ODONTOPREV

    Ações > Saúde > ODONTOPREV > Relatório > Odontoprev (ODPV3) | Prévia do resultado 3T22

    Publicado em 24 de Outubro às 14:45:11

    Odontoprev (ODPV3) | Prévia do resultado 3T22

    A Odontoprev é uma companhia com histórico de geração de caixa, que tem retornado bons dividendos a seus acionistas, o que já a tornou uma das queridinhas da bolsa, valendo mais de R$ 18, pouco antes da pandemia estourar em 2020. Em 2022, o preço do papel desvalorizou ~29% e alcançou R$ 8,78 no último fechamento (21/out/22).

    A recorrência de dividendos e geração de caixa tornam as ações da Odontoprev comparáveis com títulos públicos federais atrelados à inflação, sendo o spread do título comparável com o dividend yield da companhia (com um prêmio de risco atrelado). No entanto, o aumento fraco do ticket médio nos últimos trimestres coloca em xeque esta tese.

    Se confirmada a capacidade de repasse da inflação no ticket médio da empresa, reconhecemos que, na nossa visão, o preço da ação está descontado. Por ora, seguimos neutros no papel, acompanhando de perto a dinâmica dos preços dos planos odontológicos e entendendo que, no preço atual, a perspectiva para o papel é positiva.

    A seguir descreveremos as dinâmicas esperadas para o resultado do 3T22.

    A partir dos últimos dados da ANS, observamos que o crescimento de beneficiários para Odontoprev entre junho/22 e agosto/22 foi de 1,5%. Embora os dados para o último mês do trimestre ainda não tenham sido divulgados, esse avanço nos deixa otimistas com o crescimento de receita de 2,2% t/t e 5,2% a/a para o 3T22.

    Enquanto os anos de 2020 e 2021 tiveram menores reajustes, esperamos que o crescimento da utilização dos serviços odontológicos e a renovação dos contratos gere uma pressão de alta nos tickets dos segmentos corporativo e PME nos próximos trimestres, enquanto o individual ainda pode sofrer no curto prazo.

    O crescimento de beneficiários está diretamente ligado a mudança de mix de canais de distribuição da companhia. A distribuição pelos canais bancários do Bradesco e do Banco do Brasil trazem um beneficiário de maior qualidade. Esperamos que isso leve a sinistralidades no longo prazo abaixo do nível pré-pandemia, mas no curto prazo esperamos uma manutenção positiva da sinistralidade (38,5% 3T22 vs. 38% 2T22), que está em patamares de baixa utilização desde o início da pandemia, assim, estimamos aumento nos custos (+3,6% t/t e 13,2%a/a) no 3T22. A dinâmica esperada configura melhora no lucro líquido da Odontoprev no trimestre (+1,5% t/t e +3,4% a/a).

    Com desconto do papel nos últimos meses, vale ressaltar a capacidade de retorno ao acionista que ODPV3 pode ter. Os dados de Juros sobre Capital Próprio (JCP) já anunciados para 2022, somadas a projeção de dividendos para os últimos 2 trimestres do ano, colocariam o dividend yield da companhia para 2022 na casa do 5,4%.

    Com os dados de lucro projetado para o ano que vem, o histórico de 50% de payout de dividendos e de pagamento de JCP na máxima capacidade, estimamos o dividend yield de 2023 na casa dos 8,3%. Enquanto não vemos gatilhos de valorização de curto prazo para a companhia, a precificação de hoje pode configurar um bom ponto de entrada para o papel.

    Acesse o disclaimer.

    Leitura Dinâmica

    Recomendações

      Vale a pena conferir