PAGUE MENOS

    Ações > Varejo > PAGUE MENOS > Relatório > Pague Menos (PGMN3) | Um remédio e uma vice-liderança

    Publicado em 22 de Junho às 23:32:13

    Pague Menos (PGMN3) | Um remédio e uma vice-liderança

    Acabou a espera para a Pague Menos. Nessa quarta-feira, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a aquisição da rede de farmácias Extrafarma, da Ultrapar (UGPA3). A transação marca o início de uma nova fase de crescimento da companhia.

    A aprovação já era aguardada pelo mercado. Ao nosso ver, a surpresa positiva foi o timing, que acabou saindo antes do esperado. Esperávamos ver essa aprovação somente após o recesso do Cade, no segundo semestre deste ano.

    Mas não vamos com sede a pote, o órgão antitruste deixou claro que existem alguns remédios a serem “tomados” (pegou o trocadilho?). Essa remediação é conhecida como “fix-it-first”, onde o comprador e os ativos a serem vendidos são definidos para que a operação possa ser concluída.

    O remédio

    Após a Superintendência-Geral do Cade recomendar a aprovação em maio, agora é oficial: o tribunal do conselho aprovou a compra da Extrafarma pela Pague Menos.

    Mas, para concluir essa operação, a Pague Menos precisará vender 8 unidades no Nordeste (~2% do total), localizadas nas seguintes cidades: Russas (CE), Canindé (CE), Limoeiro do Norte (CE), Horizonte (CE), Aracati (CE), Chapadinha (MA), Codó (MA) e Caicó (RN).

    Localizadas em cidades com menos de 200 mil habitantes, esses 8 pontos de vendas precisam não apenas desinvestidos, mas sim vendidos para outra rede de farmácia (seja ela regional, nacional ou pertencente a associação de farmácias), de forma a mitigar as preocupações concorrenciais.

    E mais, fica estabelecido que a Pague Menos não pode adquirir esses ativos por um determinado período de tempo após o desinvestimento. O prazo não foi revelado, sendo restrito às partes interessadas.

    Bom, a novidade é que já existe um comprador considerado como viável e interessado na aquisição das oito lojas em questão: a rede Bruno Farma (Drogaria Ultrapopular Itapipoca). A interessada possui mais de 800 lojas espalhadas em todo o Brasil. O acordo deve ser concluído em até 180 dias.

    Vice-liderança

    Com 402 pontos de vendas no Brasil, a Extrafarma possuía a 6ª maior rede de farmácias brasileira. Ao adquirir 394 desses pontos de vendas, a Pague Menos irá acelerar 3 anos em seu plano de expansão, ultrapassando o Grupo DPSP em pontos de venda no país.

    Cerca de 89% das lojas da Extrafarma estão localizadas nas regiões Norte e Nordeste, o que será fundamental para aumentar sua capilaridade na região e conter o avanço da atual líder de mercado, Raia Drogasil. Desenhamos como será a malha da NewCo (Pague Menos + Extrafarma). A companhia espera capturar R$ 180 m ~R$ 275 m em EBITDA ao longo dos próximos 3 anos.

    Acesse o disclaimer.

    Leitura Dinâmica

    Recomendações

      Vale a pena conferir