PRIO

    Ações > Óleo e Gás > PRIO > Relatório > Prio (PRIO3) | Destaques do dia do Investidor & Dados de Produção Nov/23!

    Publicado em 05 de Dezembro às 21:22:18

    Prio (PRIO3) | Destaques do dia do Investidor & Dados de Produção Nov/23!

    Conclusão

    Em linhas gerais, achamos as informações divulgadas no evento como neutros para nossa tese para a empresa – ainda que alguns pontos anunciados mereçam atenção da nossa parte, que esperamos clarificá-los ao longo desde relatório. No geral, o evento teve grande foco no detalhamento do acompanhamento dos principais projetos/ativos da companhia. No geral, apesar de tudo estar correndo razoavelmente bem, houve uma postergação de primeiro óleo do campo de Wahoo para Jul/Ago (vs expectativa anterior de entrega ainda no 1º semestre/24). Sobre Albacora, segue a campanha de revitalização dos ativos e operações (integridade e substituição de equipamentos) e mas com expectativa de incremento de volume expressivo apenas no final de 2024/1T25. Outro destaque interessante diz respeito a empresa seguir com seu plano de seguir crescendo via novas aquisições e, uma vez mais, afastando a possibilidade de uma política formal de dividendos a despeito da sólida geração de caixa da empresa. Sendo assim, nossa impressão foi que o 1º semestre de 2024 não deve apresentar grandes gatilhos de valor para a empresa, fazendo com que o ativo acabe por ter sua performance muito relacionada a flutuação dos preços do petróleo do que a grandes eventos do ponto de vista operacional. Aos atuais níveis de preço, vemos PRIO3 negociando 2,4x EV/EBITDA 24E e um rendimento de fluxo de caixa de 18% (premissas Brent US$71-65 2024-2029E, patamares mais razoáveis que a curva atual Brent US$80-70 2024-2029E). Sendo assim, mantemos a nossa recomendação de COMPRAR para o ativo.

    Wahoo

    Um dos grandes destaques do evento foi o cronograma de desenvolvimento do campo de Wahoo – o que consideramos o principal gatilho de valor da empresa tendo em vista a produção esperada de pelo menos 40k bpde. De acordo com a diretoria, as primeiras perfurações devem acontecer em Janeiro/24, chegada dos equipamentos subsea e navios até o final de 2T24. A expectativa de primeiro óleo ficou para Julho ou Agosto/24. Ou seja, uma pequena postergação em relação ao que esperávamos originalmente (até o final do 1S23). Essa pequena postergação nem de longe tira o brilho do projeto e as nossas expectativas em relação ao case da Prio como um todo.

    Albacora Leste

    Por ora, o grande trabalho em Albacora Leste está relacionado as questões relacionadas a substituição de materiais e integridade operacional da plataforma cujo a primeira fase está em 59% completa e a segunda-fase (que é relativa aos pontos encontrados na primeira fase) está 21% completa. Ou seja, ainda não começaram os investimentos em aumento da produção em si. De acordo com a apresentação, o início do incremento de volume deve começar apenas no início de 2025. Uma parada técnica é esperada para Abril/24. O pico de produção deverá ser de 65k bpde apenas em 2027 – com potencial de surpreender em termos de produção tendo em vista o histórico de execução da empresa e o alto potencial do ativo se considerarmos a sua performance histórica.

    Frade

    Apesar da campanha bem sucedida nos últimos meses, a empresa segue avançando em sua campanha de redesenvolvimento com pelo menos mais cinco poços a serem perfurados (Maracanã, Bertioga, Maresias, Paru e Anuri). Com foco da empresa quase que totalmente em Wahoo, a empresa deve atuar no redesenvolvimento de tais clusters em outro momento.

    Crescimento & Dividendos

    A diretoria segue com o foco em crescimento via aquisição de ativos com foco em redesenvolvimento com uma taxa interna de retorno mínima exigida de 20% em termos reais (o que julgamos muito razoável para o negócio de petróleo, tendo em vista a alta volatilidade do preço da commodity). Outro ponto impotante foi, mais uma vez em confirmar como uma alocadora de capital com foco em rentabilidade ao invés de focar meramente na expansão da produção.

    Apesar da política atual da Petrobras não envolver desinvestimento de ativos maduros, a empresa segue em busca de novas aquisições, ressaltando que todas as suas aquisições antes de Albacora Leste foram realizada com players privados. Além disso, foi citado a possibilidade de aquisições fora do Brasil, mas apenas em países com jurisdições similares as nossas – o México foi citado como exemplo em detrimento de ativos localizados em países com baixa segurança jurídica. Sendo assim, a empresa deixou claro que não existe a intenção de anunciar ou estabelecer uma política de dividendos formal, ainda que a possibilidade de recompra de ações não deva ser descartada (como foi feito ao longo desse ano).

    Trading

    Com a primeira apresentação formal do segmento de comercialização da empresa desde a sua implementação, foi possível observar o resultado prático na venda dos produtos com deságios em relação ao brent cada vez menores em relação aos termos históricos. Além disso, com a formação de um braço de comercialização, a empresa passa a ter acesso ao comprador final de sua mercadoria (refinarias ao redor do mundo), sem a necessidade de grandes intermediários.

    Dados de Produção Novembro/23

    Sobre a Produção da PRIO de Novembro/2023. Achamos os dados marginalmente negativo para a PRIO – ainda que nem de longe o suficiente para arranhar a tese da empresa. Em Novembro/23, a produção foi de 99,3k boed vs uma produção de 100k boed no mês anterior. A queda na produção foi devido principalmente a duas paradas de produção no Campo de Frade. A produção de Albacora Leste foi outro destaque, finalmente alcançando 28,4k (vs 29,6k em Janeiro/23, pico da produção desde pouco antes da empresa assumir o ativo). Mesmo com uma pequena queda na produção, vale lembrar que de acordo com a Certificação de Reservas da empresa, a produção média de 2023 deveria ficar na casa dos 94k bpd (para maiores informações, clique aqui – “Prio | Nova Certificação de Reservas”). Ou seja, ainda não vemos motivo para mudar a nossa recomendação em relação a Prio tendo em vista a produção acima do estimado e preços do brent ainda mais atraentes que do início do ano.

    Acesse o disclaimer.

    Leitura Dinâmica

    Recomendações

      Vale a pena conferir