A Superintendência-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) emitiu um parecer na noite de segunda-feira em que recomenda ao órgão antitruste a aprovação da fusão entre a Localiza e a Unidas. Alguns remédios são esperados na divisão de RAC (rent a car), já que nas outras divisões (GTF e Seminovos) o órgão não viu riscos de concentração de mercado.
O remédio esperado pode ser o desinvestimento de alguns ativos, como algumas lojas e uma parte da frota da Unidas.
Como consequência, poderá surgir um outro player sem ser a Movida para aquisição desses ativos, já que os carros vendidos serão usados e algumas lojas terão sobreposição em relação a Unidas.
Agora, a decisão vai para a corte do Cade, que pode julgar o caso até 6 de outubro ou pedir a extensão de 90 dias de prazo e finalizar o julgamento somente em janeiro de 2022.
Positivo para o setor!
A notícia surpreendeu o mercado já que muitos esperavam uma resposta negativa devido a grande concentração de mercado da nova empresa. A decisão é positiva para o setor, pois com menos competição, a chance de elevar as tarifas aumentam ainda mais, dentro de um cenário com demanda crescente pelo serviço de aluguel de veículos e restrição de oferta de veículos novos.
Continuamos positivos com as empresas do setor!