Nesse Carnaval de 2023, o litoral de São Paulo sofreu um desastre com as fortes chuvas, ocasionando em desabamentos e enchentes, fazendo com que muitas pessoas perdessem seus carros e, em casos mais extremos, suas casas. A fatalidade que aconteceu nesse Carnaval, impressionou pela intensidade dos noticiários.
Nesse relatório, tentamos estimar o impacto das chuvas de Carnaval nos números da Porto. Nossa conclusão, dado as declarações de executivos com estáticas do evento, nos leva a crer que o impacto será pequeno. Obviamente, o período chuvoso ainda não terminou e mais sinistros podem vir a piorar nossas estimativas. Por enquanto, reiteramos nossa recomendação de COMPRA para PSSA3. Acreditamos que a empresa passa por uma melhora relevante na subscrição de sinistros por conta de uma re-precificação que deve levar a uma melhora de rentabilidade, evidenciada pelo 4T22, onde a empresa reportou um ROE de 21,5%, melhora relevante versus o 2T22 com 3,8%.
Sazonalmente, os primeiros trimestres são geralmente mais fracos por conta do aumento de sinistros de automóveis, por conta do aumento das chuvas no período e/ou por aumento de roubos. Ao longo de muitos anos, os casos de roubos de veículos foram diminuídos por conta da regulamentação dos desmanches de carros, principalmente no estado de São Paulo.
Em relação as chuvas, os segurados da Porto serão ressarcidos e consequentemente a empresa terá um impacto negativo em seu resultado do 1T23 devido ao acontecido, já que houve um aumento considerável no número de sinistros. Assim, realizamos uma simulação para estimar o tamanho do impacto no resultado da empresa, especificamente sinistralidade e lucro.
Em notícias divulgadas pela mídia, a Porto já realizou por volta de 1.120 atendimentos nos primeiros dois dias. Estimamos um acréscimo a essa estatística para os sinistros ocorridos, porém não avisados. Assim, esperamos que os carros totais atingidos sejam por volta de 1.700 veículos.
Estimamos que veículos com perdas totais (indenizações integrais) sejam de aproximadamente 200 automóveis (12% do total) e que tenham um preço médio a ser ressarcido de aproximadamente R$ 100 mil. Assim, o montante total de sinistros para perdas totais é de R$ 20 milhões. No entanto, a companhia consegue recuperar boa parte desses automóveis e vender por aproximadamente 50% do preço da tabela FIPE. Logo, a Porto teria uma “reversão de sinistros” de R$ 10 milhões, o que totalizaria um impacto por perda total no mesmo valor de R$ 10 milhões.
Além das perdas totais, outros sinistros devem ser acionados, acima do valor de franquia, mas com menor relevância, como por exemplo, ajustes na parte elétrica. Consideramos que esses casos devam ser aproximadamente 3 vezes o caso de perdas integrais, representando por volta de 35% dos casos totais (600 casos). Estimamos que esses ajustes menores tenham um valor médio de R$ 10 mil por carro, somando um total de R$ 6 milhões.
Ainda, há os custos de serviços/atendimentos que envolvem, por exemplo, o deslocamento de guinchos e socorristas até o local. Assim, estimamos o valor adicional de R$ 4 milhões.
Dessa forma, chegamos a um montante total de aproximadamente R$ 20 milhões de acordo com as nossas estimativas.
Para o seguro residencial, a empresa estima um impacto imaterial, pois a maior parte das residências afetadas não eram seguradas pela Porto.
Nossas projeções levavam em consideração um lucro projetado para o 1T23E de R$ 350m. Considerando um aumento de R$ 20m na sinistralidade de auto, o lucro esperado para o trimestre teria uma redução de apenas -3,1% atingindo um montante de R$ 339m. Já o índice de sinistralidade auto apresentaria um aumento de apenas 0,55pp, saindo de 61,2% para 61,7%. Ademais, o índice de sinistralidade total sairia de 58,8% para 59,1%, um aumento marginal para o trimestre e principalmente para nossas estimativas do ano cheio.
Apesar do desastre natural ocorrido, entendemos que o evento não será desastroso para a geração de resultado da companhia. Assim, reiteramos nossa recomendação de COMPRAR com preço alvo de R$ 33,0 e mantemos nossas perspectivas para 2023.