Hoje (06/dez) o Grupo Pão de Açúcar realizou o seu Investor Day 2023. Neste relatório trazemos os principais pontos explorados ao longo do evento, com destaque para (i) iniciativas para aumento de eficiência operacional, (ii) alavancas de rentabilidade para 2024 + reforço do guidance, (iii) compromisso com a desalavancagem e (iv) expansão via Proximidade.
Gestão de categorias. O GPA destacou o trabalho de gestão de categorias realizado ao longo de 2023 na bandeira Pão de Açúcar. A estratégia incluiu a retirada de produtos pouco produtivos, resultando em uma redução de 12% no sortimento e permitindo a permanência apenas dos itens relevantes para os clientes. Essa abordagem contribuiu para um aumento nas vendas e ganhos de produtividade de +8%, além de uma redução de cerca de -40% nas rupturas – permitindo uma melhora de 9 dias no giro do estoque. A companhia informou que a expansão dessas práticas para outros formatos (Mercado Extra e Proximidade) já começou e deve continuar ao longo de 2024, permitindo a captura de novos ganhos.
Iniciativas para aumento de eficiência operacional. Ao longo do evento a companhia destacou os esforços empregados para reduzir custos e despesas, aumentando a rentabilidade do negócio ao longo deste ano. Dentre as principais alavancas para melhora na rentabilidade em 2023 estão: (i) ganhos de margem bruta – vindo de estratégias para melhorar a performance de quebra e negociações comerciais mais próximas com a indústria, e (ii) reduções de despesas – resultante da readequação da estrutura da sede (-R$130m) e de uma revisão dos principais custos via Orçamento Base Zero (-R$230m).
Alavancas de rentabilidade para 2024. A companhia reforçou o guidance para 2024 de margem EBITDA ajustada (pós-IFRS16) entre 8% e 9%. Como alavancas para a continuidade dos ganhos em 2024, os executivos citaram (i) adoção de novo modelo de estratégia promocional, visando melhorar a eficiência, (ii) continuação da redução da quebra; (iii) diluição de custos fixos com aumento de vendas; e (iv) 2ª onda do Orçamento Base Zero.
Compromisso com a desalavancagem. O GPA reforçou seu compromisso com a desalavancagem, destacando que a combinação entre as melhorias operacionais que vem sendo implementadas – impulsionando a geração de caixa operacional – e a venda de ativos non-core (Sede e Postos de Gasolina) deve impulsionar o processo de desalavancagem ao longo de 2024.
Conversões Compre Bem – Mercado Extra. O GPA está concentrando esforços na conversão das lojas Compre Bem para o formato Mercado Extra, visando aprimorar a experiência do cliente e fortalecer a marca ao longo de 2023. A estratégia de unificação da proposta de valor nas conversões do Compre Bem levou a ganhos de eficiência, com uma redução significativa de 14% nas rupturas pela integração dos processos e sistemas, além do aprimoramento do sortimento de perecíveis e da incorporação de marcas exclusivas. Para o ano de 2024, está prevista a consolidação de todas as iniciativas implementadas em 2023 na bandeira Pão de Açúcar, como o gerenciamento de categorias, digitalização, perecíveis e aprimoramento do atendimento.
Expansão via Proximidade. A companhia destacou a assertividade e confiança na sua estratégia de expansão via o formato de Proximidade, reforçando que essa é uma expansão promotora de rentabilidade, dada a rápida maturação das lojas abertas em 2022 (6-7 meses) e o baixo nível de investimento necessário (R$2,5m / loja). Os executivos ressaltaram também que o negócio hoje já atingiu uma margem EBITDA superior ao consolidado. A expansão deve continuar em 2024, com uma estratégia de ocupação focada em praças onde podem ter um alto market share (considerando também outros formatos do GPA), sendo uma complementariedade as outras marcas da companhia presentes na região.