos resultou em crescimento de beneficiários. Destacamos também o tamanho de Odontoprev no segmento odontológico sendo dominante nos últimos 8 anos, mas perdendo market share, uma vez que operadoras como Hapvida, GNDI e SULA estão expandindo seus negócios em assistência odontológica.
Análise de Market Share
Abaixo apresentamos a variação de market share de 14 empresas que representam cerca de 80% do total do mercado (incluindo todas as Unimeds e Uniodontos) na maioria dos segmentos. Vale ressaltar que a análise não captura efeitos de fusões e aquisições pois não consideramos as datas de fechamento dessas operações.
De modo geral, o mercado de saúde se tornou muito mais consolidado nos últimos anos com maior disponibilidade de capital para empresas listadas. Acreditamos que M&As no setor desacelerarão após a fusão Hapvida + GNDI, com efeitos do aumento do custo de capital e do endividamento das empresas.
Nos últimos meses as Unimeds tem ganhado mercado mais rapidamente que as grandes companhias do setor como Hapvida, GNDI, Sul América e Bradesco Saúde. As Unimeds tem capturado cada vez mais beneficiários pelo tipo de contratação de planos coletivos empresariais. Essa tendência tem se confirmado, com as gigantes do setor mudando seu foco para crescimento de margens vs. a abordagem de crescer a carteira de vidas adotada desde o fim da pandemia.
Em assistência médica, destacamos positivamente o ganho de market-share da Amil em junho. A companhia ganhou 8,2bps de participação no mercado total de planos de assistência médica, crescendo acentuadamente em planos médicos corporativos. Já o destaque negativo nessa modalidade é para GNDI, que perdeu -8,6bps de participação no mercado total após mais um mês negativo em todos os tipos de contratação.