Conclusão: De acordo com nosso rastreador de preços versus Preços de Paridade de Importação (PPI), a média praticada pelas refinarias da Petrobras foi de R$ 3,06/litro para gasolina e R$ 3,84/litro para diesel. Como descrevemos no último Rastreador (11/02/25), os preços por litro tanto da gasolina quanto do diesel, permanecem estáveis, pós reajuste no diesel. Em nossas estimativas, podemos concluir que a gasolina e o diesel deveriam apresentar, atualmente, R$ 3,05/litro e R$ 3,84/litro para se adequarem à paridade internacional, respectivamente.
Dessa forma, e com os nossos dados estimados para o PPI, os preços praticados pelas refinarias da Petrobras estão praticamente em linha com a paridade internacional, com um ágio de +0,3% na gasolina (+R$0,01/litro) e em linha com o preço do diesel na mesma base. Com isso, é possível concluir que os preços atualmente praticados no Brasil estão de acordo com os preços praticados no mercado internacional. Essa estabilidade é principalmente justificada pelo (i) recente reajuste feito no preço do diesel (um aumento de +6,4% no preço) e (ii) uma relevante depreciação do dólar frente ao real – que saiu de R$5,81 para R$5,70 (-2% de depreciação em apenas uma semana). Esses fatores contribuíram positivamente para a continuidade do alívio na recente pressão de preços. Desse modo, hoje enxergamos a manutenção da paridade de preços com o mercado externo.
De acordo com a Abicom, o preço da gasolina e do diesel nas refinarias brasileiras está -3,3% e -4,7% abaixo da referência calculada pela própria associação.
Qual o objetivo deste “rastreador de preços”?
Este documento tem como objetivo acompanhar os preços dos combustíveis vendidos pelas refinarias da Petrobras em comparação com o “preço justo” estimado por nossa metodologia. Como já mencionamos, não pretendemos alcançar exatidão ou precisão absoluta, uma vez que a Petrobras não divulga abertamente os detalhes por trás de sua fórmula de precificação.
Diversas instituições também publicam seus próprios cálculos, frequentemente chegando a conclusões divergentes, como é o caso das estimativas da Abicom e da ANP. Esperamos que este documento funcione como um “termômetro” para a percepção de risco de ingerência política na definição dos preços dos combustíveis comercializados pela Petrobras.
Como calculamos o Preço de Paridade de Importação?
O PPI é o resultado de um cálculo que estima o custo de internalização dos derivados de petróleo no Brasil. Em linhas gerais, ele considera o preço do barril no mercado externo, custos de transporte, taxas portuárias e a flutuação do câmbio.
Esses fatores são variáveis no tempo, e nem todas as informações necessárias estão sempre disponíveis, dificultando um cálculo absolutamente preciso. Desde novembro de 2018, a ANP divulga semanalmente uma referência de formação de preços no país, utilizando dados da S&P Global Platts. A Abicom também publica diariamente o PPI, com base em suas próprias fontes. No entanto, devido à diversidade de variáveis e metodologias, os cálculos dessas instituições frequentemente divergem.
Com isso em mente, criamos nosso próprio rastreador de preços para gasolina e diesel, utilizando a seguinte metodologia:
- Custo de aquisição do barril:
Utilizamos, inicialmente, o preço de referência de comercialização da Costa do Golfo, devido à proximidade geográfica e à relevância dessa região como principal fonte de derivados para as empresas importadoras brasileiras. Com a descontinuidade dessa fonte, passamos a utilizar o preço médio dos Estados Unidos, ajustado para se aproximar do indicador antigo, já que os preços da Costa do Golfo eram mais baixos do que a média nacional. Esses dados são obtidos via Bloomberg. - Ajustes relacionados ao RVO (Renewable Volume Obligations):
Nos Estados Unidos, as refinarias são responsáveis por incluir biocombustíveis no combustível final, como parte da política de redução de emissões de gases de efeito estufa. No entanto, esse custo não é aplicado aos derivados destinados à exportação. Assim, ajustamos o preço do barril para excluir o custo associado ao RVO, com base nas proporções obrigatórias de biocombustíveis definidas pela EPA (Environmental Protection Agency) e nos preços desses combustíveis. - Qualidade do combustível:
A gasolina comercializada na Costa do Golfo possui maior octanagem do que a brasileira. Por isso, aplicamos um desconto ao preço do barril para torná-lo compatível com os padrões nacionais. - Custos logísticos:
Incluímos os custos de transporte marítimo, impostos, taxas portuárias, transporte rodoviário e outros fatores. Devido às dimensões continentais do Brasil, esses custos variam entre regiões, o que cria diferentes PPIs dentro do país. Como esses custos não são públicos, estimamos seu impacto a partir do PPI divulgado pela ANP, retrocalculando os custos logísticos necessários para compor o preço final. - Defasagem temporal:
Consideramos um intervalo de 2 a 3 semanas entre a aquisição do derivado no exterior e sua comercialização no Brasil. Assim, ajustamos os valores de comparação para refletir essa defasagem temporal.
Com essa metodologia, buscamos oferecer uma estimativa confiável do PPI, mesmo diante das limitações impostas pela falta de informações públicas e pela complexidade dos fatores envolvidos.