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    Publicado em 07 de Novembro às 21:46:38

    Prontuário ANS #4: Novas Vidas, vento em poupa (HAPV3) (SULA11) (ODPV3)

    A partir de Ago/22 a equipe de Equity Research de saúde da Genial está lançando um novo produto que analisa o desenvolvimento do cenário de Operadoras de saúde no país. Todo mês, a ANS, órgão regulador de saúde suplementar do Brasil, divulga a quantidade de pessoas que possuem seguro de saúde privado no país. Isso é extremamente importante para ter uma ideia de receitas, despesas, sinistralidade etc. para operadoras listadas. O objetivo deste relatório é investigar os dados mensalmente, trazendo análises recorrentes sobre o assunto.

    Em Set/22 foram adicionados 210k novos beneficiários de assistência médica e 213k novos beneficiários de assistência odontológica, crescendo 0,4% e 0,7%, respectivamente. Em assistência médica, todos os segmentos apresentaram adições líquidas positivas, liderado pelos planos corporativos (+192k vidas, ou +0,6% m/m) e seguido por adesão (+16k vidas, ou 0,3% m/m) e individual (+1,6k vidas, ou 0,0% m/m). No trimestre a tendência foi a mesma: corporativo liderando o crescimento (+483k vidas, ou 1,4% t/t), então adesão (+10k vidas, ou +0,2% t/t) e individual (+564 vidas, ou 0,0% t/t). Em odontologia, temos mais um mês forte, somando mais vidas do que o mercado de saúde, e dada a menor penetração na população geral, acreditamos que essa tendência continuará. O crescimento em odonto foi bem uniforme: corporativo com +156k vidas (+0,7% m/m), adesão com +19k vidas (0,6% m/m) e individual +38k vidas (+0,7% m/m).

    Para setembro destacamos o desempenho de Hapvida e GNDI, com 125k adições líquidas (médico + odontológico). A companhia combinada teve 85k novos beneficiários em planos de assistência médica, com destaque para 48k adições líquidas de GNDI em corporativo. Em planos odontológicos houve adição líquida de 40k novos beneficiários, com destaque para planos odontológicos corporativos que somaram 22k em Hapvida.

    Nos últimos 12 meses houve melhora significativa no mercado de trabalho brasileiro, a taxa de desemprego caiu de 13,7% em jun/21 para 8,7% em set/22. Os efeitos de um mercado de trabalho mais forte podem ser observados em assistência médica e odontológica, nos quais os planos corporativos cresceram 4,6% e 7,7%, respectivamente, nos últimos doze meses (UDM). Os planos de assitência médica por adesão e individual apresentaram os menores crescimentos nos UDM (0,3% e 1,1%). No total, os planos de assistência médica e odontológica cresceram 3,4% e 7,5% nos UDM, mas o risco de uma recessão global e a incerteza da próxima eleição em out/22 devem ser levados em consideração no curto prazo dada a forte correlação do mercado de trabalho com adições de novos beneficiários. Nossas expectativas para a taxa de desemprego para 2022 são de 8,8%, mas projetamos um aumento em 2023 para 9,5%. No entanto, os níveis de desemprego esperados para 2022 e 2023 seriam o menor nível para o Brasil desde 2015, e destacamos que em 2014 quando a taxa de desemprego atingiu 6,9%, seu menor nível desde 2012, o número de beneficiários atingiu seu pico (+50m beneficiários de saúde).

    Analisando a distribuição dos diferentes tipos de planos de assistência médica e odontológica em dez/14 vs. set/22, observamos uma expansão dos planos médicos corporativos, pois esse tipo de plano apresenta maior resiliência a diferentes cenários macro do que os outros dois tipos. Em odontologia, a dinâmica é diferente, os planos por adesão estão ganhando espaço enquanto os planos corporativos e individuais estão perdendo. Acreditamos que, embora algumas empresas possam oferecer planos médicos a seus funcionários, nem todas oferecem planos de assistência odontológica também. Isso leva mais beneficiários para outros tipos de planos odontológicos, como os planos por adesão. Por fim, vemos uma queda total dos planos individuais, em geral esses planos não são tão rentáveis ​​para as operadoras, então sua oferta está diminuindo. Apenas Hapvida e GNDI, operadoras verticalizadas (que possuem rede própria de hospitais e clínicas), ainda vendem esse tipo de plano tanto para assistência médica quanto odontológica e estão crescendo sua participação nesse segmento.

    Sobre as operadoras, a dominância da Unimed é clara, com o maior número de beneficiários e maior participação de mercado em todos os tipos de planos médicos. Hapv e GNDI estão consolidadas em segundo em número de beneficiários, dado que a estratégia de M&A dos últimos anos resultou em crescimento de beneficiários. Destacamos também o tamanho de Odontoprev no segmento odontológico sendo dominante nos últimos 8 anos, mas perdendo market share, uma vez que operadoras como Hapvida, GNDI e SULA estão expandindo seus negócios em assistência odontológica.

    Acreditamos que a Unimed continuará a perder market-share para operadoras verticalizadas, principalmente em Estados onde a penetração de planos de assistência médica e odontológica é maior e, assim, apresentam um mercado mais competitivo que favorece operadoras premium (SULA, Bradesco) e verticalizadas (Hapvida, GNDI). Embora o crescimento de beneficiários de planos privados tenha sido lento nos últimos 8 anos – principalmente devido a uma profunda recessão em 2015/2016 – esperamos que o desemprego atinja 9% no longo prazo, possibilitando expansão da base de beneficiários e maior penetração de planos privados na população.

    Análise de Market-share

    Abaixo apresentamos a variação de market share de 14 empresas que representam cerca de 80% do total do mercado (incluindo todas as Unimeds e Uniodontos) na maioria dos segmentos. Vale ressaltar que a análise não captura efeitos de fusões e aquisições pois não consideramos as datas de fechamento dessas operações.

    Para o mês de setembro destacamos o crescimento de algumas operadoras em odontologia. Observamos a Metlife com 39k novos beneficiários, Unimed com adições líquidas de 29k vidas e Athena Saúde com 16k adições líquidas em planos odontológicos. As três também cresceram significativamente em odontologia no trimestre, aumentando 9,2% (Athena, +24k vidas), 7,0% (Metlife, +39k vidas) e 6,0% (Unimeds, +29k vidas).

    Agora com todos os dados para o terceiro trimestre de 2022, observamos que Hapvida + GNDI cresce 1,6% em assistência médica no período (+141k vidas). Do lado das não-verticalizadas, o destaque do trimestre é Bradesco Saúde, que adicionou 108k vidas em assistência médica no trimestre (+2,8% t/t). Por fim, destacamos a Odontoprev, que ultrapassa a marca de 8m de beneficiários em odontologia, crescendo 1,9% t/t.

    Do lado negativo, a Amil continua perdendo vidas em assistência médica: -74k no trimestre. A companhia perde beneficiários nesse segmento em todas as modalidades, mas estamos de olho nos dados de planos individuais de assistência médica para a companhia, apresentando redução de 12k beneficiários no trimestre. Por fim, olhando para Assim Saúde, observamos cancelamento líquido de 17k beneficiários no trimestre, isso representa uma queda de -3,7% t/t na base de beneficiários desse segmento para a companhia.

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