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    Publicado em 06 de Fevereiro às 08:00:00

    Logística | Prévia de Resultados 4T22: JSLG3 e SIMH3

    Esperamos mais um trimestre positivo para o setor de logística. Apesar de historicamente a sazonalidade pesar contra os volumes transportados nos segmentos como autopeças e transporte de veículos, os níveis fortes de produção nos indicam que o 4T22 deve ser melhor do que o esperado. Além disso, esperamos que o forte aumento de volumes no segmento de bebidas ajude a compensar um varejo mais fraco. Nos últimos meses do ano, observarmos quedas significativas nos preços da gasolina e do diesel devido à desoneração dos combustíveis, podendo trazer uma ligeira melhora nas margens operacionais das empresas de logística (Combustíveis e Lubrificantes ~ 15% do COGS).

    JSL (JSLG3)

    Acreditamos que o 4º trimestre deverá ser positivo para a JSL. Apesar da sazonalidade mencionada, a copa do mundo e a manutenção dos preços de commodities ainda atraentes deverão impulsionar parte dos resultados. O setor automotivo, apesar de ter produzido menos unidades em relação ao 3º trimestre, ainda assim apresentou um número relativamente elevado de automóveis fabricados, o que também ajuda a impulsionar os números do trimestre.

    Se observarmos o volume de veículos comerciais que trafegaram em rodovias durante os dois primeiros meses do 4º trimestre, vemos que o movimento ainda se encontra alto. Esses fatores aliados a uma melhor precificação de contratos nos patamares de custos atuais deverão fazer com que o 4º trimestre seja o melhor do ano em termos de receita.

    Estimamos uma receita líquida consolidada de R$ 1,74 bilhões (+31,1% a/a e +7,1% t/t) e um EBITDA de R$ 333 milhões (+51,4% a/a e +11,3% t/t), com um lucro líquido de R$ 47 milhões (-13,8% a/a e +22,8% t/t).

    Simpar (SIMH3)

    Esperamos mais um trimestre operacionalmente positivo para Simpar. Em termos de receita, acreditamos que esse deverá ser mais um trimestre recorde, dado a sazonalidade e a reprecificação de contratos de boa parte de suas controladas.

    Ainda acreditamos que a Simpar permanece descontada, visto que sua cotação desconsidera o valor das empresas não listadas. Além disso, dado o nível de alavancagem de suas empresas (especialmente Movida), acreditamos que qualquer movimento de fechamento de curva de juros poderá ajudar na precificação do papel.

    Vamos (VAMO3)

    Mais uma vez esperamos que vamos seja o principal destaque dentre as subsidiárias listadas. Além do novo patamar de preços trazido pelos caminhões Euro 6, a manutenção de juros em patamares elevados deve continuar beneficiando o setor de locação.

    Confira nossa prévia de Vamos aqui.

    Movida (MOVI3)

    Movida deverá apresentar os piores resultados dentre as subsidiárias listadas. Apesar da sazonalidade pesando a favor das tarifas nos segmentos de RAC e GTF, a normalização da FIPE e a alavancagem da empresa devem ser os principais detratores do resultado.

    Confira nossa prévia de Movida aqui.

    Automob

    O 4º trimestre deverá ser o primeiro onde veremos um impacto cheio de todas as recentes aquisições. Contudo, apesar do efeito mencionado, acreditamos que o resultado da subsidiária não deverá surpreender como as outras. Os dados divulgados pela Fenabrave mostram desaceleração nas vendas de veículos. Por outro lado, como o varejo desaquecido, podemos observar mais vendas diretas, o que ajuda a puxar as margens para baixo. Vale ressaltar que a sazonalidade no final do ano pesa contra a venda de veículos. Acreditamos que a receita da Automob poderá vir em linha ou levemente abaixo da que foi reportada no 3T22. Embora o efeito escala seja imediato na compra de veículos, ainda é cedo para observarmos qualquer avanço significativo nas margens.

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