A Petz reportou bons resultados no 4T21, especialmente considerando o cenário desafiador que o Brasil vive e demonstrando novamente a resiliência do setor de pet care e a boa gestão/estratégia da empresa. Seguimos com uma recomendação de COMPRA, com o preço alvo a R$ 29,00.
Análise do resultado
Com um faturamento de R$ 592 milhões, a Petz superou a expectativa do mercado por 2,6% e ficou um pouco abaixo do que projetamos. Esse número representou um aumento de 34,1% em relação ao 4T20, forte avanço que pode ser atribuído a estratégia de expansão bem executada da companhia, que chegou a abrir mais 15 novas lojas no trimestre (totalizando 37 aberturas em 2021 consolidado). O EBITDA Ajustado da companhia também avançou bem, em 39,4% e acima da expectativa do mercado, chegando a R$ 65,6 milhões. A Margem EBITDA foi de 11,1%, em linha com a nossa estimativa de 11,2% e 0,6 p.p. acima do consenso do mercado. Em linhas gerais, o resultado não foi muito acima do que já era esperado, porém enxergamos isso como positivo pois a empresa segue crescendo e entregando o que ela promete. Além disso, vimos avanços em outros indicadores que enxergamos com bons olhos:
- Crescimento do Omnichannel: conforme a tabela abaixo, vimos constante crescimento da participação de vendas omnichannel das vendas digitais totais. Isso é de acordo com a estratégia da empresa e é positivo pois a omnicanalidade integra as vendas online com as vendas físicas, o que acaba reduzindo custos e usando o mundo digital para alavancar o mundo físico. No ano 2021 consolidado, a participação do omnichannel foi de 86,9% das receita bruta digital total, avanço de 7,1 p.p. em relação a 2020.
- Alavancagem reduzida: Depois do follow-on realizado pela empresa, seu índice de alavancagem (dívida líquida/EBITDA) ficou em -1,9x, o que reflete o conforto que a Petz possui de continuar com seu plano de expansão agressivo.
- Margem Bruta: A margem bruta da empresa ficou em 42,9% no 4T21, avanço de 2,3 p.p. a/a. Para o ano consolidado, o valor foi de 41,0%, 0,4 p.p. acima de 2019. Apesar do avanço ser marginal, pensamos que isso é bom sinal pois mesmo diante de um cenário onde o varejo como um todo vem sofrendo, a Petz consegue manter estabilidade em sua rentabilidade e continua investindo em crescimento.
O que esperar para 2022
Olhando para frente, diante de um cenário macroeconômico mais desafiador, acreditamos que seja possível que a Petz sofra com vendas e rentabilidade no curto/médio prazo (a taxa básica de juros – a SELIC – está em um ciclo de alta e agora está a 11,75%, o que desestimula consumo, além da alta inflação que afeta os custos da empresa), porém, temos convicção na tese de que esse é um setor resiliente e mesmo em períodos mais desafiadores macroeconomicamente, a Petz consegue manter resultados estáveis (isso é por conta da tese de humanização dos animais de estimação). A maior rede de pet shops do Brasil segue com uma estratégia de crescimento agressiva, aumentando o seu guidance de abertura de lojas para 50 novas lojas até o fim do ano (antes era 30), integrando suas aquisições feitas ao longo de 2021 e alavancando seu negócio através da tecnologia e do omnichannel.