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    Publicado em 05 de Maio às 01:26:23

    Petz (PETZ3) | Resultado 1T23: “Standalone” salvou a margem!

    A Petz reportou seus resultados do 1T23 nesta quinta-feira, após o fechamento do pregão. Os resultados vieram em linha com o projetado.

    Em nossa visão, a Petz “Standalone” trouxe uma leve surpresa positiva no EBITDA, que o fez ficar acima de nossas projeções. O desempenho foi resultado das diluições em despesas com vendas e outras despesas operacionais, apresentando uma expansão de margem, após quatro trimestres de pressão ano contra ano.

    De acordo com nossas projeções baseadas em DCF, PETZ3 está negociando a um P/E ‘23E/’24E de 20,1x/15,6x vs. a média histórica de 69x. Apesar das dificuldades macroeconômicas e o ambiente competitivo, por se tratar de uma empresa de crescimento, no qual esperamos um CAGR 22-25E de +30% em lucro líquido, seguimos com nossa recomendação de COMPRAR e preço-alvo 23E de R$ 8,00, que confere um upside de +38% em relação ao fechamento 04/05.

    Análise do 1T23

    Receita Bruta, em linha! Sazonalidade desfavorece margem bruta…

    O Grupo Petz consolidou uma receita bruta de R$ 913m (+22,3% a/a; -1,3% vs. Est. Genial). O destaque ficou para a Petz “Standalone”, crescendo +20,6% a/a mesmo com uma forte base de comparação, registrando R$ 836m enquanto a receita bruta de “Aquisições” foi de R$ 90m (+53,7% a/a), vale lembrar que a Petix – responsável por 41% desse canal – não estava presente no 1T22.

    Conforme anunciamos em nossa prévia, o desempenho low twenties da Petz “Standalone” se concretizou, com as vendas totais impulsionadas pelo segmento de produtos e aumento no faturamento digital.

    A penetração do digital cresceu +4,2 p.p. a/a, totalizando R$ 301m. Contudo, seguiu estável t/t com o foco do management mais voltado a rentabilização do canal ao invés de volume, adotando práticas como ajustes na política de frete grátis no 4T22, adição da taxa de serviço e redução no desconto do modelo pick-up.

    O Same Store Sales da Petz veio de acordo com nossas estimativas de 8% a/a, mostrando leve expansão sequencial. Apesar da forte base comparativa do 1T22, o ramp-up das lojas junto de acréscimo de volume, foram os responsáveis pela melhora.

    Como esperado, o segmento de produtos alimentícios cresceu 24% a/a, refletindo em uma penetração de 59,7%. O aumento de participação tanto ano contra ano, como sequencial, pode ser interpretado pelo atual cenário macroeconômico e inflacionário, onde há restrição no consumo de itens discricionários e a categoria de alimento se beneficia da menor elasticidade.

    Já as “Aquisições” – leia-se Zee.Dog e Petix -, vieram de acordo com nossas projeções. A Zee.Dog, que possui sua sazonalidade mais voltada ao 2S, reportou uma receita bruta de R$ 52,5m (-2,5% a/a), sendo a queda explicada pelo menor desempenho da unidade internacional em virtude da atual conjuntura global de aumento de preços. Em contrapartida, não esperávamos nenhuma surpresa para a Petix, que registrou uma receita bruta de R$ 37,4m.

    O lucro bruto foi de R$ 364m (+19,5% a/a; -2,3% vs. Est. Genial) e a margem foi de 39,8%, queda de -90 bps a/a e -40 bps vs. Est. Genial.

    A sazonalidade do 1T desfavorece a margem da companhia, por três motivos:

    (I) A negociação com fornecedores acontecer no fim do trimestre;

    (II) forte rampup de lojas (que costumam acontecer em maior escala no 2S) e o breakeven dessas aberturas acontecerem, em média, após 6 meses;

    (III) a consolidação da Petix, que por se tratar de um conjunto de indústria + B2B, possui margens menores (~15%), trazendo um efeito mix negativo.

    Margem EBITDA crescendo a/a, após 4 trimestres de pressão…

    Embora a companhia tenha reportado um carrego negativo de margem bruta, as iniciativas voltadas a rentabilidade da operação “Standalone” trouxeram frutos e mais que compensaram esse carrego na margem EBITDA.

    Tínhamos uma expectativa de margem EBITDA Ajust. de 6,5% pelo efeito negativo acima e por considerarmos maiores despesas operacionais, enquanto isso a Petz entregou uma margem de 7,1%, expandindo +63 bps vs. nossa projeção, por conta dos esforços do management em diluição de despesas com vendas (-0,5 p.p. a/a) e em outras despesas operacionais. Com isso, a Petz consolidou um EBITDA Ajustado de R$ 65m (+24,9% a/a; +8,3% vs. Est. Genial)

    O resultado financeiro para a Petz não é problema – como temos visto para outras diversas varejistas. A companhia apresentou maiores despesas financeiras nesse trimestre, mas sem nenhuma surpresa, onde registrou um resultado financeiro de R$ -3m. Vale mencionar que o Grupo realizou uma captação de R$ 200m, com validade de 5 anos e um spread de CDI + 0,97% – condição que julgamos atrativa vs. o atual cenário de crédito corporativo brasileiro.

    Por fim, o Grupo Petz reportou um lucro líquido de R$ 19m (-9,1% a/a; -4% vs. Est. Genial), isso pode ser explicado pela inversão no resultado financeiro – onde o 1T22 foi positivo -, crescimento de D&A e consolidação de novas aquisições.

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