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    Publicado em 08 de Dezembro às 17:45:56

    Localiza (RENT3) agora é Localiza&Co

    O Localiza Day foi marcado pelo rebranding da empresa, que agora passa a se chamar “Localiza&Co”. Na nossa visão, a mudança traz perspectivas positivas para o futuro da companhia, mas não retira os desafios de curto prazo. Foram feitas algumas mudanças em suas linhas de negócio, que agora se dividem pelos seus 4 públicos-alvo e não mais por produtos, sendo elas: i) Localiza (focada em atender o público pessoa física – inclui RAC, Meeo, Seminovos e Localiza+); ii) Localiza Empresas (focada em atender as Empresas parceiras no Fleet para leves e pesados); iii) Zarp (focado em atender os motoristas de aplicativo) e Eqip (Soluções oferecidas para donos de oficinas). Destacamos que além de reforçar a marca, a empresa está focando no crescimento robusto no segmento de pesados que será liderado por Marco Túlio, ex-CFO da Unidas.

    Ao longo dos últimos trimestres, as iniciativas de tecnologia da companhia mencionadas como importantes redutoras de custos com PDD foram melhor apresentadas e chamaram nossa atenção positivamente. O controle de inadimplência, roubo e redução de sinistros é feito de maneira remota, usando tecnologia. A ferramenta de reconhecimento facial ajuda a reduzir o nível de roubo de maneira significativa. Se o cliente está com a fatura atrasada, o carro não liga, o que reduz a inadimplência. Se o motorista dirige de forma segura, ganha pontos, convertidos em desconto no aluguel ou no combustível, o que ajuda a reduzir o número de sinistros. Hoje o custo da Zarp é o mais atrativo para o motorista, e a integração com do seu app com o da Uber cria um importante elo de fidelização.

    A Localiza nos mostrou que investiu forte no mercado de motorista de aplicativo e aprendeu a ajustar os produtos/custos para esses clientes. Hoje, a experiência é específica para esse público, tirando ele da rota dos demais clientes e usando lojas com menor custo de locação. As agências específicas da Zarp custam, por mês, creca de 1/5 do que custa uma agência do RAC em média.

    Entendemos que a empresa conseguiu desenvolver competências para encontrar um ROIC adequado no segmento. Em um mercado de 600 a 800 mil motoristas, onde apenas 100 mil usam carros locados, consideramos a melhora na experiência do cliente um fator importante para para aumentar a penetração.

    Vetores de crescimento

    Meeo: Outro mercado relativamente incipiente mas que vem ganhando tração nos últimos meses é o de carro por assinatura. Utilizando premissas como renda e score de crédito, a Localiza estima que existam cerca de 14 milhões de pessoas que possuam condições de manter um carro por assinatura. Além disso, a empresa menciona 2,4 milhões de veículos sob posse de micro e pequenas empresas, o que soma um mercado endereçável de aproximadamente 16,5 milhões.

    Localiza+: Serviços de manutenção por assinatura para proprietários de carros utilizando oficinas parceiras. A estimativa é de que esse mercado movimente cerca de 100 bilhões de reais por ano. Além disso, é uma boa oportunidade da empresa gerar vendas cruzadas, já que dos quase 2 milhões de clientes por ano, cerca de 65% possuem carro próprio. Segundo a empresa, 10% das oficinas do Brasil já são parceiras da Localiza.

    Desafios

    A combinação dos negócios segue no 4T22, não apenas para otimizarem o backlog da carteira de pedidos, mas também nas integrações tecnológicas e de sistemas. A empresa já começou a capturar sinergias que devem crescer direcionalmente em 2023 (40%) e em 24 (100%). Lembramos que algumas sinergias são mais rápidas, como a redução de PDD direto na operação da Unidas por conta do usa das soluções desenvolvidas pela Localiza (Telemetria).

    Do ponto de vista de alavancagem, provavelmente a veremos atingindo 3x (Dív. Líq./EBITDA) no primeiro semestre de 2023, com possível diminuição no segundo semestre, devido aos ganhos de sinergia que provavelmente se refletirão em expansão de margem.

    Lembramos que com mix de compras mais positivo, a empresa passará por um momento de aceleração do nível de renovação de frota, o que naturalmente compromete a geração de caixa. Com a normalização do ciclo, os efeitos do ganho de escala e maior poder de barganha com as montadoras devem resultar em melhora nas margens e no ROIC.

    O cenário atual da empresa de depreciação e alavancagem mais altas devem comprimir as últimas linhas do resultado da empresa. Mesmo com um operacional positivo, o cenário fiscal aponta para a manutenção dos níveis de juros em patamares elevados.

    Dito isso, estamos alterando nossa recomendação de Em Revisão para MANTER, diminuindo nosso preço alvo de R$ 65,00 para R$ 60,00.

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