Em linha com sua estratégia de crescimento, a Petz realizou mais uma aquisição para agregar ao seu portfólio. A empresa alvo foi a Petix, avaliada em R$ 70 milhões de Enterprise Value, dos quais a Petz pagará 50% em ações. A notícia foi muito bem recebida pelo mercado – as ações da Petz chegaram a valorizar 11,5% no dia, atingindo R$ 19,00 na máxima do dia. Enxergamos alto potencial de sinergias e a adição de uma marca que tem muito a agregar para o ecossistema da Petz. Observamos um movimento que, na nossa visão, sinaliza geração de valor no longo prazo e reiteramos a nossa recomendação de COMPRA do papel, com preço-alvo de R$ 29,00.
Sobre a empresa
Líder de vendas e referência na categoria de tapetes higiênicos no Brasil, a Petix foi fundada em 2007 por dois ex-executivos do Citibank: Rogério Haddad e Luiz Fernando Reis Lourenço. A empresa possui tecnologia exclusiva e avançada, além de ter alto compromisso em ser ecologicamente correta, produzindo seus tapetes com o reprocessamento de fraldas humanas recicladas. As principais marcas da companhia são a SuperSecão (Brasil) e a WizSmart (EUA), que correspondem por mais de 70% das vendas totais da Petix. O modelo de negócio da companhia é B2B (negócio para negócio), vendendo seus produtos para mais de 8.000 pequenos pet shops e 4 redes varejistas alimentares no Brasil.
A operação:
O Enterprise Value (Valor total da empresa: valor de mercado + dívidas – caixa) foi avaliado em R$ 70 milhões, a serem pagos da seguinte forma:
- 50% em ações (R$ 35 milhões em ações)
- 50% em caixa, sendo R$ 25 milhões pagos no fechamento da transação, e R$ 10 milhões pagos no modelo Earn-out, o que significa que a quantia será paga ao longo dos próximos 3 anos, sob condições de atingimento de metas específicas estabelecidas pela Petz.
- O múltiplo de aquisição da empresa foi de 0,5x EV/Sales (Valor da empresa/vendas)
Acreditamos que a Petz pagou barato na aquisição, considerando que seu múltiplo EV/Sales para 2021E é de 4,8x, versus o de 0,5x da Petix. Além disso, a Petix tem 47% de market share na categoria de tapetes higiênicos no Brasil e espera faturar R$ 135 milhões em 2021, implicando um CAGR (crescimento médio anual) de 2019 – 2021 de 29%.
Sinergias e pontos positivos:
- Expansão do ecossistema: a Petz acaba de ganhar liderança em mais uma subcategoria do mercado de pet care no Brasil, agregando para a sua meta de se tornar “um ecossistema de pet mundialmente reconhecido até 2025” – palavras do CEO, Sérgio Zimerman.
- Mercado rentável e de alto crescimento: a penetração ainda é baixa (apenas 10% nas capitais) e a empresa espera que o mercado cresça cerca de 400% nos próximos 5 anos.
- Sinergias com Zee.Dog: enxergamos uma oportunidade da Petz alavancar a posição de liderança da Petix para lançar novos produtos para a Zee.Dog (que a Petz comprou em agosto do ano passado), que tem maior alcance do que a Petix e já possui um portfólio com produtos similares.
- Ganhos de margens: produção no Brasil evita importações de insumos para produzir produtos de alta tecnologia, o que evita altos custos de frete e custo do câmbio. Além disso, a Petix pode agregar para os produtos private label da Petz, o que também significa ganhos de margem.
- Exposição internacional: a Petix já tem presença nos EUA e exportam para Colombia, Chile, Urugual, Bolívia e Portugal. No momento o foco é expansão na América do Sul, e apesar de não ser o foco atual a empresa já enxerga oportunidade de aumentar sua presença no mercado europeu.
- Os fundadores da Petix, Rogério Haddad e Luiz Fernando Reis Lourenço, permanecerão na companhia depois que a aquisição for concretizada. O trabalho feito até hoje na Petix é de muito sucesso e ambos os empresários com mais de 15 anos de experiência no mercado pets.