Estimamos um lucro recorde para um primeiro trimestre com R$ 330m no 1T23, alta de 88,6% a/a, mas com queda de -40,6% t/t por conta de alguns fatores que impactaram positivamente o 4T22, como uma menor alíquota de imposto, além de sinistralidade sazonalmente mais baixa no trimestre passado. Para o ano fechado de 2023, estimamos um lucro de R$ 1,85b para a Porto, crescimento de 70% a/a com um aumento de ROE em 5,2pp para 16,2%, voltando a patamares mais normalizados de rentabilidade depois de sucessivos ajustes de preços para consertar o difícil ano de 2022, que sofreu com a aguda inflação automotiva devido a escassez de veículos e autopeças.
Geralmente, os primeiros trimestres são tipicamente mais fracos por contas de chuvas ou roubos de automóveis. Nesse 1T23, esperamos um impacto das chuvas que atingiram o Litoral Norte de São Paulo no período do Carnaval (discutimos o evento no relatório), que deve impactar negativamente a linha de sinistralidade. Depois de uma análise com mais informações, nossas estimativas iniciais de R$ 20m de impacto de sinistros por conta das chuvas, aparentemente foram muito conservadoras. Na nossa nova avaliação, o impacto na despesa de sinistros fica mais próximo de R$ 60m, um incremento de 1pp no índice de sinistralidade consolidado ou 1,6pp na sinistralidade de automóveis. Afortunadamente, a empresa passa por uma recomposição de margens advindas principalmente pela reprecificação das apólices em ambiente competitivo favorável, que de certa forma devem mitigar esse impacto das chuvas. Nos estimamos um índice de sinistralidade de 59,5% no 1T23, uma melhora de 1,5pp a/a, fazendo com que o índice de combinado caia para 94,78%.
Continuamos otimistas com a recuperação de rentabilidade da companhia ao longo do ano, com uma melhora operacional do segmento de seguro auto, crescimento de prêmios em dois dígitos e resultado financeiro impulsionado por uma Selic em patamares elevados. Reiteramos nossa recomendação de COMPRA para a empresa, com um preço alvo (PA) de R$ 33,4. Entendemos que a companhia negocia em patamares atrativos com o valuation de 8,3x P/L 2023E, 7,3x P/L 2024E e 1,2x P/VP 2023E.
Prêmios Emitidos: Crescendo acima de 20%
Os dados da SUSEP (Associação de Seguros), já divulgados, indicam que a Porto emitiu R$ 3,6b em prêmios de seguro auto no 1T23, apresentando crescimento robusto de 26,8% a/a (queda de 10% t/t), em linha com nossas expectativas.
No consolidado, estimamos que os prêmios emitidos da Porto 24,9% a/a, mas apresentem uma queda de -5% t/t, impactado principalmente pela queda sazonal em seguro auto, consequência do maior fluxo de renovação de seguros no 4T. Para 2023, esperamos uma evolução de 15,3%, puxado principalmente pela evolução de seguros auto (12,7%) e saúde (28,4%).
Sinistralidade: Maior preço, menor sinistralidade
A sinistralidade do 1T23 deve ser impactada pelo evento das chuvas do Litoral Norte, que impactou o segmento auto.
Segundo os dados da SUSEP, a sinistralidade de seguro auto da Porto foi de 61,6% no 1T23, puxadas principalmente pelo mês de fevereiro com 64,8% por conta do sinistro das chuvas em São Paulo.
Resultado Financeiro: Selic alta deve oferecer suporte
Esperamos que o resultado financeiro seja em torno de R$ 161m, queda de 21,7% t/t, mas avançando 7,5% a/a. Acreditamos que o resultado financeiro ainda deva ser impactado pelo resultado negativo da posição em ações, já que o Ibovespa apresentou queda de 7,16% no 1T23. Entretanto, a Selic mais alta e o float maior devem compensar parcialmente essas perdas, contribuindo para um resultado crescente a/a. Para o ano de 2023, esperamos um crescimento de 27,5% em relação a 2022, consequência das nossas expectativas de uma Selic estável em 13,75%, além de uma melhora (normalização) em relação ao fraco desempenho de 2022, que foi negativamente impactada por marcação a mercado advindas de deflação e forte volatilidade no mercado de ações.