Magazine Luiza divulgará os resultados do 3º trimestre de 2024 nesta quinta-feira (07/nov), após o fechamento do mercado. A nossa expectativa é de um trimestre positivo para Magalu, com recuperação no canal 1P, onde projetamos um crescimento modesto de +2,5% a/a após quatro trimestres consecutivos de quedas. Esperamos que as lojas físicas se destaquem como o principal diferencial deste trimestre. Este é o primeiro trimestre desde o 2T23 em que os três canais devem apresentar crescimento a/a.
Faturamento deve crescer mid single-digit
Lojas físicas é a cereja do bolo. Mesmo sem o apelo da concessão de crédito no período – estimamos uma carteira de crédito de R$ 19,5 bilhões (-2,4% a/a) –, Magalu deve continuar surfando com um duplo dígito de crescimento a/a no canal físico. Projetamos um GMV de Lojas Físicas de R$ 4,4 bilhões (+12,0% a/a).
Com uma inflação próxima à zero de suas principais categorias (linha branca e linha marrom), acreditamos que Magalu ainda continua capturando maiores volumes de vendas do fechamento de lojas de sua maior concorrente, Casas Bahia.
Projetamos um Same Store Sales de 15,0% a/a, um número 4,2x maior do que o apresentado no mesmo período de 2023, mas 60bps inferior ao consolidado no 2º trimestre de 2024 − o que nos sugere que a normalização de fechamento de lojas da concorrente combinada à maior concessão de crédito do Grupo Casas Bahia começa a desacelerar o nível de crescimento do Magalu no canal físico.
Vale lembrar que a operação de e-commerce é uma ‘commodity’. Ou seja, como não há diferenciação entre o produto vendido, o consumidor escolhe a plataforma por preço, seja através de descontos ou por melhores condições de financiamento, e por serviços, como entrega mais rápida e app que apresenta a menor fricção no momento da compra.
Sinais de inflexão no 1P on-line. Após quatro trimestres de quedas a/a, com o repasse do Difal afetando o crescimento do faturamento do canal, finalmente esperamos uma reação positiva no GMV 1P. Projetamos volume de vendas de R$ 6,6 bilhões (+2,5%).
Crescimento do marketplace deve ser modesto. Atualmente, essa é uma das linhas do resultado que ainda nos incomoda na tese. Após crescimentos de quase 20% entre os anos de 2022 e 2023, vemos uma forte desaceleração no canal.
Entendemos que a base começa a ficar difícil, contudo, sustentar um crescimento de low single-digit nesse canal não nos deixa satisfeitos, principalmente em um momento em que o Mercado Livre continua a crescer esse canal em mais de 30% a/a, trimestre após trimestre.
Apesar da comparação, não é que estejamos esperando que o Magalu atinja esse patamar de crescimento do Meli no curto prazo. Definitivamente, não! Mas esperamos ver uma recuperação do canal de volta ao duplo dígito de crescimento. Talvez a parceria entre Magalu e o AliExpress possa trazer bons ventos ao canal 3P.
Para o 3º trimestre, projetamos um GMV 3P de R$ 4,5 bilhões (+3,5% a/a).
Ao agruparmos todas as linhas, estimamos um GMV Total de R$ 15,6 bilhões (+5,4% a/a) e uma receita líquida de R$ 9,0 bilhões (+5,7% a/a).
A força da margem bruta
Apesar do 3P crescer abaixo da média do grupo, no quesito rentabilidade ele não “deixa a desejar”. Com o fulfillment ganhando cada vez mais espaço, cerca de 22% dos pedidos do marketplace, e a receita do ADS crescendo acima de 40% a/a, o digital continua a ser um ótimo contribuinte para elevar a margem bruta acima dos 31%.
Com o impulso adicional de lojas físicas, que traz maior rentabilidade à medida que as vendas de serviços são agregadas às vendas de produtos, estimamos que a margem bruta cresça incríveis 750bps a/a.
O forte ganho de margem bruta deve perder um pouco da força para a margem EBITDA. Projetamos um lucro operacional ajustado de R$ 707 milhões (+44,9% a/a) e uma margem de 7,8% (+210bps a/a).
Mais um trimestre no positivo
Acreditamos que a rentabilidade operacional deve ser suficiente para que Magalu encerre mais um trimestre com o bottom line no positivo. Estimamos um lucro de R$ 28 milhões, revertendo o prejuízo de R$ 498 milhões registrado no mesmo período de 2023.
Tabela 1: Expectativa Genial para Magazine Luiza no 3º trimestre (R$ milhões; IFRS 16).