ODONTOPREV

    Ações > Saúde > ODONTOPREV > Relatório > Odontoprev (ODPV3) | 4T21: Revisão dental OK! Resultado um pouco pior, mas sem cárie 

    Publicado em 24 de Fevereiro às 03:10:17

    Odontoprev (ODPV3) | 4T21: Revisão dental OK! Resultado um pouco pior, mas sem cárie 

    O lucro de Odontoprev de R$ 87m no 4T21 veio 13,9% abaixo das nossas expectativas e 4% abaixo das expectativas do mercado. O resultado foi impactado negativamente pelo crescimento de receitas abaixo do que esperávamos (+5% a/a e +0,5% t/t), dada a queda do ticket médio (-1,8% a/a e 0,6% t/t) e menores adições líquidas (-45% a/a e -38,86% t/t). Além disso, o índice de despesas de comercialização e administrativas cresceu 1 pp a/a e 2 pp t/t.

    Do lado positivo, a sinistralidade seguiu caindo a/a e t/t, contrastando com nossas expectativas de uma gradual normalização ao longo de 2022/23. Com a pandemia, houve uma menor utilização dos planos dentários, o que deve voltar com o elevado ritmo de vacinação e arrefecimento da pandemia.

    Para 2022 esperamos uma continuidade da melhora do mix da empresa com crescimento em planos individuais e para PMEs, refletindo bom desempenho de 2021, e um melhor resultado financeiros com elevação da Selic média. No entanto, a expectativa de gradativa normalização da sinistralidade e baixo crescimento de receitas seguem justificando a nossa recomendação de MANTER com preço-alvo em R$ 13.

    Sinistralidade: segue melhorando

    Continuamos a ver uma queda no índice de sinistralidade no 4T21, que caiu 3,7 pp a/a e 0,2 pp t/t. Apesar de controlada, a queda da sinistralidade t/t se deve principalmente a sazonalidade de final de ano. Para 2022 esperamos uma gradativa normalização da sinistralidade, que segue abaixo dos patamares históricos, principalmente nos segmento coorporate (grandes empresas) e PME (pequenas e médias empresas).

    Adições líquidas: desacelerando no trimestre

    A Odontoprev vem buscando acelerar o crescimento nos produtos para PMEs e individuais. Por serem segmentos com um ticket médio maior e uma sinistralidade inferior a do corporativo, o aumento de beneficiários desses produtos tende a melhorar o mix no longo prazo, reduzindo a sinistralidade total da companhia. Para crescer nos segmentos, a Odontoprev estabeleceu parcerias para a comercialização em canal bancário e em varejistas. Contudo, no 4T21 as adições liquidas em ambos canais caíram consideravelmente. Nos planos indiviuais as adições liquidas foram negativas em 7k vidas em comparação ao crescimento de 11,8k vidas no 3T21. Já em PME as adições cairam 46,11% t/t.

    Vale destacar que no ano as adições líquidas foram de 474k vidas (+3,3x a/a), com recuperação substancial em relação a 2020. O PME foi o segmento que mais se destacou, com a adição de 119,8k vidas. Esperamos que a tendência continue, principalmente com a utilização do balcão bancário para a venda.

    Resultado financeiro: bom desempenho

    Puxado pela alta da Selic o resultado financeiro cresceu 28% t/t e 8,8x a/a. Esperamos que a Selic média mais elevada em 2022 deva continuar mantendo bom desempenho do resultado financeiro, contribuindo para o crescimento de lucro.

    Acesse o disclaimer.

    Leitura Dinâmica

    Recomendações

      Vale a pena conferir