Estimamos uma receita bruta de R$ 965,7 milhões no trimestre, com crescimento de cerca de 13,2% vs. 4T20 em razão dos resultados recordes da Black Friday e do efeito sazonal de fim de ano.
Ao contrário das outras varejistas do segmento, a companhia pode apresentar um aumento de margem EBITDA. Isso porque apesar dos efeitos inflacionários que impactam negativamente o reajuste de salários e aluguéis, os produtos de marca própria Panvel e os serviços tiveram uma alta participação no mix de venda da companhia, elevando a margem bruta a 28,08%, fazendo com que a margem EBITDA estabilize em torno de 4,96%, um aumento de 0,4p.p. e 0,8 p.p. respectivamente. Estimamos que a companhia feche o trimestre com um lucro líquido de R$ 23,0 milhões, um aumento de cerca de 1,3%.
Uma Black Friday forte com vendas de Produto Panvel
A Black Friday é uma das datas mais importantes para o varejo, em que os consumidores adquirem produtos de alto valor agregado a preços abaixo do usualmente praticados no mercado.
No entanto com a alta da inflação, que chegou a bater cerca de 10% no acumulado anual em outubro e novembro, a Black Friday de 2021 ficou abaixo das estimativas do mercado mesmo apesar de ter tido um desempenho superior ao ano passado em 5,8% atingindo R$ 5,4 bi em faturamento. Na edição de 21 ainda, o que se viu foi consumidores apostando em itens de baixo ticket médio e recorrentes dentro da sua cesta de compras. O setor de alimentos e artigos de higiene e beleza foram um dos destaques.
Dentro desse contexto a Panvel teve uma Black Friday forte com resultados recordes e superiores aos de 2020. Os produtos de marca própria reconhecidos na parte de cuidados faciais e dermocosmético são adorados pelo público-alvo da companhia e foram essenciais para o crescimento robusto nas vendas desse período, com a retomada de algumas categorias como maquiagem que tiveram uma compressão durante o período da pandemia.
Vale ressaltar ainda que os produtos de marca própria são importantes fontes de lucratividade, especialmente aqueles elaborados pelo laboratório Lifar. À medida que esses produtos aumentam a participação no mix de venda da companhia, espera-se um subsequente aumento de margem bruta.
Abertura de lojas – 60 no ano, 22 no tri.
Com intuito de dar sustentabilidade às suas operações digitais e contribuir para o reconhecimento da marca nas cidades do interior do Sul, em especial nos estados de Santa Catarina e Paraná, a Panvel irá aumentar o número de lojas abertas por ano. Até então o número de aberturas oscilava em torno de 40, e agora passará a ser entre 60 a 65.
Para este ano, a companhia tinha como objetivo abrir 65 novas lojas, mas não conseguiu atingir o guidance em 5 lojas, fechando o ano com 60 aberturas e um total 557 unidades, considerando 5 fechamentos no trimestre.
Atacado ainda é um problema?
Por conta do fim da operação do CD em Passo Fundo/RS e subsequente alocação das demandas para o CD de São José dos Pinhais/PR, as operações de atacado foram afetadas no 3T21, com prejuízos em margem e receita. Espera-se que no 4T21, as operações do atacado ainda continuem sendo impactadas negativamente, mas menos que no 3T21. Estimamos uma margem bruta de 9,7% e uma queda de receita -0,3%.